Um espetáculo inusitado. Assim foi o lançamento da 25ª edição da Marejada festa Portuguesa e do Pescado, ontem à noite, no teatro Municipal de Itajaí. Teve cantoria de Célia Pedro, Hino Nacional, apresentação da Orquestra Filarmônica de Itajaí e até o prefeito Jandir Bellini (PP) dançando música portuguesa. Pela palhinha, já deu pra notar que o prefeito é bom de salão.
Continua depois da publicidade
O lançamento da Marejada, que acontecerá de 7 a 23 de outubro, rolou em forma de espetáculo. A cantora Célia Prado abriu a noite soltando o gogó com músicas portuguesas. Depois teve o Hino Nacional ...
O lançamento da Marejada, que acontecerá de 7 a 23 de outubro, rolou em forma de espetáculo. A cantora Célia Prado abriu a noite soltando o gogó com músicas portuguesas. Depois teve o Hino Nacional tocado no piano e a homenagem às pessoas que organizaram as 24ª edições anteriores da festa. Entre os homenageados estavam Raquel Seita, primeira rainha da festa; o empresário Felipe Graf;os falecidos Sérgio Rizzi e Aldo Cunha Neto; Renato Silva; Acyr Cunha; Osmar Nunes Filho, o Mazoca; e os ex-prefeitos Arnaldo Schmitt, João Omar Macagnan, Jandir Bellini e Volnei Morastoni. Dos ex-prefeitos, apenas Bellini e Macagnan pintaram na homenagem.
Continua depois da publicidade
Renato Silva, que fez parte da comissão da festa de 1987, falou das dificuldades de realizar a primeira Marejada. Ele agradeceu horrores ao Mazoca que, na época, era presidente da Santur. Renato disse que, graças ao Mazoca, a primeira Marejada, que durou apenas um final de semana, foi divulgada nacionalmente a reboque da Oktoberfest e da Fenarreco.
Após a entrega das placas aos homenageados, a secretária interina de Turismo, Valdete Campos, subiu no palco pra lançar a festa e, como disse o prefeito Bellini, tremeu na base. Visivelmente emocionada, as palavras de seu discurso quase não saíam. Mesmo nervosa, ela conseguiu falar do empenho que é realizar uma festa deste tamanho, ainda mais quando se está interinamente no cargo.
Continua depois da publicidade
Em seguida foi apresentado o vídeo de divulgação da Marejada 2011. O filme, quase caseiro, trouxe algumas das apresentações deste ano, como Expresso Rural, Um bom partido, Darci o Manezinho, entre outros grupos.
Dança no palco
Quando tava quase chegando nos finalmentes do festerê, os artistas convidaram o pessoal da plateia pra dançar. O prefeito Bellini e o ex-prefeito Macagnan não se recusaram e subiram no palco pra mostrar todo o suingue português. Pra terminar a apresentação, Célia Pedro e seu acompanhante Cristiano cantaram Adeus tristeza.
O prefeito, em seu discurso que encerrou o lançamento, adiantou que espera que a Marejada dê adeus à tristeza e possam ser 17 dias de folia. Agradeceu aos realizadores das outras edições e brincou que a primeira festa sempre é mais fácil de ser feita, já que não tem ninguém pra criticar. Também não deixou de comentar o perrengue que é agradar a todos. Se não tem show nacional, um pagode, o público não vem, comentou, falando que a festa deste ano será um pouco diferente. Depois do blablablá e das apresentações, a galera pôde experimentar as delícias gastrônomicas que estarão à venda na Marejada.
A diferença deste ano estará no fato de todo o setor gastronômico ficar dentro do pavilhão do centreventos. Também não terá grandes shows nacionais, mas serão mais de 300 atrações, inclusive haverá um memorial dos 25 anos da festa. A entrada de segunda a quarta-feira será na faixa. Já de quinta a domingo, o ingresso custará R$ 10 e R$ 5 a meia entrada. A cobrança no sábado e domingo só acontecerá depois das 18h. O último domingo da festa será digrátis também.