Itajaí

O dia que a presidenta encheu a Univali

Puxas, políticos e estudantes pintaram pra ouvir o discurso da poderosa

O dia 27 de novembro de 2013 vai ficar pra sempre na história de Itajaí. Foi a primeira vez em que a primeira presidenta do Brasil pisou em terras peixeiras. A visita ilustre de Dilma Rousseff (PT) foi para oficializar a regulamentação das universidades comunitárias e também pra despachar a ordem de serviço das obras de contenção das cheias em Santa Catarina. A cerimônia rolou ontem à tarde na Univali e ocupou três pavilhões da instituição. A petista discursou por 30 minutos e vazou sem conversar com a imprensa.

Dilma discursou com o sorriso na orelha. Ao defender a sanção da lei das comunitárias, a presidenta afirma que esta é a oportunidade de expandir o ensino superior para o interior do país.

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Dilma discursou com o sorriso na orelha. Ao defender a sanção da lei das comunitárias, a presidenta afirma que esta é a oportunidade de expandir o ensino superior para o interior do país.

Continua depois da publicidade

Outro ponto destacado pela toda poderosa é o perfil cooperativista das universidades comunitárias, que criou um projeto bem sucedido, na opinião dela, para se enraizar em localidades ainda não atendidas pelas instituições públicas. Dilma revelou, ainda, que a prioridade do Brasil é uma só e invariável: educação.

A presidenta agradeceu aos trampos prestados pelas instituições comunitárias, pois acredita que elas ajudam a realizar o sonho de muitos brasileiros do interior que não têm condições de viver na capital e assim cursar a sonhada faculdade.

“Democratizar a educação é possibilitar o acesso ao maior número possível de pessoas. As comunitárias contribuem para a formação de profissionais, que vão contribuir com o desenvolvimento do país. Vamos formar craques da ciência, tecnologia, humanas, artes. Formar aqueles brasileiros que são a parte essencial do país”, emendou.

Dilma alega que regulamentar as universidades comunitárias é o primeiro passo para a democracia. Ela argumenta que, como para fazer um bolo, são necessários vários ingredientes; a educação também precisa de elementos complementares.

“Ampliar as universidades federais é uma parte da receita. A criação do Prouni [Programa Universidade para Todos] para ingresso nas universidades privadas é outra. O financiamento estudantil também é um facilitador. Estamos fazendo de tudo para garantir, no Brasil, que todo aquele que queira estudar, possa fazer isso”, assegurou.

Jandir usa discurso pra falar da via portuária

O primeiro a discursar pro público de mais de 500 pessoas, na sua maioria formado por políticos, barnabés e puxa-sacos, foi o prefeito Jandir Bellini (PP).

Visivelmente nervoso com a presença de Dilma, ele iniciou o falatório de cinco minutos valorizando os pontos fortes de Itajaí. Orgulhou-se do porto, da pesca e do povo peixeiro.

Continua depois da publicidade

Na sequência, posicionou-se favorável à lei de regulamentação das universidades comunitárias e comemorou a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de combate às cheias.

Pra finalizar o blá blá blá, Bellini cobrou de Dilma, como quem não quer nada, a continuidade das obras da Via Expressa Portuária, paralisadas desde julho de 2012.

“Eu gostaria de fazer um convite a Vossa Excelência, senhora presidenta Dilma. Gostaria de reencontrá-la novamente para a retomada das obras da nossa via expressa portuária, obra esta que foi de tal importância para a economia de Itajaí e tão aguardada por toda a nossa população”, carcou.

Continua depois da publicidade

Canetaço autoriza obra em barragens

Há exatos cinco anos, o Vale do Itajaí vivia uma das maiores enchentes já registradas na história da Santa & Bela. O clima de calamidade instaurado em 2008 foi presenciado pela presidenta Dilma, pois ela veio ao estado na ocasião. Por isso ontem ela celebrou o início da implantação do maior plano de controle de cheias já feito no Brasil.

A ordem de serviço pra obra, que será realizada nas barragens de Taió e Ituporanga, foi assinada pelo governador Raimundo Colombo (PSD) e pelo ministro interino da Integração Nacional, Francisco Teixeira, durante a visita da presidenta.

Continua depois da publicidade

Ao todo, serão investidos R$ 60 milhões pra aumentar a capacidade de retenção de água em 18% e tornar mais efetivo o controle de cheias. O início das obras é imediato. O trampo deve ser concluído em 18 meses. O investimento vai beneficiar 20 municípios do Vale.

Univali poderá receber grana federal

Reitor Mário César dos Santos diz que lei não muda o modo de gestão da Univali

Ao todo, a Santa & Bela conta com 150 mil alunos matriculados em 14 universidades comunitárias. Como forma de agradecimento à presidenta Dilma Rousseff por ter sancionado a lei de regulação, o reitor da Univali e presidente da associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Mário César dos Santos, entregou uma placa com mensagem honrosa à toda poderosa.

O reitor alega que a Univali já é, de fato, uma instituição comunitária. Com a aprovação da lei, isso se torna também um direito e abre portas pra instituição. Com a possibilidade de receber verba pública ao acessar, a partir de agora, editais de órgãos governamentais dirigidos às instituições públicas, a expectativa é conseguir reduzir os valores das mensalidades. No entanto, Mário César ainda não pode estimar o percentual do abatimento nem quando isso poderá acontecer.

A lei das comunitárias não aprofunda questões de como essas universidades devem manter uma gestão transparente e democrática. Para o reitor da Univali, os recursos próprios da instituição não se misturam com a verba pública, por isso, não haverá alterações na forma de tocar a Univali. “O que for dinheiro público será conquistado por meio de licitação e destinado para o fim próprio e as contas serão ajustadas com o governo”, enfatiza.

Sindicato diz que comunitária é privada mascarada

Seguindo os passos da confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), o sindicato dos Professores de Itajaí e Região (Sinpro) é contra a regulamentação das universidades comunitárias. A categoria tá cabreira porque, enquanto o plano Nacional da Educação tá mofando no congresso, a nova lei pretende dar arregos pra instituições privadas mascaradas com o discurso de não terem fins lucrativos.

“Existem dois tipos de instituições, as públicas e as privadas. Não existe na Constituição uma terceira, chamada comunitária. A comunitária é, na verdade, privada, e como privada não pode receber verba como se fosse pública”, argumenta Cristina Castro, porta voz da coordenadora-geral do Contee, de Madalena Guasco.

O órgão reforça que reconhece o papel importante desenvolvido pelas comunitárias, mas defende que essas universidades precisam ser tratadas como privadas. “Nós defendemos que o investimento público deve ser aplicado nas instituições públicas”, completa.

Outro berreiro diz respeito à gestão transparente e democrática. Segundo o Contee, seria necessário rever a gestão das universidades comunitárias, bem como a forma de eleição de reitores, coordenadores e, sobretudo, a prestação de contas. No início de novembro, a confederação enviou uma carta à presidenta Dilma Rousseff para que a lei das universidades comunitárias não fosse sancionada. Mas perderam a briga.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.187


TV DIARINHO


🚧 RUAS EM ESTADO CRÍTICO | Moradores da praia de São Miguel, em Penha, dizem que a falta de manutenção ...



Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Blogs

O pacto com o vazio — Alex Honnold

VersoLuz

O pacto com o vazio — Alex Honnold

Rumos do Mandabrasa

Blog do JC

Rumos do Mandabrasa

Emagrecimento não é cortar calorias: é destravar o metabolismo

Espaço Saúde

Emagrecimento não é cortar calorias: é destravar o metabolismo

Gestão humanizada mistura esporte e empreendedorismo

A bordo do esporte

Gestão humanizada mistura esporte e empreendedorismo



Diz aí

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

Diz aí, Regina!

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

Diz aí desta terça traz Regina Santos da Silva, ativista e fundadora do Coletivo Mulheres

AO VIVO

Diz aí desta terça traz Regina Santos da Silva, ativista e fundadora do Coletivo Mulheres

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

Diz aí, pastor!

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

Diz aí, Juliana!

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

Diz aí, Bento!

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.