Todo ano é a mesma coisa: com o calor do verão, os caramujos africanos voltam a aparecer na região. Aqueles seres nojentinhos que rastejam por vias, terrenos e casas. Em Balneário Camboriú, um morador flagrou os bichos no túnel da Terceira avenida, lá na Vila Real.
Continua depois da publicidade
O operador de máquina Paulo Steinntz, 46 anos, foi caminhar com a esposa e encontrou uma montoeira de caramujos embaixo do viaduto. Na quarta-feira, o morador da rua Apiúna voltou a praticar atividade ...
O operador de máquina Paulo Steinntz, 46 anos, foi caminhar com a esposa e encontrou uma montoeira de caramujos embaixo do viaduto. Na quarta-feira, o morador da rua Apiúna voltou a praticar atividade física e os bichos continuavam no local.
Continua depois da publicidade
Paulo ligou para o centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU) e fez a denúncia.
Joilma Nunes, assistente administrativa do CCPU, informou que a reclamação de Paulo chegou ao controle de pragas. Um fiscalirá ao ponto da infestação. No verão há incidência de todas as pragas, e a de mas caramujos é ainda maior, explica Joilma.
Continua depois da publicidade
A orientação para a população é descartar o nojentão. Para isso, deve-se usar uma luva ou uma sacola plástica na mão, pegar o gosmento, colocar em um saco de lixo e descartá-lo junto com o lixo orgânico. As pessoas podem, inclusive, segundo Joilma, pisar em cima das sacolas para esmagar o bicho.
O controle de pragas fiscaliza terrenos, casas e notifica os proprietários para retirar os caramujos. Outra orientação é jogar cal virgem nos terrenos baldios para afastar os caramujos e outras pragas. Quem estiver com algum problema com o bicho, pode denunciar o caso na ouvidoria da prefeitura pelo telefone 0800- 6443388.