Matérias | Política


Itajaí

Câmara de Navega vai eleger novo presidente

Depois de bafafá das licitações, a câmara termina o ano dando títulos

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A câmara de Navegantes tem sido um caso à parte em 2013. O legislativo dengo-dengo tá desde setembro sem assessoria de comunicação, o saite da casa do povo tá às moscas, pois os projetos de lei, requerimentos, indicações ou mesmo a pauta das sessões ordinárias não são disponibilizados na net.

Além disso, quase que a casa caiu com as denúncias de falcatruas em licitações realizadas pela câmara, a pedido do presidente Juliano Nildo de Maria (PSDB). Depois que o bicho pegou, as licitações ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Além disso, quase que a casa caiu com as denúncias de falcatruas em licitações realizadas pela câmara, a pedido do presidente Juliano Nildo de Maria (PSDB). Depois que o bicho pegou, as licitações foram anuladas e o ministério Público tá analisando um suposto superfaturamento ou direcionamento nos processos licitatórios.

O promotor Diego Rodrigo Pinheiro já instaurou um inquérito pra apurar o processo de compra de equipamentos de informática que estariam com preço bem acima do mercado. Segundo a assessoria do MP, esse inquérito tem um ano pra ser concluído.



Em meio a todo o bafafá, os vereadores elegem amanhã o novo presidente do legislativo, juntamente com a mesa diretora. Donizete José da Silva (PSL) deve ser aclamado como mandachuva. A chapa ainda é formada pela vereadora Norminha Espíndola – PR (vice-presidenta), Alcídio Reis Pera, o Cidinho – PSL (1° secretário) e Alício Jacob Ricobom Filho, o Liço Ricobom – PP (2° secretário).

As atividades do legislativo terminam na próxima segunda-feira, mas é possível que rolem mais umas duas sessões ordinárias por conta de dotações orçamentarias de última hora que necessitam da aprovação dos vereadores. “Em qualquer prefeitura acontece isso no final do ano, pois se faz necessário mexer em alguma coisa, por isso estamos à disposição”, discursa o vereador Donizete.

Oposição


O prefeito Roberto Bob Carlos de Souza (PSDB) tem oito dos 10 vereadores em sua base aliada, o que facilita muito na hora de aprovar os projetos de interesse do executivo. Somente os vereadores Murilo Cordeiro (PT) e Fredolino Alfredo Bento, o Lino (PMDB), fazem o contraponto no legislativo. “Nós somos apenas dois na oposição, por isso não conseguimos espaço na mesa diretora, mas eu creio que o nome do Donizete foi bem escolhido, foi bem sensato. Eu acredito que vai ser bem melhor que o atual presidente, que cometeu uma série de irregularidades”, carca o peemedebista, inimigo declarado de Juliano de Maria.

Licitações

A bronca das licitações começou a ferver no mês de agosto, quando o ex-procurador da câmara, Ernesto Ferraz Rodrigues, deixou o seu cargo alegando que a presidência da casa do povo tava fazendo uma série de falcatruas em processos licitatórios para a compra de equipamentos eletrônicos, aluguel de veículos, entre outros.

Em seguida, o bagrão reuniu documentos e apresentou ao vereador Lino, que encaminhou a denúncia pro MP. Lino queria instaurar uma CPI na câmara pra averiguar as falcatruas, mas os vereadores aliados rejeitaram a proposta.


Juliano alegou que tava dodói e se afastou da câmara por 30 dias, período em que Donizete assumiu a presidência.

Situação é complicada

De acordo com o regimento interno da casa do povo de Navega, o mandato do presidente é de apenas um ano, e não é possível a recondução ao cargo na mesma legislatura, que dura quatro anos. Apesar de todos os perrengues de 2013 e a queimada de filme com o povão por causa da história das licitações, Juliano de Maria avalia que a câmara deu passos importantes. O tucano destaca a implantação do ponto digital para os barnabés do legislativo, a diminuição das despesas e a realização da câmara itinerante, com sessões sendo feitas em diversos bairros da city. Estes teriam sido os pontos fortes de sua gestão. “Foram mais de 400 indicações apresentadas”, conta Juliano.


Pra fechar o ano diboa, como se nada tivesse acontecido, os parlamentares indicaram 10 pessoas que receberão o título de “cidadão honorário de Navegantes”. E o nome indicado por Juliano foi o do deputado estadual Dado Cherem (PSDB) que aportou em Navega com apoio do prefeito Bob Carlos para a eleição de 2014. A ideia é apoiar a manutenção de Cherem na leleia por mais quatro anos, e o título de cidadão acaba dando uma forcinha.

Ida pro executivo

Juliano de Maria, que reconheceu publicamente “erros administrativos” na câmara, considera que o desgaste do seu nome se deve à exploração política do fato. “Política é assim mesmo, o que importa é que tenho a consciência tranquila”, discursa.

O carinha também sigaba que vai devolver cerca de 450 mil reales [dos quase 2,8 milhões que recebeu ao longo do ano] para que a prefa invista no hospital da city e que recebeu um convite do prefeito Bob Carlos para assumir uma secretaria.

Juliano diz que está pensando e deve dar uma resposta para o alcaide nas próximas semanas. “Posso adiantar que não retorno para a secretaria de Saúde [cargo que já exerceu no primeiro mandato de Bob] e ainda penso em permanecer no legislativo. Mas não quero me antecipar”, afirma, misterioso.





Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.208.126.232

TV DIARINHO


Minuto DIARINHO- Ciclone extratropical deixa rastro na região;- Em Balneário Camboriú, clube flutuante ...



Podcast

Minuto DIARINHO 09/08/2022

Publicado 09/08/2022 20:22



Especiais

Saúde

Salsicha, hambúrguer e nugget: pesquisa identifica agrotóxicos em alimentos

famoso

Garçom há 30 anos, Claudinho ama BC

Diversidade religiosa

Mestre Marne quebrou tabus para defender a fé nos orixás

conexão

Networker aproxima Balneário Camboriú das celebridades

Sem medo do trabalho

Dona Terezinha toca uma confecção aos 84 anos



Blogs

Blog Doutor Multas

Bafômetro pega vape: verdade ou mito? Entenda de uma vez por todas

Blog do JC

Desencantou

Blog do Ton

Blumenau ganhará o primeiro lounge bar em formato rooftop

A bordo do esporte

Seleção Brasileira de Vela faz sessão de treinos contra a Argentina

Blog da Ale Francoise

Inclua inhame no seu dia!

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Entrevistão

Gabriela Kelm do Nascimento

“A maioria entende que o calçadão da Hercílio Luz deve permanecer porque foi um ganho para a cidade ”

Normélio Weber

"O Hermeto Pascoal vai estar ali. O Toquinho vai estar aqui. O Brasileirão, de Curitiba... Vai estar Chico César...”

Cláudio Werner

“O nosso clube é um formador de atleta olímpico”

Willian Cardoso, o Panda

"Saquarema provavelmente vai ser meu último mundial, aí eu vou estar focado no brasileiro”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação