Uma inovação que alia saúde e sustentabilidade. Há 20 dias, a empresa Ásia Shipping Logística, de Itajaí, mantém no terceiro andar do edifício onde tem sede uma horta comunitária. Um espaço verde em pleno terraço do Centro Empresarial, no bairro Fazenda.
Continua depois da publicidade
A ideia foi do diretor comercial da companhia, Rafael Dantas, que hoje, literalmente, colhe os frutos da novidade. “Nós somos a primeira empresa de Itajaí a implantar uma horta comunitária para consumo ...
A ideia foi do diretor comercial da companhia, Rafael Dantas, que hoje, literalmente, colhe os frutos da novidade. “Nós somos a primeira empresa de Itajaí a implantar uma horta comunitária para consumo dos próprios colaboradores. Queremos que outros copiem a iniciativa” conta o diretor.
Continua depois da publicidade
Rafael Dantas tem uma horta semelhante no quintal de casa. A ideia de estender o projeto para o “pátio” da empresa foi avalizada pelo jardineiro Fernando Ferraz, que ficou encarregado de plantar e colher os vegetais.
O pequeno porém rico horto tem frutas como laranja, morango, tomate-cereja, jabuticaba e tangerina. Também são cultivadas folhas de chás orgânicos, como hortelã e boldo, e temperos como tomilho, sálvia e orégano.
Continua depois da publicidade
Um dos vegetais mais raros encontrados por lá é a ora-pro-nóbis, do latim “ora por nós”, uma folhinha cumprida que pode ser usada como cerca viva, ornamento e também alimento. Ela é muito consumida por veganos, já que tem 25% de proteína e alto valor nutricional.
“Você pode substituir um bife por algumas folhas, por exemplo. As folhas contêm altas quantidade de proteína e são saborosas”, garante Ferraz, que chegou a comer, pura mesmo, uma folhinha inteira. jp n
Cultivo em hidroponia
A horta é mantida por um sistema chamado hidroponia, uma técnica de cultivo que dispensa o uso do solo. As raízes são irrigadas por uma solução de água e outros nutrientes que saem de um compartimento e são transportados através de canos de PVC até as plantas. “Essa técnica não ocupa espaço, é relativamente barata e altamente viável”, afirma Rafael Dantas.
Os alimentos orgânicos mantidos na horta são consumidos pelos próprios funcionários da empresa. Segundo o diretor comercial, os 45 colaboradores da Ásia Shipping costumam colher chás, temperos e hortaliças, sempre na saída do trabalho.
“Eles não precisam ir até uma feira para comprar uma erva para temperar o peixe no almoço. Tem tudo aqui, à disposição”, frisou Rafael.
Continua depois da publicidade