Publicado em 29/05/2025
“Sou morador do bairro Fazenda, em Itajaí, e passo todos os dias pela rua Gumercindo Rocha, que dá acesso às praias, e reparei que, de um tempo para cá, está havendo acúmulo de lixo na via. Fui perguntar aos moradores e, segundo eles, a empresa ou a Secretaria de Obras removeu o contêiner de lixo da rua, o que está gerando esse problema. Entrei em contato com a Secretaria de Obras e com a Ambiental, e ambos argumentam que o problema é dos moradores. Neste dia havia pouco lixo, mas, em dias de chuva, o lixo vai todo para o meio da rua, entupindo tudo.” Ass: A.A.
(Transcrito Ipsis Litteris)
Publicado em 31/05/2025
Se puder divulgar, hoje moradores de rua colocaram fogo numa lixeira dessas grandes, causando um perigo enorme. Por sorte conseguimos conter as chamas, mas a lixeira derreteu inteira!
Essa situação está insuportável! Eles destroem as coisas, fazem suas necessidades na porta dos comércios, são mal-educados e porcos, deixam lixo e comida jogados nas calçadas. Está cada dia mais difícil, estamos vivendo mais trancafiados do que nunca, e eles soltos e livres pra causar bagunça e sujeira. Usam entorpecentes, roubam e destroem coisas pra vender e trocar por drogas, e ainda são grosseiros e agressivos.
Ass: A.A.
(Transcrito Ipsis Litteris)
Publicado em 29/05/2025
“Boa tarde. Gostaria de saber se é possível nos auxiliar com uma questão que está incomodando bastante aqui em Balneário Piçarras. Temos diversas obras atrasadas ou mal executadas. Já tentamos de tudo, inclusive conversamos pessoalmente com o prefeito, mas nada foi resolvido.
Recentemente, aconteceu um fato ainda mais revoltante: um vereador postou um vídeo em que dois comissionados da Secretaria de Obras aparecem zombando da manifestação popular sobre o atraso de mais de um ano em uma obra. O mais grave é que um desses comissionados era justamente o responsável por fiscalizar a empreiteira encarregada da obra. E, para piorar, ele acabou sendo promovido! Isso gerou ainda mais insatisfação entre nós moradores, principalmente porque o prefeito havia prometido providências. No fim, ao invés disso, promoveu o servidor. Isso é um verdadeiro escárnio com a população.
Tenho o vídeo divulgado pelo vereador, além dos nomes e das nomeações dos envolvidos. Acreditamos que o DIARINHO possa nos ajudar com uma matéria sobre o caso.
Desde já, agradeço pela atenção.”
Ass: Ruan
(Transcrito Ipsis Litteris)
Publicado em 29/05/2025
“Olá, equipe do DIARINHO. Tudo bem? Gostaria de registrar uma reclamação sobre a casa de festas Dream Day, localizada em uma zona estritamente residencial, na rua Vereador Airton de Souza, 319. As festas realizadas ali frequentemente ultrapassam as 3h30 da manhã, com som alto e movimentação intensa, perturbando o sossego de toda a vizinhança. Muitos moradores já tentaram contato com os responsáveis e, inclusive, com as autoridades, mas infelizmente a situação persiste. É importante lembrar que a legislação sobre perturbação do sossego público e o uso de som em áreas residenciais existe justamente para proteger o direito ao descanso das famílias. Acreditamos que a cobertura de um veículo como o DIARINHO pode dar visibilidade a esse problema e, quem sabe, ajudar a pressionar as autoridades para uma fiscalização mais rigorosa. Desde já, agradecemos pela atenção.”
Ass: Fabiano Carvalho Vieira
(Transcrito Ipsis Litteris)
Publicado em 24/05/2025
“Gostaria de fazer uma reclamação: praticamente toda semana não está tendo aula na rede de ensino de Balneário Camboriú.
Só neste mês, tirando o feriado, é claro, quase toda semana ficou sem aula.
Isso ocorre no Colégio Antônio Lúcio, no bairro das Nações, em Balneário Camboriú, mas provavelmente se estende para toda a rede de ensino fundamental.
Todo feriado é emendado, isso já é de praxe. Todos os meses tem alguma coisa. Eu, como mãe de autista, fico triste, porque já é difícil para ele, e toda semana algum dia não tem aula. A gente nem sabe o porquê direito. Creio que outros pais pensem assim também.”
Ass: A.A.
(Transcrito ipsis litteris)
Publicado em 24/05/2025
“Precisamos de ajuda na rua Caboclinho, bairro Ariribá. Neste final de semana, aconteceu um encontro de motos numa área residencial, com bagunça e banda de rock durante a tarde.
Os vizinhos ficaram de quarta a domingo sem poder descansar, devido ao excesso de barulho, bebedeira e algazarra. Já não suportamos mais.
Tudo isso acontece com a aprovação do poder público, principalmente do secretário de Turismo. Desde a abertura do local, que deveria ser um food truck, funciona como uma casa de shows.
Temos várias situações de irregularidades: uma delas é que o cidadão usa duas ruas públicas — uma para acessar o local e outra onde construiu um parquinho para as crianças, filhos dos clientes dele. Não é permitida a entrada de crianças do bairro.
Já fizemos várias reuniões com o diretor de Posturas, que sabe das irregularidades e diz: ‘Não tenho como fazer nada, ele tem um alvará provisório’. Ele tem um alvará, mas não tem o ‘habite-se’.
Temos todas essas informações e muito mais, com provas. A casa de shows funciona com cobrança de entrada, o que demonstra que não se trata de uma lanchonete. Por favor, não temos mais vida. Só um jornal sério pode nos ajudar.”
Ass: A.A.
(Transcrito ipsis litteris)
Publicado em 22/05/2025
“Domingo, 18 de maio de 2025, a balsa de Itajaí para Navegantes — do bairro São João, em Itajaí, até São Domingos, em Navegantes — quebrou por volta de meio-dia. Eles têm outra balsa do lado de lá, mas não colocaram para funcionar. Quem estava de moto ou carro conseguiu ir pelo ferry boat no centro de Itajaí, mas quem está de bicicleta ou a pé, com criança pequena ou idoso, ficou sem opção. Inclusive, não deixaram os idosos entrarem para sentar lá dentro, sendo que nem pagam, pois têm passe livre.
Tá complicado! Já mudaram o horário da balsa: agora, todo domingo, só funciona a partir das 10h. Depois, parece que para de novo, não sei se às 13h ou 14h.
Falam do túnel que vai sair, mas nunca sai, só fica no papel. Se tem que atualizar a tarifa da NGI, que atualizem, mas o povo não pode pagar por culpa de má gestão. Colocamos vocês na câmara e prefeitura para servir o povo.
Detalhe: até as 22h do mesmo dia a balsa não funcionou. Não lembrei de fotografar ou filmar, mas para voltar para Itajaí, no bairro São João, de bicicleta, precisei passar pelo ferry.”
Ass: Patrick
Publicado em 22/05/2025
“Todos os domingos, na rua Zacarias de Souza, no bairro Imaruí, há diversas pipas sendo soltas na via, inclusive com cerol. A prática arrebenta fios e estoura transformadores, causando falta de luz por muitas horas — inclusive agora. Peço que as autoridades fiquem atentas e monitorem a situação, para evitar possíveis incêndios decorrentes desse problema.”
Ass: A.A.
(Transcrito Ipsis Litteris)
Publicado em 22/05/2025
“Morador denuncia uma clínica popular na avenida Sete de Setembro, em Itajaí. Ele comprou uma prótese dentária com validade de um ano, mas o item quebrou pouco tempo depois. Por conta do problema, precisou buscar atendimento em outra clínica, no bairro São Vicente, onde foi cobrado R$ 100 a mais.”
Ass: A.A.
Publicado em 22/05/2025
“Alugamos um apartamento no bairro Murta, em Itajaí, tudo por meio de uma imobiliária. Viajamos 1300 km até chegar aqui. Solicitamos a ligação da energia com a Celesc no dia 13/05/25, e o prazo dado foi de cinco dias úteis. Esse prazo já expirou. Todos os dias nos informam que estão vindo, porém ninguém aparece.
Estamos sem energia, com uma idosa e uma criança que precisou fazer inalação — e isso foi feito no corredor do condomínio, por causa da falta de compromisso e respeito da Celesc. Não podemos fazer compras para armazenar na geladeira, tomar água filtrada, entre outras necessidades básicas que dependem de energia elétrica. É uma total falta de respeito.”
Ass: Fabiana Alves dos Santos Gutierres
(Transcrito ipsis litteris)
Publicado em 20/05/2025
“A 23ª edição da Convenção Internacional dos Filhos Ministeriais, promovida pelo Ministério Mevam, gerou dor de cabeça para os moradores do entorno do Centreventos.
O som alto atrapalhou o descanso da vizinhança até a noite de domingo.”
Ass: A.A.
(Transcrito ipsis litteris)
Publicado em 20/05/2025
“As condições de trabalho na empresa de condimentos, em Itajaí, estão precárias. Não dá para trabalhar! O ambiente onde são preparados os temperos em potes está em estado de calamidade: muita sujeira, presença de baratas e, além disso, um cheiro forte de rato, insuportável.
Essa situação representa um sério risco à saúde.
Infelizmente, não consigo fazer filmagens nem fotos porque é proibido entrar com celular no local.”
Ass: A.A.
(Transcrito ipsis litteris)
Publicado em 20/05/2025
“Vou contar, resumidamente, a história da minha mãe, que tem 70 anos. Em fevereiro deste ano, ela sofreu uma queda, teve fratura exposta no punho e quebrou o antebraço. Foi levada ao hospital Marieta de ambulância, sentindo muita dor.
Fizeram a cirurgia do punho na madrugada de sábado, logo após o acidente. Colocaram aquelas gaiolas e disseram que ela ficaria com isso por seis dias, depois faria uma nova cirurgia para colocação de uma placa, pois o osso do punho estava esmigalhado.
Ela reclamou várias vezes de dor no ombro, que estava roxo e muito dolorido, mas os médicos não solicitaram exames.
Três meses depois, o médico retirou a gaiola e deu alta para iniciar a fisioterapia. Fizemos uma vaquinha entre a família para conseguir pagar. Porém, durante a fisioterapia, a profissional desconfiou que o ombro da minha mãe estivesse quebrado e recomendou procurar um especialista. Foi aí que descobrimos toda a gravidade da situação: os ossos do punho estão mal posicionados e o ombro também está comprometido.
Minha mãe voltou ao hospital e conversou com o médico, que afirmou não haver mais o que fazer. Disse que, do jeito que está, ela pode perder o braço.
Um especialista em ombro deu um orçamento de cerca de R$ 100 mil para colocar uma placa de titânio. Ela irá ao especialista do punho, e estimamos um custo adicional de R$ 50 mil para colocação da placa. Todos os exames e consultas estão sendo pagos de forma particular. Já não sabemos mais de onde tirar dinheiro.
Minha mãe também sofre de depressão. Peço, pelo amor de Deus, que nos ajude.
E-mail: deborarrudasil@gmail.com.”
Ass: Débora
Publicado em 17/05/2025
“Moro num sítio antes de chegar ao Semasa, no bairro São Roque. No final do ano passado, fizeram um asfalto na subida do Semasa. Para realizar a obra, precisaram mexer nas laterais da estrada para fazer a calçada, e acabaram derrubando minha cerca. Foram cerca de oito pilares que caíram, e desde então, a cerca está caída.
Na época, conversei com o pessoal da empresa que fazia o serviço. Eles disseram que iriam arrumar tudo, que levantariam os pilares e a tela da cerca. No entanto, terminaram a obra, foram embora e ninguém fez nada até agora. A responsabilidade seria do Semasa, mas já faz tempo e a situação continua sem solução.
A única alternativa agora parece ser denunciar. Espero que o DIARINHO possa fazer uma matéria ou algo nesse sentido para ajudar a pressionar por uma resolução. Sei que o jornal tem um trabalho sério com denúncias. Conto com a ajuda de vocês!”
Ass: Luciano Brighenti
(Transcrito ipsis litteris)
Publicado em 17/05/2025
“Me chamo Naira e venho, por meio deste e-mail, fazer um pedido de socorro para a melhoria do transporte público de Itajaí, mais uma vez.
Solicito atenção especial aos horários, principalmente na linha T4 (Praia Brava), que há mais de 15 dias apresenta atrasos frequentes, causando transtornos para os usuários que precisam chegar pontualmente ao trabalho ou voltar para casa após o expediente. O ônibus passa atrasado e, ao chegar no terminal, muitas vezes não há conexão imediata para o centro, especialmente no horário das 13h. Quando há, os ônibus já estão saindo e sequer aguardam dois segundos para que os passageiros possam descer e embarcar.
Entro no trabalho às 13h e sempre pegava o Praia Brava às 12h30, em frente ao Giassi. No entanto, há mais de 15 dias ele vem passando somente às 13h41. Com isso, perdemos os ônibus que saem do terminal às 12h45.
Conversei com outros usuários da linha, e me informaram que agora o ônibus fica aproximadamente 10 minutos parado na Praia Brava. Me pergunto: qual a necessidade dessa parada, se ali nem é terminal? Isso só causa mais transtornos.
Quando tentamos conversar com fiscais ou motoristas, somos tratados com extrema grosseria e deboche. É um total desrespeito. Estamos pagando — e muitas vezes duas vezes — para ir até o terminal, e, como não há ônibus com saída para o Centro, somos obrigados a pegar um Uber para não nos atrasarmos.
Um total descaso dessa empresa.”
Ass: Naira
(Transcrito ipsis litteris)
Publicado em 16/05/2025
“Minha filha faleceu em janeiro. Meu neto, que é vereador e outros familiares enterraram minha filha de forma desrespeitosa, como se apenas a tivessem jogado dentro de um buraco e pronto. Para isso, derrubaram o túmulo do meu marido, colocaram minha filha ali e deixaram como está. Dinheiro, eles têm. E parte desse dinheiro foi conquistado com a ajuda da minha filha. É um desaforo o que fizeram com ela. Disseram que ela morreu por suicídio, tomando veneno, mas simplesmente a enterraram e nunca mais apareceram lá. O túmulo está lá, nu e cru. Quero denunciar publicamente.”
Ass: Lúcia Sousa.
Publicado em 16/05/2025
“Está um descaso o recolhimento de lixo em Itajaí. Em frente à igreja Matriz, no centro da cidade, há uma lixeira transbordando. Diversos sacos de lixo estão espalhados pelo local, e ninguém toma providência.”
Ass: A.A.
(Transcrito ipsis litteris)
Publicado em 16/05/2025
“Gostaria de fazer uma denúncia contra uma empresa de vigilância de Itajaí, mas que tem sede em Joinville. Eu e mais cinco colegas que trabalhamos lá não recebemos nossos salários corretamente. Por isso, decidimos recorrer a este meio de comunicação para pedir apoio. Eles sempre pagam com atraso e de forma errada. Além disso, na rescisão ainda depositam valores incorretos, enganando os funcionários.”
Ass: A.A.
Publicado em 15/05/2025
“Fui até a praia Brava e, no canto sul, me deparei com a pracinha infantil completamente às escuras. Esse problema já foi matéria no DIARINHO no dia 15 de março, e até agora continua sem solução.
O pior é que usuários de drogas estão comercializando entorpecentes no local durante a noite, aproveitando-se da falta de iluminação, o que facilita esse tipo de situação.
Pais e crianças que frequentam a pracinha vão embora cedo porque o local fica muito escuro e todos têm medo do que possa acontecer. Conversei com o pessoal do quiosque próximo dali, e eles me disseram que a prefeitura já foi avisada, mas até agora nada foi feito. Já se passaram mais de quatro meses e a situação segue a mesma, sem qualquer iluminação no local.
Como as crianças podem brincar com segurança se não há iluminação decente e proteção para os pequenos? É uma falta de consideração com as crianças e com os pais, que pagam impostos altos naquela região. Queremos, urgentemente, segurança no local e a instalação da iluminação pública. Isso é o mínimo que a prefeitura deve oferecer!”
Ass: A.A.
(Transcrito ipsis litteris)
Publicado em 15/05/2025
“Prezados, informem a população para que fique atenta às suas contas de energia da Celesc.
Estão sendo cobrados serviços não solicitados na fatura, de forma semelhante ao que ocorre com o INSS.
Em uma pesquisa na internet, encontrei outra pessoa reclamando do mesmo problema.
É fundamental que as pessoas criem o hábito de ler atentamente os itens da fatura.”
Ass: L. A.A.
(Transcrito ipsis litteris)
Publicado em 12/05/2025
“Não estou aguentando mais a incompetência no trânsito de Itajaí. Alguns motoristas mal-educados dirigem mal, e nas sinaleiras, a situação é vergonhosa — vou repetir: vergonhosa. Encostam completamente na traseira dos outros veículos. Hoje, foram incontáveis vezes: carrões, caminhonetes e outros tipos de veículos praticamente subindo na traseira do meu carro.
Alô, Codetran! Não tem aula de direção para esses motoristas? Estão cegos? Usem óculos, por favor! Façam uma consulta oftalmológica e neurológica! Parece que não transam e querem descontar sua frustração sexual nos outros.
Estamos na era tecnológica, mas parece que muitos ainda dirigem como se estivessem numa carroça, e não num carrão. Tem muito esperto que ultrapassa em todas as faixas, basta ter um buraco na pista que já está passando pelo acostamento da BR. Tem tanto motorista ruim que não cabe em nenhum balaio — imagina dirigir em Itajaí!
Alô, Codetran! Alô, engenheiros de trânsito! Pelo amor de Deus, deem um jeito nesse trânsito! Em Itajaí, é triciclo, patinete, moto, bicicleta elétrica... tudo junto, num desrespeito total. Façam alguma coisa antes que aconteça uma tragédia no trânsito de Itajaí. Acordem! Acordem! Acordem!”
Ass: A.A.
Se puder divulgar, hoje moradores de rua colocaram fogo numa lixeira dessas grandes, causando um perigo ...
“Boa tarde. Gostaria de saber se é possível nos auxiliar com uma questão que está incomodando bastante ...
“Olá, equipe do DIARINHO. Tudo bem? Gostaria de registrar uma reclamação sobre a casa de festas Dream ...
“Sou morador do bairro Fazenda, em Itajaí, e passo todos os dias pela rua Gumercindo Rocha, que dá acesso ...
“Gostaria de fazer uma reclamação: praticamente toda semana não está tendo aula na rede de ensino de ...
Registro das mortes ocorridas nos dias 31 de maio e 1º de junho na região:• ADRIANO FREDRICH ALVES • ...
Registro das mortes ocorridas no dia 30 de maio na região:DILMA OLIVEIRA BUSARELLO DULCE DE SOUZA JOSE ...
Registro das mortes ocorridas no dia 29 de maio na região:ADENIR ABREU ALICE SALETE REBELO CATARINA ...
Registro das mortes ocorridas no dia 27 de maio na região:CARLOS MARLON DA ROCHA NIVALDO PISKE PAULO ...
Registro das mortes ocorridas no dia 26 de maio na região:ISAURA ZOZ MARIA DOS SANTOS JACINTO MARIO ...
Ao contrário do que foi publicado na reportagem “Entenda por que está cada vez mais caro morar em SC ...
A edição do DIARINHO nº 12.820, de 13 de setembro de 2024, saiu com a data errada na página 7. O cabeçalho ...
A matéria “Mães não pagam ingressos no Beto Carrero”, veiculada na edição desta quinta-feira do DIARINHO ...
O DIARINHO errou na foto publicada na matéria “Itajaiense estrela filme ao lado de atriz global”. Na ...
A matéria “Supermercado gourmet abre primeira loja em Itajaí”, veiculada na edição desta quarta-feira ...