Prata da casa
Surfista de 11 anos é vice campeã de etapa do brasileiro
Valentina Zanoni ainda foi a quarta colocada na categoria sub-14 no Pernambuco
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A surfista de Itajaí Valentina Zanoni, de apenas 11 anos, foi destaque da primeira etapa do circuito brasileiro das categorias de base, na Praia do Borete, em Pernambuco. Representando Santa Catarina com o time da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), ela conquistou o vice-campeonato na categoria sub-12 e a quarta colocação na categoria sub-14, disputando as finais das duas categorias.
Valentina é atual campeã catarinense sub-12 e vice-campeã sub-14, garantindo a vaga para a disputa do Brasileiro na temporada 2023. Ela ainda tinha direito a participar da categoria sub-16, mas abriu mão da vaga. A segunda etapa da competição nacional será em agosto, no Espírito Santo. No próximo final de semana a itajaiense disputa o evento Hangloose, em Mongaguá, no litoral paulista.
Continua depois da publicidade
“Sabíamos que seria difícil, nível altíssimo e que a chance de chegar em uma final só seria possível com muito foco e dedicação. Chegando em Pernambuco, a Valentina acordava as 5h da manhã para surfar, horas de água, se adaptando a um mar diferente. Ela sabe o que quer e não veio para brincar. Montamos estratégias de competição, foram um total de seis baterias para chegar nas finais, mas ela conseguiu, surfou muito e estava nas duas finais”, conta a mãe Beatriz Barbarotto Gusson.
Classificada para as duas finais, Valentina disputou primeiro a bateria da sua categoria, a sub-12, ficando atrás apenas da atual campeã brasileira. “Na primeira final, sub-12, ela brigou de igual com a atual campeã brasileira, ficou em 2ª no detalhe, foi lindo de ver. Na sub-14 ela entrou seguida da primeira final, cansada, sem forças para remar. Acabou não conseguindo surfar bem e finalizou na 4ª colocação”, explica a mãe.
Continua depois da publicidade
Incentivadora da carreira da filha junto com o pai Cleber Zanoni, Beatriz conta que a família se mudou de Marília (SP) para Itajaí em 2019 para realizar o sonho de Valentina de se tornar surfista, esporte que pratica desde os sete anos de idade. Em Itajaí, ela é treinada pelo surfista profissional Jonatan Busetti e conta com patrocínio e gestão de carreira da Zah Empreendimentos.