A ova da tainha é considerada o produto mais valioso. De grande valor no mercado europeu, ela é comercializada seca e apreciada geralmente como aperitivo, acompanhada de salada e azeite de oliva. A moela da tainha também tem boa saída pro exterior, assim como a bottarga, que é a ova de tainha salgada e desidratada, que os gringos chamam de caviar do Mediterrâneo.
Continua depois da publicidade
Após ser retirada da tainha, a ova é lavada, classificada por tamanho e colocada em pares dentro de pequenos sacos plásticos. O último passo é botá-la em caixas, pra ser congelada e exportada pra ...
Após ser retirada da tainha, a ova é lavada, classificada por tamanho e colocada em pares dentro de pequenos sacos plásticos. O último passo é botá-la em caixas, pra ser congelada e exportada pra Europa. O mesmo procedimento é feito com a moela, só que sem classificação por tamanho. O peso da ova corresponde a aproximadamente 8% da tainha fêmea e durante uma boa safra são comercializadas cerca de 500 toneladas pros gringos.
Continua depois da publicidade
Caviar peixeiro
A empresa Caviar Brasil, do bairro Fazenda, em Itajaí, está produzindo a bottarga pra exportação. O famoso caviar do Mediterrâneo tem aceitação na alta gastronomia dos países das Américas e no gosto popular de países como França, Itália e Espanha, no Mediterrâneo, além da Ásia. Exportamos principalmente para a Itália e Taiwan. A bottarga é valorizada lá fora pela tradição, costume alimentar, faz parte da história do povo europeu. Em Taiwan também é muito consumida, como se fosse o panetone do nosso Natal, conta Bernardo Fuck, diretor da empresa.
Continua depois da publicidade
Mas as vendas pro exterior neste ano não devem ser tão fáceis, até mesmo pelo baixo preço do dólar no Brasil. Ano passado, o dólar girava em torno de R$ 1,80, e agora tá R$ 1,60. Fica difícil competir com os outros mercados, sem falar das barreiras tarifárias ou sanitárias dos países estrangeiros, alerta Bernardo.
A Caviar Brasil fabrica a bottarga (que significa ova em italiano) em Itajaí há pouco menos de um ano.
TAINHA NA BRASA
Faltando poucos dias pra começar a safra da tainha, o DIARINHO deixa uma receita pra você já ir se preparando e não fazer feio na hora de preparar a escamosa pra familiares e amigos. Não tem erro: é só seguir os passos e depois se empaturrar.
Ingredientes
Continua depois da publicidade
- 1 tainha de aproximadamente 1,5 kg a 2 kg
- 5 limões
- Cheiro verde
- Coentro
- 1 cebola média
Continua depois da publicidade
- 1 colher de sopa de azeite
Modo de Preparo
- Limpe as vísceras da tainha e tenha o cuidado de não tirar as escamas
- Deixe-a inteira
Continua depois da publicidade
- Lave com limão principalmente na parte interna
- Corte em pedacinhos o cheiro verde, o coentro e a cebola
- Misture todos esses ingredientes com o suco de um limão e o azeite
- Coloque os ingredientes no interior da tainha e costure em seguida
- Coloque para assar na brasa um lado de cada vez, até notar que as escamas ficaram pretinhas, ou seja, bem assadas
- Sirva ainda quente, podendo acompanhar arroz branco e batatas
Tempo de preparo: 30 minutos
Porções: oito