Itajaí
Padre revoltado
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O padre Márcio Lacoski, da paróquia Dom Bosco, em Itajaí, afirma que as caçambas do Matadouro abrigam lixo burguês
Continua depois da publicidade
O padre Márcio Lacoski, da paróquia do parque Dom Bosco, está revoltado com as caçambas que servem de lixeiras gigantes na entrada do bairro Nossa Senhora das Graças, o Matadouro, na avenida Abrão João Francisco, a Contorno Sul. O pároco, em contato com a coluna, afirma que realizou a missa de Natal na capela que fica um pouco acima daquele lixão, e tava insuportável o cheiro de carniça.
Continua depois da publicidade
Ninguém faz nada
O padre conta que tá cansado de falar com o pessoal da prefa peixeira, mas ninguém se dispõe a uma solução. Lembra que foi procurado pela associação de moradores do Nossa Senhora das Graças porque a revolta é geral. Onde andam os abençoados da prefa e a queridinha de sempre, a Engepasa? Se cocem! Caçamba é pra entulho e não pra lixo!
Lixo burguês!
Padre Márcio defende que as caçambas sejam retiradas do local. Ele afirma que os trambolhos servem, na verdade, ao lixo burguês. Pobre não toma uísque, champanhe, garrafas que são depositadas por motoristas de carros luxuosos, desabafa o padre Márcio. Além disso, as caçambas de lixo se localizam em uma avenida que é entrada da cidade!, debulha o homem.
Missa na rua
O religioso advertiu que se não for dada uma solução para as caçambas de lixo, vai realizar a Missa de Ano Novo, com o altar no meio da avenida, como forma de protesto. O padre diz ainda que vai convidar a mídia escrita, falada e televisionada. Qui coisa, meu povo!
Todos na berlinda
Continua depois da publicidade
A notícia do final de ano é que o PMDB vai passar a virada tremendo que nem vara verde por conta das investigações da Lava Jato. O PMDB se mostrava até agora o grande beneficiário da derrubada da presidente Dilma Rousseff (PT). Temer assumiria a cadeira estofadinha e já fazia discurso de estadista dizendo que ia fazer isso e aquilo. Agora também pairam suspeitas sobre ele.
Congresso trôpego
A segunda opção de herdar a presidência em caso de impeachment recai sobre o presidente da câmara, Eduardo Cunha, que tá que tá até o pescoço no lamaçal. No Senado é Renan Calheiros que tem que buscar se defender das suspeitas. Coisa que ele já está careca de saber fazer, diga-se de passagem, basta olhar o seu passado. E o Brasil? O Brasil tá lascado!
Normalidade democrática
Os menos afoitos lascam que está tudo bem, que as instituições estão funcionando. Mas como é que o país passa o ano com a presidente sob suspeita, o presidente da casa do povo federal sob suspeita, o financiamento da campanha presidencial sob suspeita e membros do governo e dos partidos coligados sendo presos?
Continua depois da publicidade
De certo, só as incertezas
O clima político do sabe-se Deus o que vai acontecer derrubou a economia do país, já arrenegada com as estripulias cometidas em nome da reeleição de Dilma e da roubalheira escancarada e generalizada. O capital estrangeiro deu no pé, e junto com ele se mandam os empregos.
Quanto pior...
A inflação só não voltou com força total por conta do aperto que diminui o consumo. Os juros dos bancos, estes sim os grandes beneficiários dessa situação insustentável, continuam na lua.
E nós com isso?
Continua depois da publicidade
Nós pagamos a conta com o pouco que resta do nosso dinheirinho. 2016 vai ser um arrocho só. Quem gasta a rodo nas comemorações da virada do ano só vai perceber onde se meteu quando a conta chegar. O Congresso em janeiro estará em recesso. Em fevereiro tem o Carnaval. Então esperemos pra março para ver o mais do mesmo a que estamos acostumados.
Por aqui
Como está indefinida a situação lá em Brasília, por aqui se observa a indefinição, também, no plano municipal. Isso porque o que acontecer por lá pode definir a eleição por aqui, a começar pela forma. Se ficar provado, por exemplo, que dinheiro do mensalão alimentou a campanha de Dilma/Temer, os dois serão cassados, e com um presidente da câmara entre a cruz e a espada, a possibilidade de nova eleição presidencial será o grande assunto do ano.
Solução?
Seria uma boa: eleições gerais pra tudo ao mesmo ano. Presidente, prefeito, vereadores. Deviam enfiar também governadores, deputados e senadores no pacote, com a vantagem de que não seria em ano de copa do mundo, o que, talvez, permitisse uma verdadeira discussão política no Brasil.
Cortesia
O secretário de Turismo de BC, Ademar Schneider, andou levando um chute nas redes sociais. No post sobre a promoção do Turismo, apareceu o comentário de um artista, se queixando que paga o IPTU e impostos em dia, mas a secretaria não dá uma colher de chá para abrir espaço na cultura local, onde na temporada a prefeitura gasta milhões com o carnaval, enquanto os nossos artistas vivem de cortesia.
Arranha céu
Imune à crise, Balneário Camboriú, praia no litoral norte de Santa Catarina, deve dominar em breve a lista de detentores dos maiores prédios da América do Sul. Diferentemente de outras partes do mundo, os edifícios mais altos do país não serão comerciais, pois servirão de residência para veranistas, reportagem neste final de semana, na Folha de São Paulo.
Disputa
Ainda de acordo com a reportagem, não é o sol que interessa na Maravilha. É a altura dos prédios, onde três construtoras locais disputam o título do maior arranha-céu. Hoje, a marca está com o Millenium Palace: 45 andares.
Até a lua?
Com a ajuda de uma antena, o Millenium Palace, chega aos 177 metros e ultrapassa o edifício paulistano Mirante do Vale (170 metros).
Legado
Faleceu na madrugada deste domingo, Nilson Manuel de Borba, professor de judô, um dos professores com maior graduação esportiva na Santa & Bela Catarina. Borba do Judô, como era conhecido, deixa um legado esportivo de grande valor para o estado.
Ameaça
O prefeito da galega Blumenau, Napoleão Bonaparte, ops, Bernardes (PSDB), anunciou a realização de um estudo minucioso sobre o sistema de transporte coletivo. O transporte tem sofrido com paralisações e prejudicado os usuários do sistema em Blu.
Nem tchum!
O alcaide emplumado Napoleão analisa a possibilidade de romper o contrato com a empresa de busões que presta os serviços na galega. Mas daí a situação seria ainda pior, se não tiver outra habilitada para a prestação de serviços. Mais parece ameaça de ano novo. Aqui na região, o serviço de transporte público anda capenga, mas não tem um prefeito que ameace romper, nem de brincadeira...
Segurança
O homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), escreveu em suas redes sociai que todos os prefeitos que lhe antecederam, deixaram a questão da segurança do município por conta do estado.
Efetivo
Acontece que quando assumimos a prefeitura, em janeiro de 2009, o fizemos com a responsabilidade de sair do habitual discurso de culpar os governadores por não mandarem mais policiais para BC e pior ainda, por deixarem diminuir o nosso efetivo da PM e da Civil (e todos os governadores que tivemos nos últimos 20 anos viraram as costas para BC na segurança e na Saúde principalmente), e tomamos a decisão de Criar a Guarda Municipal Armada, se auto elogia o homem pássaro.
Quase lá
Periquito criou a GM em 2009, mas a guarda só iniciou os trabalhos em 2011. Na época o alcaide prometeu que a corporação teria 200 policiais, no entanto, chegou na virada de 2016 com 150 homens, faltando ainda 50 para cumprir a promessa de campanha de 2008. BC, atualmente, está entre os maiores índices de criminalidade no Estado.