Uma das maiores operadoras de planos de saúde do Paraná, a clínica Paranaense de Assistência Médica (Clinipam) deve assumir nos próximos dias toda a carteira de usuários da Mercoplan, de Itajaí. As empresas não quiseram confirmar a informação oficialmente até que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publique a aprovação da aquisição no Diário Oficial da União. Entretanto, o DIARINHO apurou que agentes da Clinipam já estariam visitando clientes para informar sobre a mudança que deve acontecer a partir de primeiro de agosto. Até a fachada das salas onde ficava a Mercoplan, na rua Samuel Heusi, no centro de Itajaí, está em reforma e funcionários que trabalhavam no local confirmaram que o adesivo da Clinipam já deve tomar conta da fachada nos próximos dias. Fontes ouvidas pelo DIARINHO confirmaram que a Clinipam pretende aumentar a rede de atendimento aos seis mil usuários da Mercoplan, colocando à disposição a estrutura de atendimento que mantém em Curitiba (PR). Mas enquanto a negociação não é confirmada oficialmente, médicos, clínicas e até mesmo o Marieta, maior hospital da região, tiveram seus contratos encerrados com a Mercoplan ou então foram descredenciados, deixando milhares de pacientes sem conseguir consultas ou fazer seus exames. A MCI Clínica de Imagem foi uma das que não teve seu contrato renovado com a Mercoplan. A empresa confirmou, por meio de nota, que foi informada sobre à venda da carteira para a Clinipam e que a partir de 1º de agosto teria que negociar um novo credenciamento. “Sendo assim, procuramos a Clinipam para nos credenciar, uma vez que tínhamos pacientes já agendados para agosto, contudo não obtivemos êxito no credenciamento e fomos informados na última sexta-feira acerca disso, o que nos deixou bastante surpresos, uma vez que sempre ofertamos um serviço de excelência”, diz a nota. O estudante universitário Roger Moreira, 20 anos, é usuário do plano de saúde da Mercoplan e foi encaminhado pelo médico otorrino para uma tomografia de face. Marcou o exame na MCI para dois de agosto, mas nessa semana recebeu a ligação da clínica informando que o procedimento estava cancelado por conta da não haver renovação de contrato com a Mercoplan. “Eles me explicaram que a Clinipam estava comprando a Mercoplan e que o exame estava cancelado porque não conseguiram o credenciamento. O que acho um absurdo é que a clínica ligou para me avisar e o meu plano de saúde não”, diz.. Depois da informação, o padrasto de Roger procurou a Mercoplan pessoalmente e foi informado que deveria voltar no dia 1º de agosto para saber quais médicos e clínicas seriam credenciados pela nova operadora dos planos de saúde.
Aval da ANS pra divulgar negociação Para que a aquisição da carteira de clientes seja efetivada é necessária a aprovação da ANS. De acordo com a Resolução Normativa nº 145/2007, a minuta do contrato que será realizado pelas operadoras deve ser encaminhado à agência pelo menos trinta dias antes da data pretendida para efetivar a transferência. A ANS também exige que sejam enviados antecipadamente os textos que comunicarão individualmente os beneficiários sobre as mudanças e ainda os que deverão ser publicados em jornal. A agência esclarece que toda negociação envolvendo aquisição de operadoras é sigilosa. A ANS ressalta que é obrigação da operadora que está realizando a transferência manter a assistência aos beneficiários até que todo o processo esteja concluído, sem prejuízo aos consumidores. Quem tiver dúvidas podem acessar os canais de atendimento da agência pelo 0800 701 9656 ou no site www.ans.gov.br.
Grandona do Paraná A Clinipam é considerada a única empresa paranaense que atua em todas as áreas da saúde. Possui uma carteira de mais de 250 mil usuários e pela primeira vez ultrapassa a divisa do Paraná com Santa Catarina demonstrando planos de expansão. A empresa atua em Curitiba e região e possui a maior rede própria de atendimento do sul do país com quinze unidades de atendimento na região de Curitiba, dois hospitais, nove filiais de seu laboratório e uma rede de parceiros que prestam serviços na área da saúde. A Mercoplan Saúde atua no mercado de planos de saúde desde 1994 em Santa Catarina. Foi fundada por iniciativa do Hospital de Camboriú e mantém em Itajaí e Navegantes centros médicos próprios, além da rede credenciada de médicos, hospitais, clínicas e laboratórios para atender clientes de todo o Vale do Itajaí. O DIARIão conseguiu contato com a diretoria da Mercoplan em Itajaí. A diretoria de Marketing da Clinipam disse que não pode se pronunciar sobre o assunto. A assessoria de imprensa do hospital Marieta, diz há cerca de um mês não atenderia mais pacientes Mercoplan, também não respondeu há tempo sobre os detalhes do descredenciamento.