100 empregos
Multinacional vai investir R$ 200 milhões em Araquari
Com expansão, fábrica da Hyosung vai quase duplicar capacidade de produção e contratar mais 100 empregados
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



A multinacional sul-coreana Hyosung está na fase final para execução de um projeto de ampliação da planta de produção de Araquari, no norte do Estado, que vai gerar 100 empregos diretos e aumentar a capacidade da fábrica em 80%. O projeto de expansão da unidade prevê a construção de 8,5 mil metros quadrados e investimento de R$ 200 milhões.
A Hyosung é líder mundial na produção de fios de elastano, fibra sintética usada na indústria têxtil. A fábrica em Araquari tem capacidade de produzir 12 mil toneladas por ano do produto.
Continua depois da publicidade
Conforme o secretário Estadual da Fazenda, Paulo Eli, que teve reunião com executivos da empresa na segunda-feira, as contratações vão priorizar profissionais da região. Atualmente, a fábrica conta com cerca de 300 empregados.
Os representantes da empresa discutiram com o governo estadual o processo de licenciamento ambiental do novo projeto. “A Hyosung é uma empresa que vem colaborando com o desenvolvimento no norte do Estado, fortalecendo a cadeia produtiva e, com a ampliação, vai gerar mais 100 empregos diretos na unidade”, destacou Eli.
Continua depois da publicidade
Na semana passada, a empresa pediu a Licença Ambiental de Operação (LAO), última etapa do licenciamento, que permite o início das atividades. A previsão é de que o documento saia em até 30 dias.
“Trata-se de um processo ambiental de grande porte que será tratado com total celeridade pelo órgão ambiental representando importante contribuição para o desenvolvimento econômico e sustentável da região”, comentou o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Daniel Netto.
A fábrica em Araquari fica às margens da BR-101, foi construída há 10 anos e soma 40 mil metros quadrados. A unidade atende o mercado nacional e também países da América do Sul.