Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Antônio Moreira ganha Sul-Americano de Finn 2022


Publicado 19/06/2022 18:01

O Sul-Americano da classe Finn terminou neste domingo (19), no Iate Clube de Brasília, com o título do velejador Antônio Moreira, representante do Clube Naval Charitas de Niterói (RJ), com 19 pontos perdidos.

O atleta venceu as últimas duas das oito regatas do campeonato e ficou com a medalha de ouro, seguido pelos representantes da casa, Rodrigo Carvalho (ICB), com 24, e Fernando Boani (ICB), com 27.

O evento teve ao todo 21 velejadores e um descarte do pior resultado. O equilíbrio deu o tom das provas, que tiveram sete vencedores diferentes. A média coroou Antônio Moreira, que conquistou seu segundo título na categoria dos pesos-pesados, repetindo a edição de 2019 em Ilhabela (SP). 

O atleta Antônio Moreira começou a disputa no Lago Paranoá de Brasília com resultados ruins, mas uma boa média na reta final do Sul-Americano de Finn o colocou com chances de levar a conquista para Niterói (RJ). 

''O ICB sempre recebe os velejadores muito bem e faz grandes campeonatos. Não comecei muito bem, com regatas bem difíceis pra mim. No sábado, com vento melhor, comecei a minha recuperação com dois segundos lugares. Já no domingo ganhei as duas do dia e com um quarto lugar chegando na frente dos adversários, eu consolidei o título'', contou Antônio Moreira.

Os representantes do Iate Clube de Brasília comemoram o alto nível das regatas e a presença dos velejadores, repetindo o sucesso do Brasileiro da categoria, que foi em abril, em São Paulo (SP). 

''O Iate Clube está muito orgulhoso de ter sediado o Sul-Americano de Finn. Foi um campeonato com condições muito difíceis, mas a vitória do Antonio Moreira mostra que o velejador bom ganha em quaisquer condições. Agradecemos a classe Finn e todos seus velejadores por confiarem em nós para organizar este grande evento'', disse Gustavo Raulino, Diretor de Esportes Náuticos do ICB.

Em maio deste ano, o Campeonato Brasileiro de Finn, evento disputado no YCSA - Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo (SP), reuniu 25 velejadores e teve como campeão Pedro Trouche, do Clube Naval Charitas (CNC) de Niterói (RJ).

O Sul-Americano de Finn abriu o calendário de grandes competições náuticas que o Iate Clube de Brasília irá receber no segundo semestre. Em julho, será disputado o Campeonato Brasil Centro da Classe Optimist, categoria de 7 a 15 anos. Em setembro ocorre a XXVIII Regata JK - 8ª Semana de Vela JK e, para fechar o ano, em dezembro, acontece o Aquece Brasileiro da Classe Optimist.

Sobre a classe Finn

A classe Finn esteve nas Olimpíadas de Helsinque 1952 até Tóquio 2020. É um barco de 145 kg com vela de aproximadamente 10m² de área. O veleiro nasceu da mão do designer de canoa sueco Rickard Sarby em 1949 como sua entrada em um concurso de design para selecionar um novo barco monotipo para os Jogos Olímpicos da Finlândia.

Nesses mais de 70 anos de história, o Finn passou por desenvolvimento técnico cuidadoso, dos cascos e mastros de madeira, e velas de algodão aos cascos de fibra, aos mastros de carbono e às velas de kevlar da década de 1990.

Especificações:

Tipo: Barco de bolina

Número de tripulante: 1

Projetista: Rickard Sarby

País de Origem: Suécia

Material do casco: Fibra

Projetado no ano: 1949

Comprimento do casco: 4.5 m

Boca: 1.5 m

Área Vélica: 10.2 m²

Peso do casco: 107 Kg

Volume: 123

Fonte: FEVERJ

www.onboardsports.net

Foto:(Rosana Amorim)

 

 

 

 

 

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Quem ama não mata

Via Streaming

Quem ama não mata

Poente

Clique diário

Poente

O "CPF" dos imóveis chegou

De Olho no Fisco

O "CPF" dos imóveis chegou

Anúncio de “bunker” nas escolas em SC

Charge do Dia

Anúncio de “bunker” nas escolas em SC

A onda “Cleitin”

Coluna Esplanada

A onda “Cleitin”




Blogs

Quase pronto

Blog do JC

Quase pronto

Ladeira e o poema-objeto: a poesia que também se desenha

VersoLuz

Ladeira e o poema-objeto: a poesia que também se desenha

Noite de destaque da comunidade negra em Itajaí

Blog do Magru

Noite de destaque da comunidade negra em Itajaí




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.