ALERTA
Chuvas já causam alagamentos e apreensão em Santa Catarina
Sete cidades já decretaram situação de emergência
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
A queda nas temperaturas trouxe chuva à Santa Catarina neste final de semana e colocou diversas cidades do sul do estado em situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a frente fria deve avançar com chuva intensa e volumosa nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Sul, Litoral Norte e Sul.
A previsão é que chova durante o final de semana entre 80 a 210 mm. As áreas com maior volume de chuva têm risco alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações. Já a temperatura deve variar entre 15°C e 20°C.
Com os temporais, os principais rios catarinenses podem apresentar elevações significativas ao longo do final de semana, colocando em alerta e risco alto para inundações e enxurradas as bacias hidrográficas que compõem as regiões do Alto, Médio e Baixo Vale, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte.
De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, o nível do rio Itajaí-açu, em Itajaí, estava em 0,49 m às 16h. Já em Brusque, o rio Itajaí-mirim apresentava uma elevação de 5,80 metros às 15h30. Por conta disso, algumas regiões ribeirinhas podem apresentar alagamentos na cidade vizinha.
A Defesa Civil itajaiense faz um alerta para o risco de alagamentos pontuais. O órgão destaca a possibilidade de rajadas de vento entre 40 a 50 km/h na tarde deste sábado. Já o mar apresenta condições desfavoráveis para navegação de pequenas e médias embarcações. O pico de ondas deve chegar a 3,5 metros, com risco de ressaca pra este sábado.
A Defesa Civil está em estado de monitoramento na cidade e qualquer emergência pode ser acionada pelo 199 ou 193.
Situação de emergência
De acordo com o relatório divulgado pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) na sexta-feira, sete cidades decretaram situação de emergência. As ocorrências foram registradas nas regiões Sul e Extremo Sul.
O documento apontou que 215 pessoas estão desalojadas e nove desabrigadas por conta das fortes chuvas que atingiram a região na última semana. As cidades que decretaram situação de emergência são: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá.
Kits com cesta básica, água potável, itens de limpeza, higiene e colchões foram enviados aos afetados.