As mudanças em Camboriú não se deram apenas em obras estruturais. Segundo a coordenadora da defesa civil da city, Carla Krug, o plano diretor do município tá sendo revisto porque o atual é apenas um simples código de obras que, garante Carla, não dá parâmetro pra nada. E é assim, com mudanças estruturais e não-estruturais, que Camboriú se prepara pra evitar que o bairro Areias fique novamente com água chegando a 2,5 metros de altura nas ruas.
Continua depois da publicidade
A rua Bagdá, onde mora o técnico em elétrica Josimar Vechi, 21 anos, era alvo de alagamentos rotineiros que vinham a qualquer momento. Dessa forma, o povão ficava refém dos humores de São Pedro. ...
A rua Bagdá, onde mora o técnico em elétrica Josimar Vechi, 21 anos, era alvo de alagamentos rotineiros que vinham a qualquer momento. Dessa forma, o povão ficava refém dos humores de São Pedro. Muitas pessoas aqui têm bateiras em casa, porque nunca se sabe quando uma chuva mais forte vai chegar, afirma, pra em seguida completar: A população segue preocupada, mas agora parece que os moradores tão mais preparados.
Continua depois da publicidade
O aposentado Leopoldo Leite, 65, que mora numa casa de madeira, conta que, além da drenagem feita em diversas ruas do bairro, o rio Camboriú, grande responsável pela cheia de 2008, deveria ser desassoreado com frequência, o que melhoraria muito o escoamento das águas. Muita coisa precisa melhorar, mesmo que outras já tenham melhorado, porque agora, pelo menos, não houve perdas pras pessoas, observa.
A prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Mathias (PSDB), diz que todos os bairros da cidade foram contemplados com obras de drenagem. Enquanto muitos acham que isso não representa nada politicamente, nós entendemos que tirar a enchente da casa das pessoas significa dar qualidade de vida e segurança para a nossa gente, relata, lembrando que diversas ruas que atingiram enormes níveis de água em 2008, desta vez, mesmo com chuvas acima da média, saíram ilesas.
Continua depois da publicidade
O secretário de Saneamento Básico de Cambu, Janir Francisco de Miranda, afirma que, desde 2009, mais de 60 ruas já foram beneficiadas na cidade. Hoje todas as ruas recebem obras de drenagem antes de serem pavimentadas em Camboriú. Nosso investimento é muito alto. Desde 2009, já investimos mais de R$ 3 milhões de reais, ressalta.