Colunas


Coluna Esplanada

Por Coluna Esplanada -

Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Isabele Mendes

Crise BB


As articulações na Câmara e no Senado influenciaram na crise entre o presidente Jair Bolsonaro e a cúpula do Banco do Brasil, que anunciou na última semana proposta de fechar 112 agências e desligar cinco mil funcionários. O que dizem internamente no banco é que houve um erro de estratégia. O momento foi errado porque, com a eleição no Congresso, começou uma enorme pressão de deputados e senadores em cima de Bolsonaro para não fechar algumas agências, além de pedidos de cargos no BB.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





Desgaste

Bolsonaro atua para fazer o sucessor de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Câmara. Foram deputados que apoiam o candidato do Planalto, Arthur Lira (PP-AL), que mais criticaram o anúncio do programa de enxugamento do BB.

Fritura

A crise arrefeceu, mas o presidente da instituição, André Brandão, permanece sob fritura. O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que indicou Brandão, atuam como bombeiros para mantê-lo no cargo.

Plano

O ministério da Defesa ainda não tem definido o plano para a atuação das Forças Armadas na campanha nacional de vacinação contra o Covid-19. No ano passado, o chefe da pasta, Fernando Azevedo, chegou a afirmar que a imunização em massa vai exigir uma “operação logística de guerra”.

“Expertise”

“No momento, nós estamos nos preparando para apoiar a vacinação”, afirma o ministério à Coluna, via assessoria. Diz ainda que já apoia o ministério da Saúde em diversos programas e projetos, inclusive com vacinas, “de modo que já existe expertise no tema”.

Vergonha internacional

O voo cancelado diante da recusa da Índia em vender 2 milhões de doses da vacina de Oxford expõe o governo brasileiro à vergonha internacional. Aliás, a sanha e insistência do ministério da Saúde pela vacina da Astrazeneca, com outras ofertas no mundo, seriam porque a Oxford tem poderoso sócio brasileiro.

Ciência

O problema de não investir em pesquisa e ciência há décadas é depender de outros países em momentos cruciais como este. A Índia segura as doses para priorizar sua população. Com o mesmo objetivo, a China retém insumos. Por motivos políticos e ideológicos - dos dois lados -, a Coronavac encalha.

Veto

O Congresso Nacional aprovou projeto que proibia o contingenciamento de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Mas o presidente Bolsonaro vetou, sob justificativa de que a medida reduziria o espaço do Executivo e do Legislativo na definição de prioridades do Orçamento.

Logística

O governo de Minas comprou 50 milhões de seringas. Deste montante, 21 milhões de unidades já chegaram ao estado. Mais de 450 câmeras frias, para armazenamento dos imunizantes, também já foram entregues. A logística para organizar a imunização da população será semelhante à utilizada nas campanhas contra a Influenza.

Vigilância

Pernambucano não vive um bom momento e está endurecendo medidas para proteger os seus cidadãos contra o aumento da covid-19. Proibiu sons ao vivo em bares e restaurantes e aglomeração nas praias. Também está colocando mais policiais militares nas ruas para conter os homicídios que cresceram 8,4% em relação a 2019.

Emergência

Está autorizado pela agência Nacional de Aviação Civil, em caráter emergencial, o aumento dos limites de tempo de voo e de jornada de trabalho para tripulantes. A flexibilização, em vigor até 25 de janeiro, só será aceita quando a operação estiver relacionada às emergências da covid-19, como transporte de pacientes, insumos ou profissionais de saúde.

Alíquotas

Portaria do ministério da Economia oficializou reajuste de 5,45% nos valores das alíquotas de contribuição dos servidores públicos da União, incluindo ativos, aposentados e pensionistas. Após a aprovação da Reforma da Previdência, as alíquotas passaram a ser progressivas e atualizadas de acordo com a inflação do ano anterior.

ESPLANADEIRA

# DHL Supply Chain amplia frota de carros elétricos para distribuição com Renault Kangoo Z.E. # École Intuit Lab inicia atividades no Brasil com curso de extensão em Design e Comunicação. # Frazão Leilões vai leiloar mais de 60 imóveis do Banco Santander, dia 21, às 11h. # Buser anuncia investimentos de R$ 100 milhões em Minas Gerais.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Coluna Esplanada

Fila contida

Coluna Esplanada

Ombro amigo

Coluna Esplanada

Dias contados

Coluna Esplanada

Insatisfação na Eletrobras

Coluna Esplanada

Lista suja da escravidão

Coluna Esplanada

Enrosco no PL

Coluna Esplanada

Operação tartaruga

Coluna Esplanada

Ingrediente eleitoral

Coluna Esplanada

Tensão na energia

Coluna Esplanada

Conexão Brasil-Israel

Coluna Esplanada

Pardal já de olho

Coluna Esplanada

Projeto eleitoral

Coluna Esplanada

Saída para Lula

Coluna Esplanada

Peso da cadeira

Coluna Esplanada

Condicionante

Coluna Esplanada

Aversão à GLO

Coluna Esplanada

Custo Eleiçõe$

Coluna Esplanada

Mega na Subida

Coluna Esplanada

Palavra dos generais

Coluna Esplanada

Coincidência?



Blogs

A bordo do esporte

Biografia de Robert Scheidt vem aí

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog do JC

Vereador Fábio Negão siscapa da cassação

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

O trecho do viaduto da duplicação da BR 470 com a BR 101 será inaugurado nesta quinta-feira pelo Ministro ...




Especiais

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 

Legado de amor

Dona Maricotinha, aos 95 anos, tem a vida pautada pela família, religião e dedicação ao próximo



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação