Colunas


Coluna Esplanada

Coluna Esplanada

Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Isabele Mendes

Urna inauditável!?


As eleições presidenciais de 2014 não terminaram, e diante da revelação da ação judicial do PSDB, o Tribunal Superior Eleitoral terá de se explicar – pelo menos na Comissão Especial do Voto Auditável (PEC 135/19) da Câmara dos Deputados. O relator da PEC, o advogado e deputado federal Filipe Barros (PSL-PR), já requereu os dados técnicos do armazenamento em ‘nuvem’ privada e incluiu o resultado sigiloso da ação judicial movida pelos tucanos para recontagem dos votos de 2014. Segundo o deputado, o próprio Tribunal revelou que as urnas eletrônicas são inauditáveis. O assunto vai jogar querosene na fogueira eleitoral acesa pelo presidente Jair Bolsonaro, que cobra a implementação do voto impresso simultâneo ao eletrônico.

 

Não entro...entro

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Não entro...entro

O PT – que venceu a eleição com Dilma Rousseff em 2014 – negou-se a indicar os três nomes que viabilizariam a instalação da comissão, mas recuou e entrou no jogo.

PT na defensiva

O ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia é autor de sete dos requerimentos de audiência pública, incluindo convite ao ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence.

Aécio, o ‘retorno’

O PSDB indicou dois nomes e incluiu como titular o ex-presidenciável Aécio Neves, hoje deputado federal, que perdeu a eleição para Dilma em 2014 e peticionou a ação.

Direto de Genebra

Um dos nomes sugeridos para o debate sobre possíveis fraudes nas urnas é o ex-deputado do PSOL e ex-delegado da PF Protógenes Queiroz, hoje residindo na Suíça.

Brasil revirado

A recente decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de condenação do jornalista Rubens Valente por citações ao ministro Gilmar Mendes (STF) no livro ‘Operação Banqueiro’ – que conta os bastidores da falecida Operação Satiagraha – mostra que há muita coisa de cabeça para baixo nesse país.

Adendos

Numa breve memória sobre a operação, depreende-se do episódio supracitado que: Gilmar Mendes continua poderoso e inquestionável; O banqueiro Daniel Dantas está bilionário e livre; a Operação (com muitas provas) foi anulada pelo STJ; o delegado federal que a tocou está asilado na Suíça; o único condenado é um jornalista que contou o caso em um livro.

Um guerreiro

Bruno Covas foi um guerreiro político pela causa do partido. Parte do PSDB – o grupo que ficou no poder paulistano – deve a ele a sua permanência na gestão. Bruno fez a campanha muito doente, para manter o projeto do partido. Desde o início de 2020 o seu quadro já era crítico, sabem os próximos e a equipe.

Veias expostas

O ex-governador Geraldo Alckmin – o melhor avaliado nas pesquisas hoje para o governo – vai se filiar ao PSD e deixar João Dória no PSDB – que estuda se tenta a reeleição ou entra no projeto presidencial. Fato é que teremos dois ex-amigos num confronto de discursos e legados, independentemente dos cargos que vão disputar.

Arco-íres rural

Chega hoje a livrarias a obra “LGBT Sem Terra rompendo cercas e tecendo à liberdade” (Expressão Popular), trabalho coletivo de textos e fotos de personagens pela causa em diferentes acampamentos. Imagens são de Rafael Stédile – um sobrenome conhecido da luta da classe. Aliás, hoje é Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia.

Moraes online

O ministro Alexandre de Moraes fala na quarta-feira na abertura do seminário online sobre cadeia de custódia realizado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Ele coordenou a comissão de juristas que apresentou propostas incorporadas na Lei 13.964/19 (Lei Anticrime). 

ESPLANADEIRA

# Primeiro grande e-commerce brasileiro a aceitar PIX, a Americanas expande o meio de pagamento para todas as 1707 lojas no Brasil. # O governador João Doria (SP) anuncia hoje o investimento do Mercado Livre para impulsionar a geração de empregos diretos e a expansão da malha logística do Estado.  # Flavio Fernandes retrata a Policondrite Recidivante no livro “Contos de Awnya: RAVEL”. # Multiplan lança “Semana Alimente o Bem” nos seus shoppings, e isenta valor de estacionamentos em troca de 2kg de alimentos. # APSA lança, em comemoração aos 90 anos, newsletter da Revista Síndico Cidades & Serviços. # 14ª edição do Prêmio Universitário Aberje está com inscrições abertas até dia 11 de junho. 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Morango do Amor veio pra ficar?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

FAIXA DE GAZA

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

Como chegamos até aqui?

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Diário do julgamento – Ato 9

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

AQUECIMENTO GLOBAL

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA

EUA X BRA

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA



Colunistas

Presidiários que tratam dogs vira modelo de Itajaí pro Brasil

Charge do Dia

Presidiários que tratam dogs vira modelo de Itajaí pro Brasil

Roendo as unhas

Casos e ocasos

Roendo as unhas

Imagem é tudo. Será?

Mundo Corporativo

Imagem é tudo. Será?

Afonsina e Lili Sandri

Jackie Rosa

Afonsina e Lili Sandri

Dupla vampira em BC

JotaCê

Dupla vampira em BC




Blogs

Pau pegou

Blog do JC

Pau pegou






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.