Israel
Hotel onde estavam peregrinos de SC é invadido por maré alta da Galileia
Hóspedes não se machucaram, mas força da maré provocou estragos
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]






O hotel, onde um grupo de peregrinos de Santa Catarina estava hospedado em Israel, foi atingido por uma maré alta histórica na madrugada de domingo. Ondas gigantes provocadas por ventos fortes fizeram a água invadir o local por volta das 3h30. Os hóspedes tiveram que sair às pressas. O nível da água bateu nos tornozelos.
A força da maré, ainda, deixou um rastro de destruição no piso térreo e na área externa do hotel. O grupo catarinense é liderado pelo padre João Bachmann, pároco da paróquia Santa Inês, de Indaial. No total, são 36 pessoas na viagem de peregrinação, com moradores de Blumenau, Indaial, Pomerode, Brusque, Gaspar, Itapema e São João Batista.
Continua depois da publicidade
Todos tiveram os quartos invadidos pela água do mar da Galileia. Segundo informações do hotel repassadas aos hóspedes, o fenômeno é raro e não acontecia há, pelo menos, 70 anos. A água avançou para o hotel devido ao forte vento. Não houve chuva durante o alagamento, apenas a alta da maré. Imagens feitas pelo blogueiro Jaime Batista, do Blog do Jaime, um dos integrantes do grupo, mostram a destruição dentro e fora do hotel. Bancos, cadeiras, mesas, vasos, plantas, utensílios e outros objetos foram arrastados e derrubados. A cozinha teve que ser fechada devido aos estragos.
Ninguém se machucou. Os clientes, que estavam no térreo, tiveram que ser realocados para quartos nos pisos superiores. Enquanto a situação era normalizada, eles fizeram as refeições em outro hotel.
Continua depois da publicidade
Em vídeo, o padre João informou aos familiares dos peregrinos que todos estavam bem. Na manhã de domingo, eles participaram de uma missa junto ao Rio Jordão. O grupo ficaria em Jerusalém e, na próxima semana, segue para Portugal. Os catarinenses já visitaram o Papa Francisco, passando por Roma e pelo Vaticano. Em Israel, eles visitaram os locais em que Jesus passou.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.