Itajaí

Especialista diz que camelódromo na praça o motivou a deixar o governo Bellini

“Eles não pagam impostos. Eles não dão nota. Eles ocupam uma área pública. Uma área que é do Homero, da Rose, do Leonardo. Qual o direito que eles têm e nós não temos de ocupar uma área pública?”. Com 42 anos de profissão, esta é a pergunta que o arquiteto e urbanista Homero Bruno Malburg se faz todos os dias, desde que o prefeito Jandir Bellini, no seu primeiro mandato, em 1999, decidiu legalizar as bancas que, como Homero previu na época, estão acabando com a praça Arno Bauer, no centro peixeiro.

Continua depois da publicidade

Ex-secretário de Planejamento de Itajaí, entre 1997 e 1999, Homero disse a Jandir que aquilo não daria certo, argumentando que, ao ocupar uma área pública com comerciantes, a cidade estaria cedendo ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Ex-secretário de Planejamento de Itajaí, entre 1997 e 1999, Homero disse a Jandir que aquilo não daria certo, argumentando que, ao ocupar uma área pública com comerciantes, a cidade estaria cedendo o espaço pra provavelmente nunca mais tê-lo de volta. “Eu falei com o Jandir como arquiteto, mas ele me disse que precisava fazer aquilo, porque era importante. Importante pra quem? Não sei. Mas alguém tem muita força dentro daqueles camelôs”, suspeita.

Continua depois da publicidade

Homero é um homem de opiniões fortes e gestos largos, e isso se expressa na maneira apaixonada como trata Itajaí, cidade onde nasceu e sempre trabalhou. Pra ele, a poluição visual causada pelas barracas da praça é apenas uma consequência do problema, sendo que o principal é o fato de que os comerciantes não deveriam estar numa área pública. “Uma área que poderia ser usada com critério cultural e turístico, com uma feira de livros usados, apresentações musicais e destaque pras coisas da nossa terra. Não da China ou do Paraguai”, cutuca.

Pasmo com o que parece impossível de mexer. É assim que o atual presidente do clube Guarani, um dos mais tradicionais da city, se diz com a falta de atitude da associação Empresarial de Itajaí (ACII) e da prefa pra tentar coibir o comércio informal na praça. “Tudo bem que eles precisem vender, mas não em praça pública. Espero que sigam o exemplo do novo camelódromo e construam um espaço pra esses vendedores em outro lugar da cidade”, lasca, dizendo que na época já existiam outras opções que nunca foram consideradas.

Continua depois da publicidade

“Falta respeito”

Ao ser questionado sobre o motivo de, em mais de 20 anos, nada ter mudado na praça, Homero é rápido. “Falta peito. Alguém chegar e dizer: não”, cobra. O arquiteto conta que a ideia de Jandir era compartimentar o camelô, pra, assim, os vendedores, que eram irregulares, passarem a gerar impostos. Só que isso não rolou e nem rola 23 anos depois. “Eu defendo a praça como uma unidade de lazer, sem compartimentos fechados, como foi feito no largo do Rosário, em Curitiba/PR. Mas isso é difícil, com políticos cuidando do planejamento”, descasca.

O especialista considera injusto com a população a praça estar entregue a meia dúzia de pessoas. Mas pra isso acabar, ele ressalta, será preciso força política, com alguém que tome uma atitude, tanto no governo municipal como no Ministério Público (MP). “Espero que a criação do novo camelódromo seja um alento, pra que pelo menos se comece a discutir a situação da praça”, conclui.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.97.9.170

TV DIARINHO


Uma câmera de segurança registrou o momento em que Eupídio Joaquim da Luz Neto, de 44 anos, morreu após ...





Especiais

Diário do julgamento do golpe – Ato 7: acusações trincam retrato da “família militar”

JULGAMENTO DO GOLPE

Diário do julgamento do golpe – Ato 7: acusações trincam retrato da “família militar”

Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de assassinato e sofre ataques nas redes

ATAQUE NA WEB

Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de assassinato e sofre ataques nas redes

Mendonça relativiza combate a mentiras e propõe autorregulação das redes sociais

REDES SOCIAIS EM PAUTA

Mendonça relativiza combate a mentiras e propõe autorregulação das redes sociais

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Armas, drogas, carros e macacos

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador

TECNOLOGIA

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador



Blogs

Espumante do ano

Blog da Jackie

Espumante do ano

🚨 5 Hábitos Que Estão Destruindo Sua Saúde (E Você Nem Percebe!)

Espaço Saúde

🚨 5 Hábitos Que Estão Destruindo Sua Saúde (E Você Nem Percebe!)



Diz aí

"O hospital [Ruth Cardoso]passa a ser, de fato e de direito, regional e estadual"

Diz aí, Leandro Índio!

"O hospital [Ruth Cardoso]passa a ser, de fato e de direito, regional e estadual"

Leandro Índio no Diz aí! do DIARINHO

AO VIVO

Leandro Índio no Diz aí! do DIARINHO

"Eles sonham com a minha vaga. Eu não cometi nenhum crime, eu não fiz nada de errado "

Diz aí, Jorge Seif Júnior!

"Eles sonham com a minha vaga. Eu não cometi nenhum crime, eu não fiz nada de errado "

Senador Jorge Seif participa do “Diz aí!” desta segunda-feira

AO VIVO

Senador Jorge Seif participa do “Diz aí!” desta segunda-feira

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”

Diz aí, Maria Heloisa!

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.