DIA DO CINEMA BRASILEIRO

Top 10: filmes nacionais que todo brasileiro deve assistir

O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado hoje em 19 de junho

Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]

O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado neste dia 19 de junho. A data foi escolhida por ter sido o primeiro dia em que foram feitas imagens a partir da tecnologia do cinematógrafo no Brasil. As imagens, feita pelo italiano Afonso Segreto a bordo do navio Brésil em 1898, capturaram o cenário da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Para celebrar esta data importante do calendário cultural, o DIARINHO separou um top 10 de filmes nacionais que todo brasileiro (que se preze) deve assistir.

Continua depois da publicidade

1. Central do Brasil (1998)

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

1. Central do Brasil (1998)

Continua depois da publicidade

O filme que levou o Brasil ao Oscar. Dirigido por Walter Salles e com roteiro assinado ao lado de João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, o filme Central do Brasil recebeu duas indicações ao prêmio mundial: Melhor Atriz, para atuação de Fernanda Montenegro, e Melhor Filme Internacional. 
Fernanda interpreta Dora ao lado de Vinicius de Oliveira, que faz o papel de Josué. A história fala de uma ex-professora que auxilia analfabetos a escreverem cartas para seus familiares. Em um dia comum, ela se depara com um menino que acaba de perder a mãe em um acidente. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.  O filme está disponível para assinantes do Globoplay e para alugar no Apple TV+ por R$ 4,90.

2. Cidade de Deus (2002)

Continua depois da publicidade

Buscapé, interpretado por Alexandre Rodrigues. é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, uma favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, e segue carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita.
Cidade de Deus, que tem roteiro de Bráulio Mantovani e produção de Walter Salles, está disponível na Netflix, Paramount+, Amazon Prime Video e Globoplay. O filme foi indicado a quatro categorias do Oscar: Melhor Diretor com Fernando Meirelles, Melhor Roteiro Adaptado com Bráulio Mantovani, Melhor Edição com Daniel Rezende e Melhor Fotografia com Cesar Charlone.

3. O Auto da Compadecida (2000)

O filme conta as aventuras de João Grilo e Chicó, dupla interpretada por Selton Mello e Matheus Nachtergaele. Os dois nordestinos pobres dão golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. O elenco de O Auto da Compadecida também é composto por Fernanda Montenegro e Denise Fraga como Ave Maria e Dora.
O filme é dirigido por Guel Arraes e Adriana e João Falcão também assinam o roteiro. O enredo é baseado em uma peça que leva o mesmo nome, criada por Ariano Suassuna. O longa está disponível no Globoplay.

4. Tropa de Elite (2007)

"Tropa de Elite" retrata a rotina violenta do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) no Rio de Janeiro. A história segue o Capitão Nascimento, estrelado por Wagner Moura, um oficial do Bope que enfrenta desafios pessoais e profissionais enquanto tenta combater o tráfico de drogas nas favelas cariocas. O filme explora a corrupção policial, o dilema moral dos agentes de segurança e a brutalidade da guerra contra o crime no Brasil. André Ramiro interpreta André e Caio Junqueira faz o Neto.  José Padilha é o diretor e roteirista, Rodrigo Pimentel e Bráulio Montovani também auxiliaram no roteiro. O filme está disponível no Globoplay, Netflix e Amazon Prime Video.

5. Macunaíma (1969)

Dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, a história é baseada no livro Macunaíma de Mário de Andrade. O protagonista, que dá nome ao filme, é um herói sem caráter que nasce negro e depois se torna branco. A narrativa surreal e cômica acompanha suas aventuras e desventuras pelo Brasil, onde ele encontra figuras excêntricas e situações absurdas, refletindo de forma crítica e satírica a diversidade cultural e as contradições sociais do país. Dois atores fazem Macunaíma em diferentes versões do personagem: Grande Otelo e Paulo José. Milton Gonçalves e Joana Fomm são Jiguê e Sofará, irmão e cunhada de Macunaíma.  Macunaíma está disponível no Globoplay.

Continua depois da publicidade

6. Que Horas Ela Volta? (2015)

Caption

 

A história acompanha Val (Regina Casé) uma empregada doméstica que trabalha para uma família rica em São Paulo. Quando sua filha Jéssica (Camila Márdila) vem do interior para prestar vestibular, a dinâmica da casa é abalada. A presença de Jéssica desafia as regras tácitas e expõe as tensões de classe, revelando desigualdades e gerando conflitos tanto entre Val e seus empregadores quanto entre mãe e filha. O filme está disponível no catálogo da Netflix e do Globoplay. A direção é de Anna Muylaert.

7. Carandiru (2003)

Mais um filme estrelado por Wagner Moura e baseado no livro de Dráuzio Varella que conta o Massacre do Carandiru, que ocorreu em 1992. A trama, dirigida por Hector Babenco, retrata a vida dos detentos na Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru. A história é contada a partir da perspectiva de um médico que trabalha no presídio, explorando as condições desumanas, a solidariedade e os conflitos internos dos prisioneiros. O filme culmina no trágico massacre de 1992, onde a intervenção policial resultou na morte de 111 detentos. O roteiro também é feito por Fernando Bonassi e Victor Navas. O filme está disponível no Globoplay e Netflix.

8. Bacurau (2019)

Continua depois da publicidade

Escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, a história se passa em um futuro próximo e segue os moradores da pequena cidade de Bacurau, no sertão nordestino, que descobrem que a comunidade está sendo apagada dos mapas. Após a morte da matriarca da cidade, os habitantes enfrentam uma série de estranhos eventos e percebem que estão sendo atacados por forças externas. Unindo-se para se defender, eles revelam a resistência e a resiliência da comunidade frente à violência e à opressão. Disponível no Globoplay.

9. O Bandido da Luz Vermelha (1968)

Dirigido por Rogério Sganzerla, o filme policial foi inspirado em um famoso criminoso que aterrorizou São Paulo com seus assaltos e escapadas audaciosas. João Acácio Pereira da Costa, que era natural de Joinville, ficou conhecido por usar uma lanterna vermelha durante seus crimes, ele se torna uma figura quase mítica. A narrativa verídica é um retrato caótico e crítico da sociedade brasileira dos anos 60, mesclando elementos de crime, humor e sátira política, refletindo as contradições e a violência do período. O filme está disponível no Prime Video.

10. O Pagador de Promessas (1962)

Continua depois da publicidade

Dirigido por Anselmo Duarte. a trama acompanha Zé do Burro, um humilde lavrador que faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar seu burro doente. Ele carrega uma pesada cruz por uma longa distância até uma igreja em Salvador para cumprir sua promessa. No entanto, ao chegar, ele enfrenta a resistência das autoridades religiosas, que não aceitam sua devoção sincera, mas não convencional. O filme explora temas de fé, sacrifício e a rigidez das instituições religiosas. O protagonista é interpretado por Leonardo Villar , enquanto sua esposa, Rosa, é o papel da atriz Glória Menezes.  O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e é a única obra brasileira a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Ele está disponível no Globoplay.

 




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






13.58.229.23

TV DIARINHO


🚁🌪️ RESGATE NA ILHA! Após enfrentarem ondas gigantes, dois pescadores naufragaram em São Chico e passaram ...





Especiais

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

meio ambiente

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

RESILIÊNCIA

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

PESQUISA

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

SEGURANÇA

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”

entrevista

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”



Blogs

MDB da Dubai mais unido do que nunca

Blog do JC

MDB da Dubai mais unido do que nunca

Resultados do Bike Series 2025 em Interlagos

A bordo do esporte

Resultados do Bike Series 2025 em Interlagos

Outono é saúde mas tenha cautela dobrada!

Espaço Saúde

Outono é saúde mas tenha cautela dobrada!



Diz aí

"A gente praticamente dobrou o número de serviços semanais"

Diz aí, Aristides!

"A gente praticamente dobrou o número de serviços semanais"

Chefão da JBS Terminais participa do “Diz aí!” nesta quarta-feira

AO VIVO

Chefão da JBS Terminais participa do “Diz aí!” nesta quarta-feira

"O maior valor agregado está no contêiner"

Diz aí, Beto Cunha!

"O maior valor agregado está no contêiner"

Vereador Beto Cunha fala sobre polêmica das cargas a granel no Diz aí!

AO VIVO

Vereador Beto Cunha fala sobre polêmica das cargas a granel no Diz aí!

"Eu estou muito admirado com Santa Catarina de tanto feminicídio, que vergonha"

DIZ AÍ, PADRE LINO!

"Eu estou muito admirado com Santa Catarina de tanto feminicídio, que vergonha"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.