Itajaí
Rapaz de Navegantes vai virar soldado da Legião Estrangeira
Willian passou em primeiro lugar na seleção do Exército Francês, depois de quatro meses de treinamento duro
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O sonho de seguir uma carreira militar levou o navegantino Willian Rosa Domingos, 24 anos, para a França. O rapaz foi selecionado para ingressar na Legião Estrangeira Francesa, um dos mais respeitados exércitos do mundo. O brasileiro passou em primeiro lugar na seleção, depois de quatro meses de testes e treinamento duro.
Quem conta a história de como Willian conseguiu realizar esse sonho é a noiva, Beatriz Luiza Vigarani, 20. Segundo ela, Willian entrou para o exército brasileiro assim que completou 18 anos. Após quatro anos servindo, sendo dois como cabo, ele conheceu a história da Legião Estrangeira Francesa.
Continua depois da publicidade
O rapaz juntou dinheiro e se mandou para Aubagne, região no sul da França, onde fica o quartel-general da Legião, em 31 de outubro do ano passado. Foi para se alistar.
Beatriz conta que, desde então, foi quase impossível se comunicar com o noivo. Só na semana passada é que a família ficou sabendo que ele foi aprovado e vai servir no regimento de paraquedismo, em Calvi, na Ilha de Córsega. O regimento possui 1200 soldados e atua principalmente no Oriente Médio e na África Central, em defesa dos interesses da França naquela região.
Continua depois da publicidade
Beatriz, que tem origem italiana, tenta pedir o reconhecimento da descendência. A intenção é conseguir um visto de permanência para morar na Europa e, claro, ficar perto do noivo.
Superação
Quando pequeno, Willian deixava de lado o futebol e os carrinhos para se aventurar nas brincadeiras com soldadinhos. Mas, desde que nasceu, Willian luta em sua própria batalha. O rapaz nasceu prematuro e os médicos não deram mais de três anos de vida para ele. Ainda pequeno, conta a noiva, o pai abandonou a família: esposa e dois filhos.
Foi ela, dona Esmeralda Maria dos Santos, 45 anos, que assumiu a casa e criou os filhos. Até que conheceu outra mulher, com quem casou e as duas criaram os pequenos juntos. Ele tinha uns cinco, seis anos. Desde então sempre aceitou e respeitou muito a relação da mãe, faz questão de dizer Beatriz. A moça conta que, desde o início do namoro, há quase um ano, sempre soube da vontade de Willian de ir para a França e sempre apoiou essa decisão. Eu e toda família estamos com muitas saudades, porém o orgulho e a felicidade de saber que ele está conseguindo realizar seu sonho nos faz suportar felizes toda esta saudade, afirma.
O que é a legião estrangeira
A Legião Estrangeira Francesa foi criada no século 19, com o objetivo de defender a França junto às suas colônias na África, na América do Sul e no Caribe. Hoje ela é conhecida como uma tropa de elite e a mais antiga força ainda em operação no mundo.
Para se alistar, o candidato precisa ser homem e ter entre 17 e 40 anos. Não é obrigatório falar francês, pois a língua é aprendida durante os treinamentos. Qualquer pessoa que se enquadre nesses requisitos passa por um exame pré-seletivo e, se passar, vai para o alojamento, onde fica quatro meses treinando e fazendo testes de aptidão.
Continua depois da publicidade