O povão perderá uma horinha de sono neste fim de semana, de sábado pra domingo: exatamente à meia-noite vai começar o horário de verão. A galera terá que adiantar o relógio em uma hora pro governo garantir uma baita economia de energia elétrica durante quatro meses.
Continua depois da publicidade
A turma do ministério de Minas e Energia divulgou que o horário de verão será o maior dos últimos 27 anos. Por decreto, o relógio tem que ser ajustado do terceiro domingo de outubro até o terceiro ...
A turma do ministério de Minas e Energia divulgou que o horário de verão será o maior dos últimos 27 anos. Por decreto, o relógio tem que ser ajustado do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, mas desta vez será prolongado em mais uma semana. A mudança no horário é pras regiões centro-oeste, sul e sudeste do Brasil, mas até a Bahia vai entrar no esquema.
Continua depois da publicidade
O adiantar da hora divide o povão. Pra diarista Andreli Nunes da Silva Moreno, 53 anos, a ideia de ter uma tarde mais comprida é boa. Dá pra aproveitar a praia até mais tarde, afirma. Já o pedreiro Wellisson Souza, 23, não curte o novo horário. Tenho que acordar cedo e agora vou perder a melhor hora do sono.
Prefa peixeira trabalhará normalmente
Continua depois da publicidade
Ao contrário do que rolou em anos anteriores, a prefa de Itajaí vai manter seu expediente normal, mesmo com o horário de verão. Antes, os barnabés trampavam apenas em meio período, das 7h às 13h ou das 13h às 19h, mas agora seguirão na lida das 8h às 12h e das 14 às 18h. A folguinha no trampo era justificada pela economia, mas desta vez o prefeito Jandir Bellini (PP) decidiu acabar com a vida boa dos barnabés no verão.
É o que a comunidade quer e temos que fazer aquilo que ela pede. A economia é muito pequena em função do benefício que seguiremos dando à população, pois em dois períodos seguimos produzindo mais. Todos fora do funcionalismo público seguem com seu trabalho normal no verão, então acho que temos este compromisso com os itajaienses, discursa o prefeito.
Nas ruas, o povo aprova a decisão de Jandir. Eu nunca pude escolher horário, sempre trabalhei o dia todo. Então acho certo me atenderem a qualquer hora, lasca o aposentado Olímpio João Pinto, 83 anos. A operadora de logística Viviane de Freitas, 34, também apoia a decisão É um absurdo atenderem só meio período. Agora sim, tomaram uma atitude correta, reforça.