A fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi), da prefa peixeira, abre segunda-feira da semana que vem as inscrições pro curso de formação chamada Atendimento e acolhimento ao turista da regata Volvo Ocean Race. Formulado em parceria com os técnicos da secretaria de Turismo, o curso vai preparar o povão pra receber a turistada tanto do Brasil quanto de fora do país. Quem tá interessado em se capacitar não pode marcar touca, porque a inscrição vai só até sexta-feira, dia 9.
Continua depois da publicidade
São ao todo 120 vagas. Destas, 40 são pro pessoal do chamado trade turístico, como motoristas de táxis, condutores de vans e guias turísticos. Outras 40 podem ser ocupadas por qualquer pessoa que ...
São ao todo 120 vagas. Destas, 40 são pro pessoal do chamado trade turístico, como motoristas de táxis, condutores de vans e guias turísticos. Outras 40 podem ser ocupadas por qualquer pessoa que queira agarrar a oportunidade de ganhar uma grana durante a regata internacional e queira se preparar pra isso. As demais são destinadas pra barnebazada da própria prefa.
Continua depois da publicidade
Pra se inscrever no curso, que é digrátis, precisa ter mais de 16 anos e morar em Itajaí. A inscrição é feita diretamente na sede da Feapi, que fica na rua Tijucas, 511, bem na frente da loja de motocas do Toni Center, no centrão da cidade.
Continua depois da publicidade
Como vai rolar o curso
O curso tem um total de 240 horas de duração. Pra deixar o pessoal peco no inglês serão destinadas 100 horas. Outras 100 pra ensinar o povão a falar espanhol. O restante é toques e dicas sobre como falar bem de Itajaí e de Santa Catarina e como agradar a turistada.
As aulas que começam em 14 de setembro vão rolar sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras. O curso só termina em 27 de fevereiro do ano que vem. O pessoal do trade turístico e a barnabezada terão aulas à noite. O curso pra comunidade vai ser à tarde.
A vantagem de fazer o curso, diz Valdete Campos, chefona do Turismo em Itajaí, é que o aluno já sai com certificação também pra trampar no receptivo dos turistas que chegam na cidade através dos navios de cruzeiro. É o selo OK, uma certificação que já temos há três anos e capacita as pessoas para melhor atenderem a demanda do turismo, diz a abobrona. Só pode trampar no receptivo quem tem a certificação.