Serviços | Alô do Leitor


Ninguém é totalmente bom nem totalmente ruim o tempo todo

Publicado em 20/08/2024

“Silvio Santos foi, sem dúvida nenhuma, o maior comunicador do Brasil. Sua genialidade na comunicação e o tino empresarial fizeram-no uma espécie de Midas. Mesmo assim, nem todos os seus negócios prosperaram. Ao longo do tempo, o Grupo Silvio Santos chegou a ter cerca de 32 empresas dos mais variados ramos da economia, de plano de saúde à construtora, de resort de luxo à empresa de cosméticos, loja de eletrodomésticos à concessionária da Volkswagen.

No início, cada empreendimento servia aos interesses da maior empresa do grupo, o Baú da Felicidade, a galinha dos ovos de ouro de Silvio. Num país marcado pela pobreza, o sonho da casa própria fazia com que as suas colegas de trabalho e telespectadores pagassem o carnê rigorosamente em dia. Se fizessem isso, poderiam concorrer a prêmios como casas e automóveis. Se atrasassem apenas um dia o pagamento, deixavam de concorrer aos prêmios. Quem não era contemplado, podia receber o valor de volta em produtos das lojas espalhadas pelo país. A fórmula era uma receita de sucesso incrível. Faltava-lhe o ambiente necessário para anunciar o Baú. Por isso, foi para a televisão.

Com o sucesso do carnê, montou um império com dezenas de empresas de sucesso. Alguns negócios, no entanto, foram por água abaixo, como a Aposentec, ainda na década de 1980, e o Banco Panamericano, envolvido em esquema de corrupção por volta de 2010.

Ainda como empresário, há quem odeie Silvio Santos por ter exaltado o regime militar entre as décadas de 1960 e 1980. Há quem ame Silvio Santos pelo carisma, pelo sorriso encantador e os divertidos programas de auditório. Há quem o odeie por ter sido demitido aos berros de alguma de suas empresas. Há quem o ame porque o serviu nos bastidores do SBT, seja como coordenadores de áudio e vídeo, camareiras, secretárias, pessoais as quais o comunicador chegou a ajudar financeiramente e com as quais possuía uma relação estreita de confiança.

Silvio é a encarnação da máxima que “ninguém é totalmente bom ou totalmente ruim o tempo todo”. Deixa um legado impressionante. Um homem que apresentou um programa de televisão por quase 60 anos. Um homem que criou fórmulas diversificadas de entretenimento na televisão brasileira. Um empresário, dizem, implacável, bravo, feroz em muitas oportunidades. Lendo suas biografias, é possível perceber a dualidade de Silvio Santos. Amado e odiado. Venerado e profanado. Senor Abravanel morreu. Silvio jamais morrerá.”

Ass: Carlos Praxedes

(Transcrito Ipiss Litteris)


Obras do porto incomodam

Publicado em 29/08/2024

“Obras da Portonave estão gerando transtorno aos moradores e comerciantes locais. Poeira fora do normal, tá? É muita poeira que tá levantando. Dá um impacto ambiental gigantesco essa fumaça com poeira no ar, a garganta seca. A gente estava comentando que tinha que ser molhado dia e noite a rua Aníbal Gaya, só estão vindo dois caminhões pipa para poder economizar. A poeira é todo dia, tem que varrer quatro, cinco vezes o comércio.”

Ass: A.A

(Transcrito Ipsis Litteris)


Banheiro químico fechado na Central 

Publicado em 29/08/2024

“Eu e meus amigos nos deparamos com o banheiro químico na orla da Praia Central, em Balneário Camboriú, próximo ao posto de guarda-vidas 4, fechado, sem nenhum aviso sobre o horário de funcionamento. Isso foi na quarta-feira, dia 21. Precisávamos urgentemente utilizar o banheiro, mas, como estava inacessível, tivemos que urinar na água do mar. Essa situação demonstra uma falta de consideração com os turistas e moradores. Se o banheiro não é 24h, a prefeitura deveria, pelo menos, informar os usuários, colocando cartazes que indiquem o horário de funcionamento.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Obras de porto incomodam

Publicado em 28/08/2024

“Obras da Portonave estão gerando transtorno aos moradores e comerciantes locais. Poeira fora do normal, tá? É muita poeira que tá levantando. Dá um impacto ambiental gigantesco essa fumaça com poeira no ar, a garganta seca. A gente estava comentando que tinha que ser molhado dia e noite a rua Aníbal Gaya, só estão vindo dois caminhões pipa para poder economizar. A poeira é todo dia, tem que varrer quatro, cinco vezes o comércio”

Ass: A.A

(Transcrito Ipsis Litteris)


Querem a volta do ônibus

Publicado em 28/08/2024

“Moradores da rua José Lino Rocha, no bairro Meia Praia, em Navegantes reivindicam a volta da linha vermelha na avenida Radial Ivo Silveira. O ponto de ônibus fica próximo ao mercado Depla. De acordo com os leitores, as placas novas da prefeitura que sinalizam a parada do transporte público continuam no local, mas os motoristas disseram que os ônibus não precisam mais parar ali, apenas na beira da praia.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Trânsito caótico em Itajaí e BC

Publicado em 27/08/2024

“Vi alguém reclamando de bicicleta na calçada da Univali. Como não posso acessar, só vi algumas linhas da matéria. Se os ciclistas andarem na via, morrem! Considero muito pior a zona que é o trânsito aqui em Itajaí até o Balneário e vice-versa.

Caminhões, ônibus, betoneiras, guinchos, guindastes, tem de tudo. Não mantêm distância dos carros à frente. Correm muito e não param nas faixas de pedestres.

Em plena avenida Brasil, onde a rotina é pista cheia e todos devagar, os ônibus grudam na sua traseira e ficam dando luz alta.

Onde querem que a pessoa se meta? Sobre a calçada? Os ônibus fazem barbaridades porque sabem que a gente não consegue reclamar em lugar algum. Telefones não atendem. Aplicativo não funciona.  Carrões e camionetes com monte de farol, inclusive farol de milha dentro da cidade muito iluminada. Cegam os demais motoristas. Ou carros com faróis estragados, que botam luz alta para compensar.

E uma sinaleira atrás da outra. Mas faixas de pedestres não têm sinaleiras e câmeras. Pode matar à vontade o cidadão. O mesmo ocorre na Transtorno Sul. Os carros trocam subitamente de faixa e nem dão sinal. Motoqueiros correm risco de vida e buzinam feito doidos.

Você não pode desviar um milímetro, tem que cair em buraco, porque há vários motoqueiros grudados de cada lado.

Os motoqueiros invadem ciclovia, andam na contramão, sobre calçadas.

Duas faixas de pedestres em frente à Univali Itajaí, mas a galera passa no meio delas.

Daí mesmo que carro não respeita. Sabem de alguma campanha educativa que a Univali tenha feito para seus universitários???

Além de não ter eleição direta para nada, não fazem nada pelo social.

Prefeituras prevaricaram em não fazer campanhas, blitzen e convocar agentes de trânsito suficientes para o intenso movimento econômico e turístico da região. Os pobres agentes correm risco de ser atropelados ali no Matadouro, ou na Fazenda, frente as escolas. O cidadão está em risco constante, seja pedestre, motorista ou motoqueiro. Até crianças ou mulheres com carrinho de bebê são atropeladas na faixa!!! Ao lado da Câmara de Vereadores de Itajaí, agora virou estacionamento de caminhões enormes, inclusive com containers. Afunilam a entrada da rua e obstruem a visão da faixa de pedestres. Zona escolar do IFSC, creche, OAB.

Enfim, Balneário Camboriú e Itajaí são um zero à esquerda em trânsito e transporte público.

Mesma empresa atuando lá e cá, e não são capazes de fazer uma linha diretona de BC para Itajaí

Estudantes se arriscam de bike pela BR 101. Há estudante da Barra em BC, que vêm estudar no IFSC Itajaí.

Há estudante de Camboriú, Navega, Penha, Piçarras.

No geral, só omissão das autoridades. Tem que cobrar dos candidatos quais as propostas para trânsito, transporte público e integração. O prefeito Fabrício quer fazer megaobra na Amfri, mas não fez sequer ciclovia. E derrubou o Ciep.

Só quer continuar com o turismo dele às custas do povo. O Pavoni das faixas elevadas só sabe fazer muvuca e binário incompleto. Afff.

Obrigada.

Ass: Márcia Costa”

(Transcrito Ipsis Litteris)


”Precisamos de lombadas”

Publicado em 24/08/2024

“Bom dia, sou morador da rua Hildo Silva na Barra do Rio, e estamos enfrentando um problema chato desde quando a Prefeitura resolveu mudar o sentido das ruas do bairro e acabou deixando-a como a única via de saída do bairro. Precisamos de lombadas para diminuir a velocidade dos carros e motos que passam a todo minuto em alta velocidade na frente das nossas casas.”

Ass: Eder Diniz Cordeiro

(Transcrito Ipsis Litteris)


Pagamento no ferry

Publicado em 21/08/2024

“Sou C. venho aqui pedir ajuda de vocês para resolver a situação do ferry-boat que não cumpre com seus deveres. Fui atravessar de carro de Itajaí para Navegantes e meu aplicativo do banco não entrava para pagar em pix. Pedi para pagar no cartão de débito e me foi negado esse direito. Sei que pela nova lei 18.853 desde fevereiro é obrigatório eles aceitarem cartão de crédito e débito. O homem que me atendeu foi muito grosseiro dizendo que se eu não pagasse eu teria que voltar e descer da balsa que ele não pagaria a minha conta e que não iria sair do bolso dele. Sinalizei ao cidadão que meu aplicativo não abria, que eu tinha o direito de passar o cartão. Depois de alguns minutos ele chamou outra pessoa que pegou meu numero de telefone e falou que iria me mandar um oi no WhatsApp para que eu pudesse fazer o pix para o contato dele. Estou indignada pois além de passar por uma humilhação a pessoa foi super grosseira ao invés de tentar resolver minha situação. Se isso aconteceu comigo, acredito que tenha acontecido com outras pessoas também.”

Ass: C.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Correios de mal a pior

Publicado em 21/08/2024

“A agência dos Correios do centro de Itajaí passa por um período bem crítico. Além do atendimento nos últimos dias demorar mais de uma hora de espera, a sujeira no hall, nos balcões e banheiros, que às vezes é solicitado para uso do público pois não tem banheiro externo, apenas dos funcionários, está em estado de calamidade. Folhas, restos de comida e muita poeira são a realidade do local de espera. Alguns funcionários têm desenvolvido alergias e viroses por conta da situação. Além da falta de efetivo que tem ocasionado tal situação. É lamentável uma agência como a do centro ter essa realidade. Os clientes relatam um descaso, tanto com funcionários quanto com clientes. A agência está há mais de dois meses sem limpeza fixa, em meio a obras, que geram muita poeira”.”

Ass: A.A

(Transcrito Ipsis Litteris)


Não gostou do rock

Publicado em 20/08/2024

“Teve 12 horas rock começando em pleno domingo de manhã em bairro residencial em Balneário Camboriú. Não é primeira vez. Já não basta as baladas aqui perto, agora a prefeitura faz show aqui também? Depois esses vagabundos de políticos vêm pedir voto na casa do cara.”

Ass: W.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Reclama de receita errada da UBS

Publicado em 20/08/2024

“Eu fui renovar a receita do remédio que minha esposa precisa na UBS do São Vicente, em Itajaí. Como a médica errou a dosagem colocando para mais, só que a dosagem certa seria a metade, compramos o remédio mensalmente, para caber no orçamento. Aconteceu hoje que, devido a data no sistema ser mais além do que é receitado, ou seja, não sei se teve dolo nisso, mas o remédio dela vai acabar e não teremos como renovar a receita. Fui de manhã, não resolveram este erro. Fui lá à tarde e disseram que iam tentar resolver. Ou resolve ou resolve. Não existe vou tentar resolver. Ainda mais em caso de saúde pública. A médica errou, não assumiu o erro e minha esposa pode ficar sem remédio pela incompetência.”

Ass: R.L.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Auri responde ao JC

Publicado em 17/08/2024

“Com base na lei do Direito de Resposta (13.188/2015), em respeito à população de Itajaí, venho repor a verdade em resposta ao texto “Destruição da Marcos Konder”, publicado em sua coluna no dia 14/08/2024.

É falsa sua afirmativa de que a Marcos Konder esteja sendo destruída. Ela está sendo revitalizada, modernizada, para se adequar às necessidades de mobilidade em Itajaí.

É falsa sua afirmação, grosseira, de que “fodeu Itajaí”. Além do seu ódio por mim, você não possui qualquer prova objetiva do que afirma, a não ser seu rancor permanente por algo que sequer consegue compreender.

Não existe maneira de modernizar ruas e avenidas, implantando e adequando sistemas pluvial e de esgoto, sem realizar obras e “esburacar” a cidade como você alega.

É falsa sua afirmativa de que árvores foram mortas na Marcos Konder. Estudo assinado pelo Diretor de Educação Ambiental da Famai, pelo Superintendente da Famai e por um biólogo da Famai apontou as árvores que poderiam ser transplantadas. A avenida tinha 129 árvores e passará a ter 260.”

Ass: Auri Pavoni - Engenheiro

(Transcrito Ipsis Litteris)


Água preta em Navegantes

Publicado em 17/08/2024

“Recebemos esta semana uma água escura (preta) que detona qualquer limpeza de caixa d’água e de filtro. Pior, vem aqui a vigilância sanitária e pede documento comprovante de limpeza da caixa e cisterna cadastrada e que custa para nós mais que o dobro. Por que não nos reembolsam o custo desta limpeza quando mandam água preta?”

Ass: Arno

(Transcrito Ipsis Litteris)


Greve na Celesc

Publicado em 15/08/2024

“Novamente a Celesc de greve, quando o governador vai acordar e privatizar a maldita ? Gosta de aparecer na mídia, mas tomar providências sérias, nada.”

Ass: Arno

(Transcrito Ipsis Litteris)


Denúncia de lixo irregular

Publicado em 13/08/2024

“Moro na rua Jaime Fernandes Vieira, no condomínio Vista Alegre, no bairro Cordeiros. Estamos cansados de carros pararem aqui na nossa rua e despejarem vários tipos de lixo nas nossas calçadas. Ligamos para a Guarda Municipal e para a Polícia Militar. Ambas disseram que nada poderiam fazer, que seria com a fiscalização da prefeitura. Mas eles nem atendem o telefone. O que faremos?”

Ass: M.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Reclama da Celesc de BC

Publicado em 09/08/2024

“Em Balneário Camboriú, a Celesc está fazendo tudo errado. Há demora nas ligações de luz, falta de respeito com o povo que fica mais de duas, três, quatro horas esperando pra ser atendido, todos os dias a mesma coisa. Pelo app nem se fala, não funciona,  é o fim, dias e dias pra fazerem ligações de luz e nada. Falta total de respeito.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Casa de milionários abandonada

Publicado em 07/08/2024

“Este é o estado de uma casa propriedade de um casal milionário donos de empresas de terraplanagem e fundações. Fica bem no centro de Itajaí. Estes senhores deixam para os vizinhos lixo, ponto de drogas, um verdadeiro esgoto. A casa é na rua Carlos Hugo Praun.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Aeroporto de Navegantes abandonado

Publicado em 05/08/2024

Muito triste tomar conhecimento pelo  “DIARINHO”  que o “aeroporto da Diversão ,“ Navegantes está ainda aguardando  vultosos investimentos por parte de sua concessionária CCR.

Acompanho o desenvolvimento de NVT desde 1970 quando o mesmo entrou em operação substituindo o então Aeroporto Salgado Filho, localizado na rua Blumenau em Itajaí.

Desde 1969 estou envolvido profissionalmente com  a aviação comercial e turismo, quando iniciei aos 18 anos como estagiário na então Agência Mundial de Turismo em Itajaí e depois em 1971 como funcionário da Varig no setor Comercial em São Paulo e  mais tarde na  Swissair em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Me orgulho  de ter sido formado  na primeira Faculdade de Turismo do Brasil em 1974 – São Paulo  onde aprendi além dos inúmeros cursos no exterior os fundamentos da aviação comercial mundial, infraestrutura   e turismo.

Em 1970 quando as operações  em Navegantes iniciaram, tínhamos um só voo operado diariamente, um modesto AVRO HS-748, 40 passageiros, cuja rota para a São Paulo  - Congonhas, era dividida com Joinville.   

O tráfego nos anos 70 estava crescendo mas não havia  capacidade...

Em função dos conhecimentos que possuía com diretores da Varig, conseguimos na época ampliar  estes voos para três diariamente, inclusive com uma ligação com Porto Alegre.

Graças ao então Governador Antonio Carlos Konder Reis tivemos em outubro de 1978 a pista reformada para operações com  Boeings 737 pelo Presidente Ernesto Geisel, pois até então por quase dois anos com a venda dos AVROS da Varig ficamos sem voos comerciais em NVT  e tínhamos que usar Florianópolis como alternativa.

A placa de reinauguração desta importante obra encontra-se agora  numa área não mais dentro do terminal mas na rua em frente ao aeroporto, as vezes coberta por capim, o que muito me magoa.

Ela estava dentro do pátio do aeroporto  mas cada vez mais sendo empurrada adiante, a meu ver uma injustiça ...

Desde 1970 tenho acompanhando as dezenas de ¨”ampliações “ no aeroporto, e de puxadinhos em puxadinhos temos hoje o aeroporto ampliado para suportar quase 30 operações diárias de voos comercias  com uma capacidade de conforto longe do bem estar de seus  usuários, em torno de dois  milhões por ano.

Estamos com a mesma dimensão de pista de 54 anos atrás que sem dúvida engessam o aeroporto, embora tenhamos no entorno norte da cabeceira 25 uma grande área para a  expansão inclusive com  a construção de uma nova pista que permitiria aviões ainda maiores para passageiros e cargas.

Eu pessoalmente me envergonho do aeroporto NVT  pois na verdade é um aeroporto cujo foco são os taxistas que tem inúmeras vagas  na frente do terminal em detrimento aso passageiros  que não tem como desembarcar ou embarcar  pois as vagas são limitadíssimas .

É um terror estacionar para desembarcar e embarcar. Lá a prioridade é dos taxistas e não dos usuários.

O Hoje “Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder”, Itajaiense, primeiro Ministro da Viação do Brasil é o segundo mais importante em tráfego nas cidades não capitais do Brasil.

Ele mereceria  muito mais respeito, capacidade, modernidade, tecnologia e não apenas ser o Aeroporto da “ Diversão” conforme placa fixada no terminal.   

Ass: Dagoberto

(Transcrito Ipis Litteris)


“Divido uma casa com 20 pessoas”

Publicado em 27/07/2024

“Espero, desde 2022, uma moradia cedida pelo governo, mas até agora não recebi. Atualmente, divido uma casa com 20 pessoas na Murta. Espero por essa doação por parte da prefeitura, mas até agora não fui chamado.”

Ass: A.A

(Transcrito Ipsis Litteris)


Denúncia contra os Correios

Publicado em 27/07/2024

“O Correios não entrega nossas encomendas. Eu fiz duas compras: uma eu tive que ir buscar, pois o entregador não bate na residência e diz que não tem ninguém em casa. O segundo item eu fui duas vezes na agência de Cordeiros, em Itajaí, e falaram que era sistema. Depois, extraviou; depois era sei lá mais o que. Nesses dois dias que fui, todos que foram até a agência se queixavam do mesmo problema. As pessoas ficam em casa para receber a mercadoria e eles informam que não tem ninguém em casa. Eu quando estive pegando informação na agência do São João, notei que um entregador terceiro falou assim com o colega: ‘eu vou pegar agora as mercadorias, vou pra casa, tomar café de boa e de tarde entrego. Se der pra entregar bem, se não der fod***’. Isso mostra que eles realmente não estão entregando e as pessoas ficam igual palhaças esperando e o Correios não toma atitude nenhuma.”

Ass: Giovane

(Transcrito Ipsis Litteris)


Perigo nas calçadas do Gravatá

Publicado em 27/07/2024

“Armadilhas: quando as prefeituras irão proibir embutir guarda lixo nas cercas e que ficam abertas em cima das calçadas? Pessoas têm sofrido colisão com danos físicos e materiais (óculos); é um caso de polícia. É assim que protegem seus eleitores?”

Ass: Arno Scharf, morador do bairro Gravatá, Navegantes

(Transcrito Ipsis Litteris)




Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação