Conselho de saúde em Santa Catarina
Lockdown é descartado no momento; órgão técnico recomenda ações mais rígidas
Ações pro enfrentamento da doença sugerem multas, horários diferenciados e uma atenção maior durante o feriado de Páscoa
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

O centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) se reuniu nesta quarta-feira para discutir as ações de controle da pandemia em Santa Catarina e descartou neste momento um lockdown no estado. O grupo propôs ações efetivas para deter o contágio no estado, mas ainda não revelou quais seriam as restrições. A proposta agora será encaminhada ao governador Carlos Moisés para que as ações sejam colocadas em prática.
A reativação do Coes e a reunião para deliberar sobre medidas de enfrentamento à covid ocorreram após o juiz Jefferson Zanini, a 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital, dar prazo de 48 horas para o governo do Estado deliberar, o conselho de saúde, sobre o pedido de 14 dias de lockdown feito pelo Ministério Público e pela Defensoria do estado.
Continua depois da publicidade
Os técnicos descartaram o fechamento total do estado, mas recomendaram novas ações pro enfrentamento da doença, como multas, horários diferenciados e uma atenção ainda maior durante o feriado de Páscoa.
Foram sugeridos fechamentos mais rígidos em regiões com cenário mais graves. “Estamos trazendo novamente o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) para o debate sobre o cenário da pandemia. Não há mais espaço para discussões políticas. Esse não é um fórum para imputar a responsabilidade sobre os gestores, sejam eles estaduais ou municipais”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
Continua depois da publicidade
O superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Eduardo Macário, destacou que a região oeste apresenta estabilização, assim como a grande Florianópolis, embora ainda com números elevados de infectados.
O Coes foi criado pra coordenar as ações de enfrentamento à covid-19, desde o início da pandemia. Ele propõe notas técnicas, portarias, regramentos sanitários e soluções em conjunto para combater o coronavírus em Santa Catarina.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"