Navegantes não entrou na onda. Enquanto todas as citys da região da associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) que podiam mudar o número de vagas no legislativo aprovaram a alteração, os vereadores de Navega rejeitaram o aumento de 10 pra 15 cadeiras. A votação rolou ontem à noite e todos os parlamentares foram favoráveis à manutenção do número de vagas.
Continua depois da publicidade
Apenas Maria José Flor (PMDB) e Fredolino Alfredo Bento (PMDB) não haviam assinado o projeto que pedia a alteração no número de vagas. No entanto, durante a sessão, os parlamentares deram uma paradinha ...
Apenas Maria José Flor (PMDB) e Fredolino Alfredo Bento (PMDB) não haviam assinado o projeto que pedia a alteração no número de vagas. No entanto, durante a sessão, os parlamentares deram uma paradinha e se reuniram numa sala fechada pra entrarem num consenso. Por fim, chegaram à conclusão que era melhor deixar como tava.
Continua depois da publicidade
O papel dos vereadores é fiscalizar o prefeito. Por que não ter mais cinco fiscais? Entendo que o aumento seria melhor, mas fiz uma enquete no meu Facebook e vi que 70% da população eram contra. Então vou acompanhar o desejo do povo, justificou Evandro Argenton (PSDB). Por outro lado, Lino sempre foi contrário ao aumento. Minha decisão não é por causa da população, mas pelo conceito que eu tenho de vereança. Aprovar o aumento seria legislar em causa própria, lascou.
Depois do anúncio da rejeição à mudança no número de vagas, os vereadores foram aplaudidos. A casa do povo tava lotada ontem à noite entre empresários que já tinham se declarado contrários à alteração, lideranças partidárias que defendiam o aumento e o povão.
Continua depois da publicidade
O presidente da associação empresarial da city (Acin), Francisco Carlos Gervásio, estava na torcida pela manutenção das 10 cadeiras. Acho uma grande oportunidade de Navegantes demonstrar pra Santa Catarina e pro Brasil que podemos melhorar o trabalho sem aumentar a quantidade. A população tá tão descrente que não aumentar o número de vereadores é dar uma demonstração de credibilidade, afirmou Francisco, antes da decisão dos parlamentares ser anunciada. E foi o que aconteceu. Em 2013, a câmara de Navega vai continuar com 10 cadeiras.