Os moradores do bairro Carvalho, às margens da avenida Contorno Sul, em Itajaí, reclamam de motoristas que desrespeitam as regras de trânsito em frente ao atacadão Hiper Diferente, inaugurado na segunda quinzena de junho, em Itajaí. A loja rebate as denúncias informando que orienta os clientes, que dispõem de vagas de estacionamento e diz que busca resolver o problema com a Codetran.
Diariamente, segundo os denunciantes, os carros estacionam sobre a calçada e a guia para deficientes visuais em frente à loja, tornando a vida de pedestres e ciclistas um desafio. “Carros ...
Diariamente, segundo os denunciantes, os carros estacionam sobre a calçada e a guia para deficientes visuais em frente à loja, tornando a vida de pedestres e ciclistas um desafio. “Carros estacionados sobre a calçada bloqueiam a passagem, obrigando os pedestres a se arriscarem na ciclovia ou a desviar entre os veículos, expondo-se a situações perigosas”, destaca o denunciante P.S.
Os moradores alegam que são os próprios funcionários da loja que orientam os clientes a estacionar em locais proibidos, demonstrando desrespeito às leis de trânsito e à acessibilidade. “Apesar das constantes reclamações feitas à gerência da loja, o problema persiste”, completa o denunciante.
A Codetran já deu multas aos veículos infratores. “No entanto, mesmo com a presença da fiscalização, a prática continua, revelando um cenário de desordem e negligência. Clientes da loja também têm manifestado insatisfação, alegando que são os próprios funcionários que os orientam a estacionar em locais inadequados. É um absurdo! A loja só pensa em faturar e não tem um pingo de respeito pelos pedestres”, desabafa o denunciante.
A comunidade do Carvalho pede uma solução para o problema, que vem desde o dia 12 de junho, data da inauguração da loja. “A situação na Contorno Sul é um alerta para a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa e de ações efetivas que garantam o direito de ir e vir dos pedestres, especialmente daqueles com mobilidade reduzida”, pede um morador.
A gerente Gabriela Pompeu da Silva, do Hiper Diferente, informou que está em contato com a Codetran. Ela rebate a denúncia, informando que diariamente os funcionários orientam os clientes a respeitarem as regras de trânsito, “mas nem sempre eles respeitam”.
“O nosso fluxo de clientes é muito grande. Mas sempre estamos anunciando em nosso auto-falante para que não estacionem em local irregular e obstruam a faixa de deficiente visual”, alegou Gabriela.
A gerente informou que o atacadão dispõe de 16 vagas de estacionamento e de uma vaga preferencial. “Não temos como controlar onde os clientes estacionam. Todos sabem que determinado local é proibido”, alega.
A Codetran confirmou que já houve autuações no local e que os guardas vão intensificar a fiscalização.