Magrela a bordo

Saiba como transportar a bike em seu carro

Embora a bicicleta seja destinada ao lazer e ao exercício, o seu transporte em automóveis deve seguir regras de segurança

Para muita gente, a bicicleta é um item indispensável. De tão importante, ela é levada para todos os lugares, inclusive em viagens. E para levar a “magrela” no carro, o motorista precisa ficar atento à legislação para transportá-la com segurança. Antes de mais nada, é importante saber que, no geral, as bicicletas não podem atrapalhar a visibilidade das placas de identificação ou as luzes do automóvel. A única lâmpada que pode ser encoberta é a lanterna de freio elevada (o “brake-light”). Também é fundamental que as bikes não comprometam a estabilidade ou a condução do veículo. Para quem deseja transportar a bicicleta junto à tampa traseira, é preciso acrescentar uma segunda placa de identificação, que deve ser lacrada na parte estrutural do veículo – no lado direito do para-choque ou da carroceria. Para ajudar, a LeasePlan – empresa do setor de “car as a servisse” – montou uma espécie de guia para se levar a bicicleta sem ter dor de cabeça.

Continua depois da publicidade

    O que dizem as leis

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

    O que dizem as leis

Continua depois da publicidade

Todos os acessórios, como cabos, correntes, lonas, grades ou redes que sirvam para acondicionar, proteger e fixar a carga deverão estar devidamente ancorados e atender aos requisitos da Resolução 349/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran):

- As bicicletas não podem extrapolar o peso máximo especificado para o carro ou sua largura.

Continua depois da publicidade

- Não podem ultrapassar a frente do automóvel ou as dimensões autorizadas na Resolução nº 210.

- Extensor de caçamba – A carga não pode superar 60% da distância de entre-eixos do carro.

- As bicicletas devem estar bem acondicionadas, de modo que não se arrastem ou caiam na via.

- O transporte da bike pode ser feito no teto do veículo, desde que fixada em dispositivo apropriado. Nesse caso, não existe a preocupação com a altura, porque nunca ultrapassará a de um ônibus ou a de um caminhão com carga alta, por exemplo.

- De acordo com o artigo 230 do Contran, conduzir o veículo “com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade” é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

- Só é possível transportar uma bicicleta dentro do automóvel se ela estiver desmontada. Se ela estiver inteira dentro do veículo, o motorista poderá ser multado.

 

Continua depois da publicidade

Suporte de teto

 

O benefício deste tipo de equipamento é que não encobre nenhuma placa de identificação e nem atrapalha na hora de se abrir o porta-malas. Em relação à altura da bicicleta, não há limites nesse caso. A única preocupação deve ser na hora de passar em lugares com árvores ou com teto muito baixo.

 

 

Continua depois da publicidade

Suporte de engate

 

Um dos benefícios desse tipo de equipamento é que a bicicleta fica mais afastada, diminuindo o risco de danificar a pintura ou a lataria do carro. Porém, ele impede a abertura do porta-malas e fica em frente à placa de identificação e das luzes do automóvel. Sendo assim, a colocação de uma terceira placa se faz necessária. É importante estar atento que somente carros com autorização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) podem usar o engate.

 

Suporte traseiro

Continua depois da publicidade

 

Esse tipo de suporte pode danificar o carro. A instalação desse item deve ser feita entre a lataria e o para-lama e precisa ficar a uma altura em que a bicicleta não arraste no chão. O motorista precisa ficar atento ainda se a bike está escondendo a placa de identificação do carro. Se sim, é necessário instalar uma placa suplementar. As vantagens desse tipo de suporte é por ele ser mais barato e por facilitar a fixação da bicicleta.

 

Caçamba

 

Para aqueles que têm uma picape, a caçamba pode ser usada para transportar a bicicleta. Mas só é possível de se levar a bike com apenas uma parte dela à mostra, acima da altura das laterais do compartimento de carga. E essa parte da bicicleta precisa ser bem sinalizada, com uma lâmpada vermelha ou um dispositivo para refletir a luz do farol dos veículos que vem atrás.

 

 




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.255

TV DIARINHO


🕊️📊 FÉ DIVERSIFICADA! A fé tá cada vez mais plural! Segundo o IBGE, o catolicismo ainda lidera no litoral ...





Especiais

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Armas, drogas, carros e macacos

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador

TECNOLOGIA

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador

Prefeitura barrou atuação de coletivos na Cracolândia dias antes de região ser esvaziada

SÃO PAULO

Prefeitura barrou atuação de coletivos na Cracolândia dias antes de região ser esvaziada

“Ao menos 50 crianças”: as acusações de estupro contra Padre Bernardino dos Santos

IGREJA CATÓLICA

“Ao menos 50 crianças”: as acusações de estupro contra Padre Bernardino dos Santos

Eduardo Bolsonaro e influenciadores de direita articulam punição contra STF nos EUA

NOS EUA

Eduardo Bolsonaro e influenciadores de direita articulam punição contra STF nos EUA



Blogs

Bayer 04 Leverkusen inicia preparação para a temporada 2025/26 no Brasil

A bordo do esporte

Bayer 04 Leverkusen inicia preparação para a temporada 2025/26 no Brasil

Mudanças em BC

Blog do JC

Mudanças em BC

Warung: será mesmo o fim?

Blog da Jackie

Warung: será mesmo o fim?



Diz aí

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”

Diz aí, Maria Heloisa!

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”

Diretora do Inis participa do “Diz aí!” no DIARINHO

AO VIVO

Diretora do Inis participa do “Diz aí!” no DIARINHO

“O online não vai superar nunca o físico. A gente é de relação. A relação humana está sempre acima de tudo”

Diz aí, Michael Domingues!

“O online não vai superar nunca o físico. A gente é de relação. A relação humana está sempre acima de tudo”

Superintendente do Itajaí Shopping é o convidado do “Diz aí” desta quarta-feira

ENTREVISTA AO VIVO

Superintendente do Itajaí Shopping é o convidado do “Diz aí” desta quarta-feira

"O comunista é tudo aquilo que eu não gosto"

Diz aí, Vitor Vogel!

"O comunista é tudo aquilo que eu não gosto"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.