PIÇARRAS
Pichações nazistas em posto guarda-vidas
Suástica e frases ofensivas aos judeus foram pichadas
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Um posto guarda-vidas da orla de Balneário Piçarras foi pichado com símbolos nazistas e frases de ódio contra os judeus. A pichação foi denunciada na quarta-feira no posto 7, no bairro Itacolomi, por uma moradora da divisa de Piçarras com Barra Velha. Ela é professora universitária.
Na parede do posto foram pichadas duas suásticas – símbolo do nazismo – e uma estrela de David – símbolo do judaísmo. A pintura foi feita a carvão e havia três frases: “no caso dos judeus, é com violência”, “Judeus, inimigos do Cristo” e “sem violência”.
A professora costuma caminhar diariamente naquele trecho da praia e se assustou quando viu as pichações feitas de terça pra quarta-feira desta semana. “Fiquei perplexa, pensei não é possível que tais comportamentos ainda sejam possíveis em dias atuais. Falta leitura da história da humanidade e responsabilidade com o patrimônio público”, opinou.
“Achei a inscrição um absurdo de preconceito e também uma afronta à democracia”, lamentou.
Divulgar símbolos nazistas é crime no Brasil. A pena de reclusão é de um a três anos. Também é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”. A pena é de dois a cinco anos e mais multa.
Ramon Phillipy Coelho, responsável pelo corpo de Bombeiros de Piçarras, informou que, infelizmente, as pichações aos postos guarda-vidas são comuns durante o inverno. A corporação está em contato com a polícia Civil para apurar a autoria do crime.