A chuvarada voltou com tudo na madrugada de ontem e deixou a estrada da Rainha, no Balneário Camboriú, com risco de deslizamento. Pra evitar uma tragédia, a prefeitura interditou o local novamente pra passagem de veículos. Esta é a terceira vez que a via é brecada desde o início de setembro. Apesar do perrengue, a boa notícia é que a administração municipal finalmente conseguiu o decreto de emergência e agora estuda formas de reformar a via o mais rápido possível.
Continua depois da publicidade
A estrada foi fechada por volta das 10h de quinta-feira. Foram colocados cones e fitas impedindo a passagem de carros e motocas por lá. Um agente de trânsito também orientou os motoras a desviar ...
A estrada foi fechada por volta das 10h de quinta-feira. Foram colocados cones e fitas impedindo a passagem de carros e motocas por lá. Um agente de trânsito também orientou os motoras a desviar pelo bairro Pioneiros e seguir pela avenida do Estado, no sentido do Itajaí. Houve chuva forte na madrugada e ainda chove um pouco. Não podemos arriscar, conta o diretor da defesa civil da city, Maurício Chedid, o Cuca.
Continua depois da publicidade
A estrada só deve ser aberta novamente se parar de chover e não tiver mais risco de deslizamento. A reportagem esteve no local e viu que um pouco de terra chegou a escorregar pela canaleta de escoamento da água. Esta é a terceira vez que a via é brecada desde o início de setembro. Com o aguaceiro do mês passado, o morro simexeu 30 centímetros e abriu grandes fendas na pista, movendo o asfalto. Como a via está instável, a cada chuvinha a prefa interdita o local.
Obras emergênciais estão sendo realizadas desde então. Foram construídas canaletas pra deslocar a água da chuva no alto do morro e agora tá sendo feita uma escadaria em madeira, ferro e concreto, pro aguaceiro escorrer em apenas um local e não encharcar ainda mais a terra.
Continua depois da publicidade
Agora vai?!
Um fato pode agilizar a reforma do morro. Segundo Cuca, a prefa conseguiu o reconhecimento de estado de emergência da defesa civil estadual na semana passada. Com o decreto, poderão contratar uma empresa em caráter emergencial e começar a reforma geral da morraria o quanto antes.
O secretário de Planejamento Auri Pavoni afirma que será necessário deslocar quase todo o topo do morro e a obra, avaliada em cerca de R$ 5 milhões, ainda está sendo planejada. A prefa quer se reunir com os sete proprietários de terrenos no morro, propondo uma divisão de custos da reforma. Também querem decidir se a garibada será feita durante a temporada de verão. É uma obra de vulto. Por mais rápido que se faça, leva de quatro a cinco meses, afirma o abobrão.
Previsão pessimista
E a previsão do tempo não traz boas notícias. Segundo a meteorologista Noele Brito, da Epagri/Ciram, hoje, amanhã e domingo São Pedro continuará mandando chuva pra região. Embora não seja em grande quantidade, o aguaceiro não deve dar trégua durante o fim de semana. As temperaturas sobem hoje, caem sábado e voltam a subir no domingo. O sol só retorna com tudo na segunda-feira.