Saudades, Paulo Gustavo
Dona Hermínia cover encanta moradores e turistas em BC
Vídeos já bateram 1 milhão de views e conquistaram fãs impressionados com a semelhança com o personagem de Paulo Gustavo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Renata Rosa
Especial para o DIARINHO
Era apenas uma fantasia para ir à festa de aniversário da amiga Raquel quando Kauan Serafim, de 26 anos, se vestiu como “Dona Hermínia”, há três meses. Afinal, todos diziam que ele tinha os traços e o jeitinho do comediante carioca Paulo Gustavo, vítima fatal de covid em 2021.
Mas a caracterização ficou tão perfeita que, após o festerê, os amigos o convenceram a desfilar pelas ruas de Balneário Camboriú. “Eles disseram que aquilo não podia ficar restrito ao nosso círculo social. Dito e feito: em 24h, conquistei 4 mil seguidores no Instagram!”, comemora.
Os vídeos em que a Dona Hermínia de BC interage com moradores e turistas logo viralizaram nas redes sociais. No Tik Tok, onde tem 61 mil seguidores, um vídeo bateu 1 milhão de views. No Instagram, são 14 mil seguidores e o vídeo mais assistido chegou a 162 mil visualizações.
A visibilidade nas redes já está rendendo frutos. Kauan deu entrevista para a TV, recepciona senhoras em confeitarias e dá o ar da graça em bingos. “Como a personagem é super mãezona, sou chamada para fazer a experiência das clientes mais agradável”, revela.
E além das abordagens que rolam no improviso, Kauan reuniu amigos e o companheiro Douglas para elaborarem e atuarem em esquetes cômicas baseadas em cenas da trilogia “Minha mãe é uma peça” e outras, denunciando homofobia.
Quem grava os vídeos e coloca nas redes é Lucas Silveira dos Santos, que de fã virou produtor. “Fiquei tão encantado que pedi um vídeo me desejando feliz aniversário, e dali surgiu a parceria”, relembra.
O segundo teste de fogo para a Dona Hermínia de BC foi na última Parada pela Diversidade, em novembro, quando Kauan subiu no trio elétrico. Foi a glória! “Fui muito bem recebido, fiz fotos com muita gente. Dona Hermínia era uma personagem que deixou saudade. Para mim, ela não morreu, e vou me dedicar a mantê-la viva na memória das pessoas”, almeja.
Incorporar a personagem de Paulo Gustavo ajudou a superar a perda
O irmão Silvionei conta que a homenagem que Kauan faz a Paulo Gustavo não é à toa, e que ele ficou muito abatido quando o ídolo faleceu. “Ele não queria mais comer nem sair, teve que tomar antidepressivo até”, revela.
Kauan não gosta de lembrar da época, quando o Brasil ainda não tinha vacina contra a covid pra todo mundo. “Paulo era muito amado, tava no auge da vida, muitos morreram de covid, mas a morte dele foi a mais dolorida pra mim”, confessa.
O que Kauan não poderia imaginar era que, no ano seguinte, o personagem mais icônico do seu ídolo iria se tornar seu avatar. Quando percebeu a aceitação dos vídeos e a receptividade nas ruas, não pensou duas vezes: largou o emprego de promotor de marketing para se jogar de cabeça na carreira de Dona Hermínia cover e digital influencer. “Eu sempre me virei, já trabalhei em supermercado, salão de beleza, padaria e sabia que um dia ia conseguir o meu sonho, que é levar alegria ao povo, fazer a diferença no mundo”, conta.
Kauan diz que o estalo de que sua vida poderia ser diferente ocorreu há cerca de dois anos, quando ainda morava no interior do Rio Grande do Sul e trabalhava na campanha política de um deputado. Mesmo sem ter vencido, o candidato viu nele potencial e lhe disse algo que nunca esqueceu: “está na hora de tu plantares em terra fértil”. Ele até tentou ser vereador em sua cidade, mas a homofobia no partido o impediu de sair candidato.
Foi aí que ele se mudou com o companheiro para BC. Melhor para os catarinenses, que podem topar com a Dona Hermínia nas ruas. Quem quiser levar a Dona Hermínia cover para seu evento pode mandar um direct no insta @donaherminiadebc.
Via Streming
“Filho da Mãe” estreia na Amazon Prime
Inspirado nas suas próprias vivências ao lado de uma mãe de personalidade muito forte, “Minha Mãe É Uma Peça” foi adaptado para os cinemas em 2015 e, rapidamente, fez muito sucesso, se tornando o filme mais assistido no Brasil no ano do seu lançamento. A morte do ator foi alvo de muita mobilização – afinal, quando Paulo morreu já se tinha descoberto uma vacina para a covid-19 e a vacinação já estava em etapa avançada em diversos países, o que gerou muita revolta por parte da sociedade civil brasileira. Para honrar sua memória e trabalhos cativantes, diversos especiais foram feitos em sua homenagem. É o caso de “Filho da Mãe”, que estreou no início de dezembro na Amazon Prime Video.
A produção original da produtora carioca A Fábrica para plataforma de streaming se aventura pelos bastidores da última peça em turnê que Paulo fez antes de morrer, onde se apresentava ao lado de sua mãe, Dona Déa. Nos palcos, os dois cantavam e brincavam juntos, mostrando a intimidade e cumplicidade que era a base do relacionamento dos dois. Além disso, o documentário conta com o depoimento de familiares e amigos – entre eles alguns nomes famosos, como Pedro Bial e Ingrid Guimarães – que conviveram com Paulo ao longo dos anos.