“Pansexualidades”
Exposição fotográfica explora formas eróticas em frutas, legumes e objetos
Trabalho do artista Charles Steuck, de Blumenau, reúne 20 ampliações de fotografias temáticas em mostra inédita na Capital
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]





O artista Charles Steuck, de Blumenau, está com sua primeira exposição individual aberta em Florianópolis, onde vive há seis anos. A mostra fotográfica “Pansexualidades” traz 20 ampliações de uma série temática de fotografias autorais.
As imagens mergulham no universo da pareidolia, fenômeno psicológico pelo qual as pessoas reconhecem formas, figuras, rostos e outros padrões em objetos, materiais e coisas aleatórias.
Continua depois da publicidade
É o mesmo fenômeno que faz as pessoas identificarem formas de animais ou rostos nas nuvens, por exemplo. No caso do trabalho do artista, as fotografias de frutas, legumes e verduras remetem ao erotismo e aos órgãos sexuais.
As experimentações de Charles com essas formas vem sendo feitas desde quando ele fotografava com câmera analógica. Em 2003, o museu de Arte de Blumenau recebeu uma exposição com as imagens ampliadas que brincam com a sensualidade das coisas.
Continua depois da publicidade
Além de frutas e legumes, as formas existentes em pedras, paredes, animais e vegetação são exploradas pelo artista, combinando com cuidado luz e sombra pra fazer suas provocações.
A exposição do fotógrafo está aberta no espaço de Culturas Caapora, no Campeche, de segunda a domingo, das 11h30 às 14h30, e nas noites de quinta a sábado, das 19h às 22h. O trabalho ficará no local até do dia 28 de fevereiro.