TESTE DE EMERGÊNCIA
Unimed simula incêndio para treinar equipes
Resultado foi evacuação do prédio em menos de quatro minutos
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Às 8h15 de domingo, o alarme de incêndio do hospital da Unimed Litoral de Balneário Camboriú disparou. Funcionários da ala médica, administrativa e brigadistas participaram de um simulado de emergência. O objetivo é treinar as equipes para tragédias e desastres.
Foram dois simulados: um de incêndio a partir de uma explosão; outro da chegada de diversas vítimas com múltiplos ferimentos ao mesmo tempo. "Julgamos ter sido um sucesso. Conseguimos abandonar o prédio com 22 vítimas e todos os colaboradores em menos de quatro minutos", diz Mario Fernando Silva, diretor de recursos próprios da Unimed de BC.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
A simulação foi bem realista. Funcionários atuaram como pacientes e relataram sintomas e dores reais. Alguns até apareceram com ferimentos fakes e uma simulou óbito.
O hospital Unimed Litoral fará esses simulados de emergência uma vez ao ano. O treinamento é uma exigência dos bombeiros e das certificadoras nacionais e internacionais de qualidade e segurança. As equipes prepararam e planejaram o simulado por cinco meses.