Saúde
Novo hospital da Unimed em Itajaí abre ambulatórios a partir de 2025
Unidade será inaugurada em etapas a partir de janeiro de 2025
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O novo hospital da Unimed Litoral em Itajaí já tem data para começar a operar. Com adiantamento da obra na rua João Bauer, no centro da cidade, a primeira etapa tem previsão de ser inaugurada em janeiro de 2025, com quatro dos 14 pavimentos em funcionamento. Os investimentos nesta primeira fase, a ambulatorial, ultrapassam a marca de R$ 200 milhões e devem chegar a R$ 400 milhões com a conclusão do projeto. A obra iniciou em junho do ano passado.
A inauguração será por etapas. A unidade de saúde deve iniciar suas operações com prontos-atendimentos adulto e pediátrico, ambulatório de oncologia, clínica médica com 40 consultórios de especialidades e o centro de diagnóstico por imagem e mais 25 leitos para internação. “Teremos, também, algumas áreas de apoio, além de um prédio anexo que vai abrigar nossa área comercial e um café aberto ao público”, explica o diretor de serviços próprios, Mário Fernando Silva. Ele adianta que a obra continua até 2027, quando está prevista a conclusão.
“Conforme formos concluindo, cada andar já deve ser equipado e entrar em operação. A ocupação será gradativa”, explica o engenheiro responsável pela obra, Rafael Ronchi. Ele acrescenta que os setores que compõem a etapa ambulatorial são os considerados emergenciais e que devem desafogar a demanda do hospital de Balneário Camboriú num primeiro momento.
“O projeto do hospital da Unimed Litoral de Itajaí está se concretizando e estamos trabalhando para iniciarmos os atendimentos de pronto-socorro, oncologia, diagnóstico e atendimentos ambulatoriais no início de 2025. O projeto caminha dentro do planejado e estamos muito satisfeitos com o andamento da obra”, diz o presidente da Unimed Litoral, Umberto João D’Ávila.
Megaprojeto com 14 pavimentos
Este será o primeiro hospital da Unimed em Itajaí e quando concluído será um dos maiores do estado, com área de 38 mil metros quadrados divididos em 14 pavimentos. Estão previstos inicialmente 165 leitos para internação adulto e infantil, 35 de UTI, centro cirúrgico com mais de 20 salas para procedimentos de alta, média e baixa complexidade, salas de recuperação, entre outros setores e clínicas em diferentes especialidades, além de outros serviços.
Com a conclusão desta obra a Unimed Litoral passa a contar com dois hospitais e uma maternidade que juntos somam mais de 63 mil m² para atendimento a 100 mil pessoas e 2500 empresas. O complexo hospitalar deve atender as demandas das cidades de Balneário Camboriú, Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha, Porto Belo e São João do Itaperiú. “O dinamismo da região, uma das que mais cresce no estado, incentiva novos investimentos”, completa Umberto D' Ávila.