BRASIL
Setor automotivo cresce acima da média
O número de emplacamento de veículos novos em janeiro foi 14,61% maior do que no ano passado
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A chegada de 2023 trouxe uma boa notícia para o setor automotivo: somente em janeiro, a venda de veículos novos no país registrou crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No período, os licenciamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos somaram 142,8 mil unidades.
Em Santa Catarina, o resultado ficou acima da média nacional: o emplacamento de veículos novos encerrou o mês de janeiro com crescimento de 14,61% em relação ao ano passado. Ao todo, 12.187 unidades foram licenciadas apenas no primeiro mês deste ano.
No segmento de motocicletas não é diferente. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicleta e Similares aponta que a produção de motocicletas, por exemplo, registrou um crescimento de 56,1%.
E os números positivos não abrangem só os carros e motos convencionais: a venda dos veículos elétricos cresceu 41% no Brasil em 2022, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico.
Segundo o diretor regional da Fenabrave, Alfredo Breitkopf, o bom momento acontece após o setor enfrentar inseguranças ainda como reflexo da pandemia, como quebra da cadeia de produção e falta de componentes. Agora, com o reequilíbrio do setor, a projeção é ainda mais otimista.
Expectativa
Com a capacidade de produção voltando ao ritmo normal ao longo de 2023, mais veículos zero-quilômetro estarão disponíveis para comercialização e, com isso, devem atrair consumidores de maior renda. E nesse ponto algumas marcas tendem a recuperar a queda durante a pandemia.
Carros leves lideram as vendas na região
O último balanço de emplacamentos divulgado pela Fenabrave mostra que a venda de carros e comerciais leves lideram o ranking no Vale do Itajaí. Ao todo, 1767 veículos deste segmento foram emplacados no primeiro mês do ano. Um total de 225 vendas a mais em relação ao mesmo mês de 2022.
Em segundo lugar da lista, os caminhões, com 125 emplacamentos a mais do que no ano passado. Já o número de motos teve crescimento menor: 48 motocicletas a mais em relação a 2022.
Santa Catarina soma hoje 5.780.253 veículos na frota, sendo a maioria de automóveis, em um total de 3.189.301, de acordo com o Detran. O estado também se destaca no que mais emprega no setor automotivo. De acordo com o observatório da Fiesc, Joinville (15,4%), Navegantes (14,4%) e Campo Alegre (7%), empregam 36,8% dos trabalhadores desse setor.