O presidente dos brizolistas no Itajaí, Marcelo Sodré (PDT), tá disposto a largar o cargo de diretor comercial do porto e ainda arrastar pra fora da prefa todos os abobrões e bagrinhos indicados pela sigla. Entendo que essa história do Maurílio deu uma arranhada na relação, até porque o vereador foi pra um partido da base governista e que é da vice-prefeita. Eu não entendo isso como algo normal, afirma Marcelo.
Continua depois da publicidade
Ele vai juntar, na segunda-feira à noite, os membros da executiva e do diretório municipal pra que decidam se continuam ou se rompem a aliança com o governo Bellini. Além do posto de Marcelo, a sigla indicou os abobrões do Desenvolvimento Social, da Criança, Adolescente e Juventude e da fundação Cultural. Já no legislativo, com a saída de Maurílio, a legenda só fica com um representante, Paulinho Amândio (PDT).
Continua depois da publicidade
A vice-prefeita do Itajaí garante que não teve nenhuma participação na decisão de Maurílio largar o PDT e se filiar ao PSD. Ela diz que o responsável pela negociação foi o presidente municipal da sigla, Douglas Cristino da Silva (PSD). A conversa foi entre os vereadores. Nem conversei com o Maurílio ainda e nem com o Marcelo. Mas acho que o PDT tem grandes nomes e eles podem ver essa mudança como uma possibilidade de destacarem novas lideranças, acalenta Dalva.
Jandir diz que nem sabia da tal reunião decisiva do PDT. Eu não tenho conhecimento disso, o Marcelo não me falou nada. Eu acho que o diálogo é sempre o melhor caminho, opina o prefeito, num discurso cheio de cautela. Jandir passou meses negociando a entrada dos brizolistas na prefa peixeira, e pode ser que tudo tenha sido em vão por causa do troca-troca de partidos da última semana. Eu sei o quanto o Maurílio era importante pro partido, mas o governo não pode ser responsabilizado por isso, conclui.
A briga pela cadeira
Marcelo Sodré não recuou do discurso de que vai apelar pra dona justa pra conseguir a cadeira de Maurílio na casa do povo peixeira. Esta semana a minha preocupação é finalizar a nominata de vereadores. Mas semana que vem já farei o encaminhamento jurídico pra pedir o mandato dele, destaca o presidente dos brizolistas. Mesmo com a perda do parlamentar, Marcelo conta que a sigla conseguiu reunir bons nomes pra figurarem nas urnas no ano que vem.
Ele diz que o pior nem foi a saída de Maurílio, mas o fato de ele só ter feito isso aos 45 do segundo tempo. Mesmo assim, Marcelo tem esperança de que nem precise ir pros tribunais pra ficar com a cadeira do parlamentar. Espero que ele, que sempre se pautou pela moralidade, se paute por ela e devolva o mandato pro partido. Porque ele tem ciência que não é fundador do PSD, dispara.
O alvo de toda a briga diz que tá com a consciência tranquila quanto à decisão de mudar de legenda. Maurílio não esperava a cabreirice do presidente do PDT peixeiro. Quando fui pedir a desfiliação, pedi desculpas ao Marcelo, porque em toda mudança há uma reação. Sei também que eu dei minha contribuição ao partido nesse período, e ele me desejou boa sorte, frisa o parlamentar. Quanto à possibilidade de perder o mandato, Maurílio diz que é um direito da sigla e que vai esperar pra ver o que acontece. Não há nenhuma chance de eu entregar o mandato de livre e espontânea vontade, assegura.
Sem conversa fiada
Continua depois da publicidade
O presidente municipal do PSD e responsável pelo convite ao vereador Maurílio, Douglas Cristino da Silva, não fez uma análise tão passiva da reação de Marcelo Sodré. A conversa que tive com o presidente do PDT é que ele não pode subestimar as outras lideranças do próprio partido. O PDT não era só o Maurílio Moraes. Acho que, com essa atitude, ele está desrespeitando os outros líderes, apimenta Douglas. Ele ainda tenta remediar dizendo que, se não fosse pro PSD, o vereador teria ido pro PT. Tá faltando diálogo. O Marcelo tem que esfriar a cabeça pra gente poder conversar, avalia.
Douglas ainda se defende dizendo que nenhum presidente de partido político, em sã consciência, fecharia as portas pro vereador Maurílio. Quando fomos pedir a desfiliação dele, o Marcelo desejou boa sorte e agora fica remoendo por trás. Eu particularmente não acho que eles saiam do governo, acredita o parlamentar e líder do PSD.
E pra dizer que também sabe fazer a política da boa vizinhança, Douglas tenta apaziguar. O nosso interesse não é destruir ninguém, ao contrário, queremos construir. Ele acredita que, com essa história, Marcelo está fortalecendo ainda mais o nome de Maurílio e criando um mal-estar com as pessoas que gostam do parlamentar. Ele fala que vai pedir o mandato, mas isso não existe, ele não tem amparo legal pra isso, conclui o presidente do PSD peixeiro.
Espero que ele, que sempre se pautou pela moralidade, se paute por ela e devolva o mandato pro partido
Marcelo Sodré - presidente do PDT
Continua depois da publicidade
Quando fomos pedir a desfiliação dele, o Marcelo desejou boa sorte e agora fica remoendo por trás. Eu particularmente não acho que eles saiam do governo
Douglas Cristino da Silva - presidente do PSD