Itajaí
Flagras da gororoba: tudo junto e misturado
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Agradecimento
Foram 365 dias de expectativa, três meses de dedicação exclusiva e todo o apoio do DIARINHO, da família e da Machado S/A, comandada pelo Sérgio Machado. O sucesso foi traduzido pela presença de todos que lotaram a sociedade Fazenda na Praia Brava, em Itajaí, para a 9ª edição da Gororoba do JC. A festa, a cada ano, vem ganhando destaque no cenário político catarinense. Logo, logo pinta o tradicional caderno da Gororoba. Aguardem!
Continua depois da publicidade
Contagem
Sem dúvida nenhuma, este articulista pançudo fica entusiasmado e em contagem regressiva para receber os amigos, inimigos e simpatizantes da coluna, na décima edição da Gororoba. De forma humilde, mas ladeado pela sinceridade, agradeço de coração a todas as pessoas e partidos que ajudaram a colorir este encontro. Agradecimento especial à família, que esteve comigo em todas as dificuldades.
Continua depois da publicidade
Bastidores
A política é mesmo engraçada... Na Gororoba, até quem não conversava mais, foi visto dialogando com seu desafeto. O encontro também foi uma oportunidade de ensaiar alianças e apoios políticos que podem ser convertidos em votos no ano que vem.
Atenção
Um dos grupos de conversa que mais chamou a atenção, logo na entrada do salão, foi o do vereador Thiago Morastoni (PT) e do deputado Federal Fabrício Oliveira (PSB), que conversavam ao pé do zovido. Foram acompanhados pelo deputado federal Esperidião Amin (PP) e pelo ex-deputado Paulinho Bornhausen (PSB).
Assediado
Aliás, um dos mais assediados foi Paulinho Bornhausen, que transitou descontraidamente entre esquerda e direita ou o que restou das duas correntes. Paulinho conversou animadamente com Osvaldo Mafra (SD), Anna Carolina (PRB), Níkolas Reis (PDT), bem como com a tchurma do PMDB presente na festa, leia-se Beto Graf, Baga e Jean Sestrem.
Convergência
Continua depois da publicidade
Candidato ou não, a figura de Bornhausen é cercada de expectativas em relação ao pleito do ano que vem. Há a certeza de que essa eleição passa por e ele e pelo seu PSB. Com bagagem de 20 anos, fora o berço, o comentário é que Paulinho consegue ser novidade e trazer outros ares para o ambiente político da cidade. Foi muito assediado por lideranças regionais presentes.
Ilustres ausências
Figura que compõe, pelo menos no imaginário, o quadro eleitoral peixeiro do ano que vem e não apareceu foi o deputado Décio Lima. Os petistas na Gororoba, liderados pelo seu presidente, Maneca do PT, alardeiam que ele virá candidato em Itajaí. O barbudinho Volnei Morastoni é a aposta peemedebista ao paço da Vila Operária, e a dama de ferro, Eliane Rebello.
Candidato
Outro nome que pipoca nas hostes vermelhinhas é o do médico e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itajaí (Comusa), Plinio Silveira. Seria uma carta na manga. Os petistas desconversam e pontuam que Décio vem. Será que será?
Continua depois da publicidade
No PR?
Os linguarudos de plantão, nos bastidores da Gororoba (oh, raça!), disseram que se o ex-gordinho e desassossegado Luiz Carlos Pissetti, atualmente no DEM, bater asas e for para o PR, os vermelhinhos poderiam lhe apoiar à prefa peixeira. Pi7, lá atrás, já gostou da cor vermelha...
Caldeirão
Falar em Volnei e em Eliane, as apostas estão abertas para ver quem sairá fortalecido pelas hostes manda-brasa na eleição de diretório, marcada para o próximo dia 24 de outubro. Os bocudos comentam que vai ser um arranca rabo medonho e que definirá o futuro do partido na cidade. Quem viver verá.
Curiosidade
Continua depois da publicidade
Se Décio Lima estivesse presente na Gororoba ia ouvir a pergunta: por que todo porto brasileiro tem dragagem paga pelo governo federal, menos Itajaí? No DIARINHO de sábado, o deputado petista disse que é porque o porto de Itajaí é municipalizado. Mas e daí?
Ônus e bônus
Porque se a municipalização serve para o ônus, isto é, para pagar a conta de tudo, também deveria servir para o bônus, e não precisaríamos ficar dependendo de Brasília para decidir sobre arrendamento e prorrogação de prazos de contrato, por exemplo, como acontece atualmente. Explica aí, deputado.
Circularam
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), deu um rasante pela Gororoba, assim como a secretária da Insegurança, a loiruda Susi Bellini (PP). Até o ex-secretário de Obras, o narigudo Tarcísio Zanelatto (PP), apareceu. A vice-prefeita Dalva Sumida Rhenius (PSB) não se fez presente. Será que só vai aparecer no ano que vem, durante a eleição, quando for candidata a vereadora novamente?
Castilho
O superintendente da Portonave, Osmari de Castilho, circulou pela Gororoba e conversou muito com Paulinho Bornhausen, Fabrício de Oliveira, entre outras lideranças do partido da pombinha branca, o PSB. Comenta-se que Castilho é um nome forte para o paço dengo-dengo. Hummm...