Sul do Brasil
Receita faz leilão de mercadorias apreendidas
Entre os produtos que vão pro pregão estão veículos, celulares, videogames e eletrônicos
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]






A Receita Federal abriu o envio de lances pro 4º leilão regional de mercadorias, que abrange produtos em seis unidades: Itapoá (SC), Joinville (SC), Cascavel (PR), Foz do Iguaçu (PR), Curitiba (PR) e Maringá (PR). No total serão 286 lotes, a maioria de veículos usados, celulares, videogames e outros tipos de eletrônicos.
As mercadorias têm valor estimado de R$ 31,2 milhões. Os interessados em comprar mercadorias nos leilões da Receita podem acessar a página do órgão [www.gov.br/receitafederal] e clicar no link Leilão. Os lances são realizados através do sistema disponibilizado na Central de Atendimento Virtual ao Contribuinte (Portal e-CAC).
Continua depois da publicidade
As propostas podem ser apresentadas até o dia 17 de maio às 21h. No dia 18, às 10 horas, as propostas serão reveladas e terá início a sessão pública de lances pros lotes em que a concorrência foi mais acirrada, conforme as regras do leilão [http://www25.receita.fazenda.gov.br/sle-sociedade/portal/edital/900100/4/2021].
Podem participar do leilão pessoas físicas e jurídicas, sendo que 186 lotes têm concorrência apenas às empresas por serem de lotes de mercadorias que podem ser destinadas à revenda ou ter uso comercial. Por exemplo, estarão no leilão os lotes de simuladores computadorizados de direção usados em autoescolas, que serão leiloados pela unidade de Itajaí.
Continua depois da publicidade
As pessoas físicas que quiserem participar do pregão têm que respeitar o limite de propostas. Sendo de até duas propostas nos lotes de veículo, videogame e relógio/parte. Uma proposta para moto aquática e embarcação. Entre os lotes dos veículos, 21 estão com restrição judicial para circulação, além de outros veículos que apresentam problemas mecânicos ou avarias.
Não caia no golpe
A Receita diz que a única maneira segura de acessar o leilão é pela página da Receita Federal. Em outros leilões, golpistas tentaram se passar pela página de leilões da Receita Federal. Para evitar cair em fraudes, é importante lembrar que o domínio de acesso oficial da Receita Federal sempre terminará em gov.br, e que todos os pagamentos são realizados através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), sem necessidade de transferências ou depósitos adicionais.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"