Itajaí
Morador do bairro das Nações tá recebendo água suja em casa
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Há cerca de um mês a água está chegando suja nas torneiras das casas da rua Síria, no bairro das Nações, em Balneário Camboriú.
O corretor de imóveis Rafael Luperi, 31 anos, chegou a tirar a prova real sobre a cor da água. Ele encheu um litrão de plástico com água da Emasa e ao lado colocou um litrão de água mineral. “A Emasa está entregando água suja no bairro das Nações. Fui ver a água do meu vizinho e está assim também”, conta.
Continua depois da publicidade
Rafael chegou a enviar um e-mail pra Emasa e a resposta não lhe convenceu. A Emasa disse que entre os dias 21 e 31 de agosto ‘houve diversas manutenções preventivas e corretivas na rede, junto com uma obra de interligação de adutora’. Isso teria influenciado na qualidade da água em alguns bairros de Balneário.
“Considerando que esta adutora é a principal de abastecimento público, o efeito negativo observado pelo cliente também foi experimentado por outros bairros”, informou a Emasa, via e-mail ao consumidor. O cliente diz que após o contato a água continuou chegando ruim do mesmo jeito.
Continua depois da publicidade
O corretor só faz o uso doméstico da água, mas ele alega que na rua Síria tem comércios e consultórios da área de saúde que também estão sofrendo com o problema. Na semana passada, o DIARINHO recebeu reclamações sobre a qualidade da água, também, na praia dos Amores.
“Obras culpadas
A Emasa informou ao DIARINHO que o problema com a água escura tá rolando com frequência nos últimos meses, na região dos bairros Ariribá, Nações e praia dos Amores. O problema seria relacionado aos consertos emergenciais, principalmente pela obra do elevado da 4ª avenida, que pode acabar atingindo a rede e causando acidentes. “Para melhorar a situação, estamos dando diariamente descargas na rede”, explicou a autarquia municipal de água em Balneário Camboriú.
Água do Semasa no Gravatá
Os moradores de quatro bairros de Navegantes estão sofrendo com a água suja nas torneiras esta semana. O problema começou na terça-feira, especialmente nos bairros São Domingos, São Paulo e centro. Ontem os moradores do bairro Gravatá receberam água suja, também, nas torneiras.
Uma moradora da rua Costa Panorâmica, no Gravatá, conta que mora perto do mercado Top e que a sujeira na água foi percebida logo após o meio-dia. “Meu filho foi lavar a bike e me chamou desesperado com a cor da água”, conta. Por volta das 16h, a cor da água já tinha voltado ao normal.
Segundo Arlindo Nunes Barboza, superintendente do Sesan, a água distribuída em Navegantes é fornecida pelo Semasa, de Itajaí. A autarquia identificou problemas na água na segunda-feira e está fazendo uma manobra nos registros e reservatórios para a retrolavagem na rede.
Continua depois da publicidade
A Sesan notificou o Semasa por conta da turbidez e espera um retorno sobre as medidas tomadas.
Victor Silvestre, diretor de Saneamento, explica que a água que abastece Navegantes é a mesma fornecida aos bairros centro, Fazenda e Praia Brava. Se o problema fosse da autarquia, os moradores desses outros bairros de Itajaí também teriam tido problemas – o que não teria ocorrido. Mesmo assim, o Semasa ficou de checar a informação.
Cordeiros e Salseiros
Itajaí também registrou água suja nas torneiras. Na segunda e terça-feira, houve queixas no bairro Salseiros. Nesta quarta-feira, o problema foi no bairro Cordeiros. O Semasa informou que houve rompimento na adutora de Cordeiros, sondagem de rede e um vazamento que causaram a turbidez na água.
Continua depois da publicidade