A avenida Atlântica, no Balneário Camboriú, tem sido palco de duas realidades bem distintas. Enquanto de um lado os banhistas curtem o sol e o marzão na maior tranquilidade, de outro os motorista têm que ter muita paciência e fazer zigue-zague no trânsito pra desviar das obras que impedem a passagem em dois pontos do norte da beira-mar.
Continua depois da publicidade
A instalação da galeria pluvial que vai ajudar a escoar a água da chuva na city começou há cerca de 15 dias, e desde o início desta semana o trecho entre as ruas 1301 e 1901 está totalmente bloqueado ...
A instalação da galeria pluvial que vai ajudar a escoar a água da chuva na city começou há cerca de 15 dias, e desde o início desta semana o trecho entre as ruas 1301 e 1901 está totalmente bloqueado. Máquinas, grandes tubos de concreto, material de construção e peões tomam conta da avenida. O trânsito é desviado pela 1301 pra avenida Brasil, que naquele ponto se tornou mão dupla. Os agentes de trânsito ficam no local pra orientar os motoras, mas ainda assim a garibada tem gerado perrengue pra muitos motoristas apressados com a correria diária. É ruim porque tem que desviar e aqui anda em só uma pista e demora mais, reclama o autônomo Ivan de Souza, 43 anos.
Continua depois da publicidade
A instalação da galeria também rola pertinho da praça Almirante Tamandaré, onde o trânsito está em meia pista e há pouco espaço pra passagem na calçada. Segundo a turma da secretaria de Obras, a garibada só vai terminar no fim do mês e as obras vão avançar uma em direção à outra. É possível que outros trechos da avenida sejam bloqueados pra passagem de veículos.
Além de encarar a atravancada avenida Atlântica e a mão dupla num trecho da Brasil, os motoristas que cruzarem o Balneário terão que ficar espertos. Outras avenidonas e ruas tão recebendo garibadas pra melhorias do fluxo e as obras só devem ficar prontas no início de dezembro (confira lista no boxe).
Continua depois da publicidade
Nem aí
Por outro lado, a praia tem ficado a maior maravilha pros banhistas. Como a passagem de carangos está impedida, há pouco movimento por lá e o povão tem aproveitado pra curtir a orla. É tudo tão lindo que o barulho de caminhões [da obra] nem incomoda, conta a advogada paulista Flávia Gomes, 44 anos, que veio com o maridão Sérgio Gomes, 55, curtir a semana na Santa & Bela.
As amigas Fernanda, Julia e Isadora, de oito anos, também não deram bola pra barulheira e poeira da obra. Só quiseram saber de jogar bola e fazer castelinhos na orla da city. E o dia de ontem tava mesmo ideal pra curtir a beira-mar, com muito sol e temperaturas de até 27 graus no Balneário. Pra hoje, o calorão deve continuar, com os termômetros variando entre 21 e 29 graus. Mas o meteorologista da Epagri, Marcelo Martins, prevê uma pequena mudança no tempo: sol entre nuvens durante o dia e pancadas de chuva no fim da tarde e à noite.
Obras em andamento
Avenida Atlântica pista bloqueada entre as ruas 1301 e 1901 e também na altura da Almirante Tamandaré;
Avenida Brasil trânsito em meia pista entre as ruas 2300 e 2870 e em pista dupla na altura da 1301;
Terceira avenida trânsito em meia pista na altura da rua 904. Estacionamento de veículos impedido no trecho da rua 2300;
Continua depois da publicidade
Quarta avenida trânsito em meia pista na altura das ruas 1500 e 2000;
Rua 2000 interditada no trecho entre a Terceira e Quarta avenidas, com acesso apenas pra moradores.