Itajaí

Balneário Camboriú receberá primeiro transatlântico em abril

Após inauguração de atracadouro na Barra Sul, MSC Cruzeiros anunciou a escala na cidade

Atracadouro da Barra Sul, inaugurado sexta, é uma parceria da Tedesco Marina e Bontur
Atracadouro da Barra Sul, inaugurado sexta, é uma parceria da Tedesco Marina e Bontur

A inauguração do novo atracadouro da Barra Sul, na sexta-feira, trouxe uma boa notícia para Balneário Camboriú: a vinda do primeiro transatlântico em abril de 2017.

Continua depois da publicidade

O navio da MSC Cruzeiros deve aportar na cidade com cerca de seis mil pessoas, entre passageiros e tripulantes. A expectativa das empresas que projetaram o espaço é receber cerca de 80 escalas por ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O navio da MSC Cruzeiros deve aportar na cidade com cerca de seis mil pessoas, entre passageiros e tripulantes. A expectativa das empresas que projetaram o espaço é receber cerca de 80 escalas por temporada - resultado que deve se confirmar ao longo dos próximos quatro anos.

Continua depois da publicidade

O navio vai fazer uma espécie de escala-teste na cidade. Ele sairá de Santos (SP), passará em Búzios (RJ) e depois vai aportar a cerca de um quilômetro do molhe da Barra Sul, em Balneário, em um porto natural. Os passageiros descerão na cidade em tenderes (botes de apoio), que ficarão ancorados no novo atracadouro. A data da chegada do cruzeiro ainda não foi confirmada. A previsão é que o MSC Preziosa venha para a cidade.

O novo atracadouro da Barra Sul tem capacidade para 36 iates de grande porte, além de infraestrutura para embarque e desembarque de turistas. “O empreendimento cria um novo atrativo turístico e infraestrutura adequada para receber visitantes do Brasil e exterior, aumentando significativamente o fluxo de turistas e aquecendo a economia regional, além de qualificar e projetar Santa Catarina e Balneário Camboriú no cenário náutico mundial”, afirma Júlio André Ruas Tedesco, presidente do Grupo Tedesco e sócio da Bontur Bondinhos Aéreos, empresas que assinam a implantação do empreendimento.

Continua depois da publicidade

Infraestrutura

O local possui área coberta, subestação de energia, iluminação, banheiros e atenuadores de ondas – uma estrutura semi-submersa de tecnologia espanhola, que irá sinalizar o canal e reduzir a potência das ondas. Também há flutuantes de concreto, trazidos de Paraty (RJ), que servirão como passarela para embarcações e para embarque e desembarque de passageiros.

Outros dispositivos implantados foram seis boias sinalizadoras, utilizadas para demarcação da entrada do canal. Elas possuem sistema de energia solar e piscam à noite. Essas boias devem auxiliar tanto os barcos que irão até o atracadouro, como também as demais embarcações que acessam o local.

Município comemora incentivo ao turismo

A novidade foi comemorada pela prefeitura de Balneário Camboriú. Segundo o secretário de Turismo, Hélio Dagnoni, era uma exigência do prefeito Edson Periquito (PMDB) que a obra da Tedesco e da Bontur trouxesse contrapartida à cidade. “Pra nosso orgulho está vindo o primeiro navio de cruzeiro, que será mais um indutor de turismo na cidade. Vai valorizar mais o nosso turista e temos que estar preparados para recebê-los”, comenta.

Dagnoni diz ainda que os passageiros dos transatlânticos e os turistas de negócios que virão para o Centro de Eventos vão ajudar a diminuir a sazonalidade da cidade e trazer diversos incentivos.

Continua depois da publicidade

Quem também celebrou a instalação do atracadouro foi a Cruise Lines International Associtation (CLIA) – associação mundial do setor – através de declaração emitida pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, a CLIA Brasil. No documento, as armadoras associadas manifestam o interesse das companhias em realizar escalas em Balneário Camboriú, uma vez que a cidade e Santa Catarina possuem turismo já consolidado e diversas atrações.

Desde 2015, BC tenta entrar na rota dos transatlânticos para incrementar seu turismo. Para as empresas de cruzeiros, a ideia é um bom investimento, já que os custos são menores do que a atracação em portos, como o de Itajaí. O município vizinho, aliás, amarga uma dura queda no número de escalas: serão apenas duas nesta temporada. Isso ocorre porque o píer da cidade não comporta os navios que estão operando na costa brasileira.

Já Porto Belo, que recebe embarcações no mesmo estilo de Balneário – em alto mar, fechou seis escalas até março, porém uma acabou cancelada. O próximo navio que atraca na cidade é o MSC Costa Fascinosa, que chega amanhã trazendo 3,8 mil passageiros e 1,1 mil tripulantes.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.192


TV DIARINHO


🕒 MINUTO DIARINHO 🕘 ⚓💼 INVESTIMENTO BILIONÁRIO! Santa Catarina vai receber R$ 3,6 bilhões para impulsionar ...



Especiais

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

FAIXA DE GAZA

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

Como chegamos até aqui?

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Diário do julgamento – Ato 9

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

AQUECIMENTO GLOBAL

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA

EUA X BRA

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA



Blogs

Reinado de Lucas Maia

Blog do JC

Reinado de Lucas Maia

Estás fazendo o chá do jeito certo?

Blog da Ale Francoise

Estás fazendo o chá do jeito certo?



Diz aí

"Não tem a possibilidade de a Wolbachia sair do corpo dos mosquitos"

Diz aí, Gabriel Sylvestre!

"Não tem a possibilidade de a Wolbachia sair do corpo dos mosquitos"

Especialista no método Wolbachia de combate à dengue será entrevistado no “Diz aí!”

AO VIVO

Especialista no método Wolbachia de combate à dengue será entrevistado no “Diz aí!”

"O porto não pode ser objeto de um debate pequeno de natureza política e de polarização"

Diz aí, Décio Lima!

"O porto não pode ser objeto de um debate pequeno de natureza política e de polarização"

"Eu acho que Balneário Camboriú não tem volta"

Diz aí, Spinelli!

"Eu acho que Balneário Camboriú não tem volta"

Décio Lima participa do “Diz aí!” na segunda-feira

ENTREVISTA

Décio Lima participa do “Diz aí!” na segunda-feira



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.