Realeza
Rainha mais longeva da Europa abre mão do trono
A decisão da rainha Margrethe II, da Dinamarca, foi divulgada durante seu discurso de Ano Novo
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]

Os moradores da Dinamarca foram pegos de surpresa durante o discurso de Ano Novo da rainha Margrethe II. A monarca, de 83 anos, anunciou que vai abdicar do trono no dia 14 de janeiro.
A rainha é considerada a mais longeva da Europa, há 52 anos no comando do trono dinamarquês. O anúncio foi transmitido pela TV ao vivo. Margrethe assumiu o trono em 1972 e, agora, seu filho mais velho, o príncipe Frederik, vai ser o novo monarca.
Continua depois da publicidade
A matriarca real passou por uma cirurgia nas costas em fevereiro. O procedimento a fez refletir sobre o futuro e decidiu que chegou a hora de passar o trono para a próxima geração. “Decidi que agora é o momento certo. Em 14 de janeiro de 2024, 52 anos após eu suceder meu amado pai, vou abdicar do trono como rainha da Dinamarca”, declarou.
No país escandinavo, o poder administrativo é do parlamento e do governo constituído pela frente política, que tem a maioria dos assentos do legislativo. A realeza representa a nação nas formalidades tradicionais, como visitas de Estado e celebrações nacionais, mas não se envolve na política partidária.
Continua depois da publicidade
Amanda Moser
Amanda Moser; jornalista no DIARINHO, formada pela Univali. Produz conteúdo para as redes sociais e portal on-line com foco na editoria de geral e variedades.