Itajaí

Trampos de Natal e verão são oportunidades pra garantir emprego efetivo, diz sabichona

Especialista em recursos humanos dá vários pitacos sobre como transformar vagas temporárias em um trabalho fixo no resto do ano

Pra quem tá na rua da amargura, os empregos temporários que abrem no período de Natal e na temporada de verão podem se transformar numa grande chance pra garantir um trampo efetivo. É o que afirma a consultora Patrícia Raquel da Silva, especialista em recursos humanos. Pra sabichona, esta é a hora da peãozada mostrar a que veio, se dedicar no novo serviço e garantir que a vaga, a princípio temporária, se transforme numa carreira na nova empresa.

Mas conseguir se efetivar num emprego que era pra ser somente temporário não é algo fácil, ressalta a consultora. “É preciso trabalhar motivado, fazer corretamente, levar a sério a sua função”, ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Mas conseguir se efetivar num emprego que era pra ser somente temporário não é algo fácil, ressalta a consultora. “É preciso trabalhar motivado, fazer corretamente, levar a sério a sua função”, afirma, completando: “Quem age dessa maneira tem muita possibilidade de ser efetivado”.

Continua depois da publicidade

A lógica, diz Patrícia, chega a ser simplista. É que o trabalhador temporário tem a seu favor a tendência de que quem já tá na empresa há muito tempo estar caindo na mesmice por conta da acomodação. E é aí que entra a oportunidade. “Quem mostrar mais dedicação, mais criatividade, aumenta suas chances de continuar no emprego”, observa. É por isso, observa a consultora, que a dica também vale pros velhos funcionários, que precisam se sacudir pra não acabar perdendo espaço pra quem tá chegando agora.

Como a maioria das vagas em dezembro é pro comércio, a dica da especialista é que o trabalhador aprimore sua capacidade de atender bem a clientela e, principalmente, melhore sua habilidade para vendas. “Lembre-se, Natal é produção em vendas e atendimento ao público”, faz questão de dizer.

Comércio efetiva entre 30 e 50% dos temporários

É no comércio que os trabalhadores vão encontrar as maiores possibilidades pra se efetivar. Na região, entre Balneário Camboriú e Balneário Piçarras, estima-se que entre 4,7 mil e 5,5 mil trampos temporários sejam abertos pra dar conta da demanda do Natal e da temporada de veraneio.

Nilton Olm, presidente do sindicato dos Comerciários do Balneário Camboriú, afirma que boa parte dos temporários acaba ficando na empresa quando termina o verão. “Uns 30% desse quadro do comércio se efetivam”, calcula.

Pra Paulinho Ladwig, chefão do sindicato dos Empregados no Comércio de Itajaí e Região, o percentual é ainda maior. “Boa parte fica no emprego. Pelo menos a metade dos temporários fica”, afiança.

Mas, explica o sindicalista, esses 50% de efetivação não significam a abertura de novos postos de trabalho. “Não que gere necessariamente uma nova vaga de trabalho. É que uns acabam ficando porque outros acabam saindo”, acredita, reforçando a teoria da consultora Patrícia Raquel de que muita gente perde o emprego pros novatos porque tá desmotivado e marca touca no trampo.

Continua depois da publicidade

O resultado de uma pesquisa do departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada esta semana, parece confirmar esse entre-e-sai de trabalhadores nas empresas. No ano passado, o índice de substituição de funcionários em firmas brasileiras chegou a 53,8%. Foram ao todo 22,7 milhões de demissões que não representaram o fechamento de postos de trabalho e sim substituição da peãozada.

Associação espera desaquecimento nas efetivações

Apesar das oportunidades que se apresentam com os tram­pos temporários, nesta tempo­rada de verão haverá um desa­quecimento nas efetivações. A associação Brasileira das Em­presas de Serviços Terceirizá­veis e de Trabalho Temporário (Asserttem) reduziu a previsão de efetivação de trabalhadores temporários neste fim de ano de 29% para 20%.

Continua depois da publicidade

Ao todo, o cálculo da direção da Asserttem é que 147 mil con­tratos sazonais se transformem em empregos fixos neste come­ço de temporada. O que ainda é considerado um número eleva­do. “Apesar da redução, quase 30 mil pessoas podem ter seus contratos transformados em efetivos, o que é bastante posi­tivo”, comenta Jismália Alves, diretora de comunicação da en­tidade.

Ainda de acordo com o pes­soal da Asserttem, a maioria dos trampos que serão efetiva­dos será no comércio. Calculam algo perto de 70% deles.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


⚡🚴 MAIS OPORTUNIDADES! A 99 anunciou que vai trazer motos e bikes elétricas pro Brasil em parceria com ...



Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Blogs

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Blog do JC

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

A bordo do esporte

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença

Espaço Saúde

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença



Diz aí

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

AO VIVO

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.