A Portonave recebeu neste final de semana um dos maiores navios que já atracaram na costa brasileira. O APL Dublin é um porta-contêineres com 347,2 metros de comprimento, 45,2 metros de largura e capacidade de transportar 10.798 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés).
O gigante estreou na Portonave e é um dos três maiores navios que o terminal já recebeu em sua história. O naviozão chegou ao porto no domingo ao meio-dia e partiu perto das 14h de segunda ...
O gigante estreou na Portonave e é um dos três maiores navios que o terminal já recebeu em sua história. O naviozão chegou ao porto no domingo ao meio-dia e partiu perto das 14h de segunda-feira. O APL Dublin é da armadora CMA CGM.
Nova era
Em 2022, dos 632 navios que atracaram na Portonave, 100 tinham pelo menos 330 metros. Destes, somente um acima de 340 metros: o APL Yangshan, com 347,5. Na época, em novembro de 2022, a embarcação era a maior da história já recebida pela Portonave.
Além da chegada do gigante, a Portonave soma outras conquistas neste início de 2023. Entre elas a consolidação como porto mais movimentado de Santa Catarina e da região Sul do país, além de ficar em segundo no ranking nacional. Passam pelo terminal 15% da movimentação de contêineres do Brasil.
Na exportação, os destaques foram a movimentação de carnes (39,7%), madeira (34,7%) e tabaco (5,7%). Na importação, foram os plásticos e derivados (15,7%), materiais têxteis (10,5%) e maquinário (9,5%).
Bacia de evolução
A Portonave aguarda a ampliação da capacidade da bacia de evolução no rio Itajaí-Açu para receber cargueiros ainda maiores. Hoje, o limite é para embarcações de até 350 metros de comprimento. Com as obras de ampliação, o limite pode passar para 400 metros. A proposta, no entanto, ainda está no papel e não tem prazo pra ser implantada.