O administrador P.S., 55 anos, afirma que a calçada da avenida Marcos Konder, ao lado do supermercado CompreFort, centrão do Itajaí, tá sendo usada como extensão do depósito. As máquinas [empilhadeiras] impedem que as pessoas andem nas calçadas. A gente tem que ficar desviando se não quiser andar na rua, diz. Outra que reclama é a pedagoga Regina Vieira, 32. Pra ela, falta orientação aos trabalhadores que usam o passeio de forma errada. Durante a manhã é o pior período. Eles chegam, abrem os caminhões e descarregam tudo. As caixas ficam todas pela calçada, lasca.
Continua depois da publicidade
Se não bastasse a falta de consideração com os pedestres, Regina afirma que os motoras e chapas ficam cantando a mulherada charmosa que circula por lá. Geralmente eles fazem piadinhas e insinuações ...
Se não bastasse a falta de consideração com os pedestres, Regina afirma que os motoras e chapas ficam cantando a mulherada charmosa que circula por lá. Geralmente eles fazem piadinhas e insinuações, conta.
Continua depois da publicidade
Segundo o encarregado da segurança do mercado, Ricardo Brandão, a área onde é feita a carga e descarga é autorizada pela coordenadoria de Trânsito e Transportes (Codetran) da city peixeira. O cara explica que, pra evitar transtornos com a população, os brutos devem ficar estacionados a uma distância considerável, pros trampos rolarem entre os veículos e não ao lado deles, em cima da calçada.
Agora, estamos deixando um espaço no estacionamento para ser feita descarga da mercadoria ali, evitando que fique na calçada, atrapalhando o pedestre, diz.
Continua depois da publicidade
No entanto, a reportagem do DIARINHO deu um pulo por lá e viu que a coisa não tá funcionando conforme manda o figurino.
Além de não deixarem espaço entre os caminhões, os motoras ainda tão depositando paletes socados de caixas no meio do povão que caminha naquela área.
Vai mandar fiscalizar
O chefão da Codetran, José Alvercino Ferreira, afirma que a carga e descarga deve obedecer à área permitida. O local é autorizado, só tem que ficar de olho nos horários das placas. Se não obedecerem, serão notificados, diz.
Paulo Praun, secretário de Urbanismo de Itajaí, ficou dicara com a folgação dos motoras. Ele afirmou que vai mandar uma equipe checar as denúncias e prometeu acabar com a farra. O supermercado tem um ajuste de conduta com o Ministério Público e não pode usar a calçada pra carga e descarga. Eles possuem um estacionamento enorme e que deve ser usado para isso. Eles já foram avisados, disse.