Será criado neste sábado mais um núcleo do Partido Democrático Italiano (PD) no Brasil. Desta vez, ele vai abranger todo o Vale do Itajaí e atender as mais de 200 mil famílias descendentes de italiano que vivem no Vale. A eleição dos seis membros do Círculo Partido Democrático Vale do Itajaí acontece no clube Itamirim, em Itajaí, a partir das 14h30.
Continua depois da publicidade
Figuras importantes como o deputado ítalo-brasileiro Fábio Porta e o secretário geral do PD Brasil, Andrea Lanzi, vão estar em Itajaí para participar do conversê. Atualmente o partido tem oito núcleos ...
Figuras importantes como o deputado ítalo-brasileiro Fábio Porta e o secretário geral do PD Brasil, Andrea Lanzi, vão estar em Itajaí para participar do conversê. Atualmente o partido tem oito núcleos espalhados pelo país, incluindo um em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina é o segundo estado com a maior população descendente de italianos, ficando atrás apenas de São Paulo.
Entre as pautas previstas para a reunião, que espera cerca de 40 pessoas, a principal é sobre a demora em conseguir a cidadania italiana pelos descendentes. O secretário Geral do PD Brasil, Andrea Lanzi, diz que, com isso, eles querem pressionar o governo italiano para acabar com a espera de oito a 10 anos para obter a cidadania italiana, um direito previsto na constituição daquele país. Acreditamos que é muito importante demostrar que conseguimos ampliar nossa atividade no Brasil, diz.
Continua depois da publicidade
Hospital ítalo-brasileiro
Além da questão da cidadania italiana, o encontro deste sábado prevê outros debates, como a luta pela instalação de um consulado italiano em Blumenau, onde hoje atua o adido consular José Campestrini. Mas um dos pontos mais importantes é o debate sobre o projeto de construção de um hospital ítalo-brasileiro no Vale do Itajaí.
O assessor de projetos especiais do PD no Brasil, Glauco Piai, diz que outras comunidades, como alemã e judaica, possuem seus próprios hospitais no país. Por isso, a intenção dos italianos é construir uma unidade por aqui para atender casos de alta complexidade, como queimaduras. Hoje, as pessoas queimadas em Santa Catarina ou vão para Curitiba ou Porto Alegre. Então vamos começar um movimento para captar recursos e erguer o hospital, provavelmente em Rio do Sul, diz.
Este será o primeiro passo para a construção do hospital da italianada, que, segundo Glauco, será através de um fundo de investimento imobiliário, instituído pela caixa Econômica Federal, e captação pelo instituto Giuseppe e Anita Garibaldi.
Glauco diz que o intuito é trazer a sede do Círculo Partido Democrático Vale do Itajaí para a city peixeira, onde ainda é muito fraco o movimento dos italianos. José Campestrini é o indicado para ocupar o lugar de presidente, e Glauco é candidato a secretário geral. No total, serão seis membros.
Italianos contra o impeachment
Continua depois da publicidade
O secretário não deixou de falar sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Nós do PD no Brasil somos absolutamente contrários ao processo de impeachment, que consideramos um golpe parlamentar. Isso não significa que o que o governo fez tá certo, mas há que se requerer outros instrumentos que não o impedimento, afirma.