Se você tá querendo parar de fumar e livrar seu pulmão e familiares da fumaça nojenta do cigarro, aproveite pra começar hoje. Os peixeiros que passarem pelo calçadão da Hercílio Luz, centrão do Itajaí, e pelo porto, vão receber dicas pra alcançar uma vida mais saudável e saber, tintim por titim, dos malefícios desta porcaria. Só em Itajaí, segundo informações da secretaria de Saúde, 33 mil pessoas são viciadas em tabaco. As ações fazem parte dos trampos do Dia Nacional de Combate ao Fumo, que é hoje. Médicos e enfermeiros da Saúde peixeira estarão nos dois pontos, das 8h às 12h.
Continua depois da publicidade
Além dessas ações, a enfermeira Ivone Martins, coordenadora do programa de Combate ao Tabagismo da city peixeira, lembra que a secretaria faz acompanhamento permanente dos peixeiros que querem ajuda ...
Além dessas ações, a enfermeira Ivone Martins, coordenadora do programa de Combate ao Tabagismo da city peixeira, lembra que a secretaria faz acompanhamento permanente dos peixeiros que querem ajuda pra largar o vício. Temos grupos de orientação com 25 integrantes cada, conta a enfermeira.
Continua depois da publicidade
Conforme a secretaria de Saúde, dos 33 mil fumantes, apenas 4% conseguem parar sem auxílio médico. De cada dois fumantes, as estatísticas apontam que um morrerá com doenças relacionadas ao cigarro. De cinco grandes causas de mortes no Brasil, quatro podem estar relacionadas ao cigarro: doenças cardiovasculares, acidente Vascular Cerebral (AVC), todos os tipos de câncer e as doenças pulmonares obstrutivas crônicas.
De frente pro mar
Continua depois da publicidade
No Balneário Camboriú, das 11h às 17h, a prefa vai chamar atenção pro assunto na praça Almirante Tamandaré, na avenida Atlântica. A equipe de fiscais da vigilância Sanitária vai tirar dúvidas sobre a legislação que permite o uso do tabaco em locais abertos e ao ar livre. A prefa também vai entregar materiais informativos sobre a proibição do uso de tabaco e seus derivados em ambientes fechados e o mal que os fedorentos podem fazer ao usuário.
A prefa de Camboriú teve uma ideia diferente pra alertar a população no dia do combate ao fumo: palestras, vídeos e estatísticas nas escolas municipais pra conscientizar os estudantes do 6º ao 9º ano sobre os danos causados pelo consumo do tabaco. A ação rola de segunda a quarta-feira. A programação completa tá no saite da prefa: www.camboriu.sc.gov.br.
Em Itapema, as atividades acontecem nas unidades de saúde do município hoje. A prefa vai distribuir informativos pra alertar o povão e ainda fiscalizar estabelecimentos pra ver se tão cumprindo a lei que proíbe fumar em locais fechados.
Pros peixeiros pararem de fumar
O programa de Combate ao Tabagismo peixeiro reúne mensalmente as pessoas que desejam parar de fumar. O grupo é orientado por um profissional médico e também por uma equipe de enfermagem, responsáveis pelo acompanhamento e evolução do tratamento, explica a enfermeira Ivone. Durante os encontros, os participantes recebem orientação, motivação, informação e medicação. Pra sinscrever, basta procurar a Policlínica Central, na rua Felipe Schmidt, ao lado do batalhão da polícia Militar, das 8 às 11h, e das 13h às 16h. O programa também é desenvolvido nas seguintes unidades de saúde:
- Unidade de Saúde Votorantim. Rua Nestor dos Santos, s/nº - Votorantim. Fone: 3908-5749
- Policlínica Costa Cavalcante. Rua Espírito Santo s/nº - Costa Cavalcante. Fone: 3908-5754
Continua depois da publicidade
- Unidade de Saúde Espinheiros. Rua Firmino Vieira Cordeiro, 1778 - Espinheiros. Fone: 3908-5737