Serviços | Alô do Leitor


Creci/SC dá opinião sobre justiça tributária

Publicado em 09/04/2024

“O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/SC) defende, assim como o Tribunal de Justiça, a necessidade de se realizar justiça tributária.

Contudo, reafirma que os aumentos dos emolumentos de cartórios foram excessivos, inclusive pelo fato de que, de uma maneira geral, já têm sido muito acima da inflação nos últimos anos.

Em recente reunião da Câmara da Construção Civil da FIESC, foi apresentado um estudo do Observatório da Federação sobre evolução de preços de emolumentos cartorários, com dados dos Atos do Tabelião de Notas e Atos do Oficial de Registros de Imóveis. Entre 2017 e 2024, o crescimento acumulado dos registros sem valor foi de 349,9%, contra 37,8% do IPCA e 70% do IGP-M. A maioria dos atos de registro de imóveis está acima do IPCA.

Um dos princípios da justiça tributária, previsto na Constituição Federal (Art 150, IV), é o do “Não Confisco”, que garante que a tributação será razoável e de que a Administração não irá utilizar tributos para violar o direito de propriedade dos contribuintes, ainda que em atividades delegatárias, como a dos notários e registradores (emolumentos têm natureza de taxa).

Para o CRECI/SC, os dados demonstram que não há necessidade de novos aumentos. Para fazer justiça tributária, que apenas se reduza os valores para os imóveis mais baratos, sem novos aumentos.

Por fim, o CRECI/SC também reafirma que não foi chamado para qualquer debate sobre o tema na Assembleia Legislativa ou em qualquer outra instância, fato que considera grave, pelo fato de ser uma instituição reconhecida como legítima representante dos interesses dos corretores de imóveis de Santa Catarina, trabalhando em defesa da sociedade.”

Ass: Fernando Willrich, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/SC)
(Transcrito Ipsis Litteris)


IPTU Navegantes

Publicado em 28/05/2024

“Parabéns à reportagem deste valioso jornal, mas ficou uma pergunta:

Que culpa temos nós contribuintes com desmandos internos da prefeitura?”

Ass: Arno Scharf

(Transcrito Ipsis Litteris)


Cratera sem dono no centro

Publicado em 25/05/2024

“Tem uma cratera na rua Uruguai esquina com a Carlos Hugo Praun, no centro de Itajaí. Quando reclamei pra Celesc, alguém foi lá e colocou os cones, mas afirmaram que não era com eles! E agora tem até sombrinha e entulhos dentro. Este local fica na passagem de pessoas com baixa visão, cadeirantes… é supermovimentado. Ninguém faz nada! A vizinhança já não sabe mais o que fazer. Uma zona! Eu e outros vinhos estamos tentando alguma resposta de alguém, o que nunca acontece.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Solidariedade e parceria

Publicado em 25/05/2024

“Vocês já imaginaram toda essa solidariedade e esforço para ajudar o pessoal do Rio Grande do Sul centrada numa única cidade do estado de Santa Catarina, três vezes ao ano? Vários municípios juntos poderiam desassorear vários rios unidos, reformar várias escolas, hospitais e postos de saúde, reformar vários colégios, creches, orfanatos e asilos. Resumindo: se essa união ante a uma catástrofe fosse utilizada numa Parceria Público Privada (PPP) três vezes ao ano, em diversas cidades, que estado de Santa Catarina teríamos, não?”

Ass: Paulo Cesar dos Reis Curvello

(Transcrito Ipsis Litteris)


Ajuda pro Gilmar!

Publicado em 25/05/2024

Me chamo Jaqueline. Sou natural do Rio Grande do Sul, mas moro há cerca de seis anos em Itajaí. Venho pedir ajuda para meu tio Gilmar que, assim como tantas famílias, perdeu tudo na enchente do Rio Grande do Sul. Ele mora com a família em Canoas, no bairro Mathias Velho. A água não baixou nada e a casa dele segue embaixo d’água. Fizemos uma vaquinha online para ajudá-lo, para quando ele voltar para casa ele se reerguer. Hoje, ele segue morando com a família no apartamento da filha da esposa dele. Há 11 pessoas no local. Graças a Deus ele segue trabalhando, mas os boletos estão chegando. O pix da vaquinha é o e-mail 4726040@vakinha.com.br”

Ass: Jaquelina

(Transcrito Ipsis Litteris)


Ivo Silveira pode sofrer uma tragédia anunciada

Publicado em 25/05/2024

“Moro próximo do ginásio. A parte lateral está cedendo. O peso do telhado caído está “dobrando” a parede lateral. Tem uma rachadura bem no terço do meio, e as colunas estão rachando, tem pedaços de escombros no chão. As calhas estão penduradas. Tem pedaços do reboco amarelo das colunas no chão. Essa semana eles reduziram a área isolada pelas faixas, para circulação de pessoas pela calçada. Infelizmente, estamos sujeitos a uma desgraça que pode resultar em perdas humanas, além de materiais, pois sempre tem muitos carros estacionados ali. A defesa civil deveria pedir um laudo de vistoria de um engenheiro civil. A noção que tenho de estruturas me indica que as paredes vão literalmente dobrar ao meio”.

Ass: M.F.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Santa Regina sem ônibus

Publicado em 21/05/2024

“Moradores do Santa Regina, em Itajaí, ficaram sem ônibus na manhã da última quarta-feira. Passageiros que chegaram na “estação” às 8h40, outros que chegaram para pegar o das 9h12 e 9h48, todos ficaram sem transporte. O ônibus só chegou no bairro às 10h e, o motorista, após todos embarcarem, desceu e disse que só sairia no próximo horário às 10h23, independente do atraso. Às 10h15, um outro ônibus chegou e todos tiveram que descer, embarcar de novo e, então, vir para o centro. Um descaso! Motivo do atraso? Ninguém soube justificar.”

Ass: A.A

(Transcrito Ipsis Litteris)


Piscina verde 2

Publicado em 18/05/2024

“Gostaria de denunciar uma piscina abandonada na avenida Duque de Caxias, em Itajaí. O DIARINHO já fez matéria sobre o caso e ninguém resolve. Perigo para ser um foco de dengue.”

Ass: A.A

(Transcrito Ipsis Litteris)


Piscina verde

Publicado em 18/05/2024

“É inadmissível uma cobertura na avenida Atlântica em Balneário Camboriú deixar a piscina nesta situação, visto que vivemos uma pandemia de dengue. A prefeitura já foi notificada assim como o zelador e ninguém providencia a solução.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Faltam horários de ônibus para Camboriú

Publicado em 14/05/2024

“Gostaria de reclamar da falta de ônibus para a localidade do Braço, no interior de Camboriú. Fui hoje visitar a minha avó que mora lá e me deparei com os moradores dizendo que não tem ônibus para voltar para cidade e vice-versa. Tive que gastar de Uber até lá porque não tem ônibus. Vê se pode uma coisa dessas! Perguntei para minha avó e ela disse que só tem três horários. O primeiro às seis da manhã que sai do bairro até o centro, depois às 12h que sai do centro até o bairro e depois às 18h que sai do centro até o bairro. Só esses três horários! Vê se pode uma coisa dessas? Outros horários não têm ônibus? Como fica o trabalhador que precisa de mais ônibus e tem que ficar pagando Uber porque a nossa rica prefeitura de Camboriú não tem capacidade de colocar mais frotas de ônibus para a população?”

Ass: Edegar Junior

(Transcrito Ipsis Litteris)


Denúncia de descaso na saúde

Publicado em 09/05/2024

“A minha mãe passou por uma cirurgia no hospital Marieta, em Itajaí, no dia 8 de abril. Em menos de 24 horas, ela foi liberada do pós-cirúrgico. Na última semana, ela voltou com infecção e foi liberada de novo pelos médicos. Pelo agravamento, ela foi buscar atendimento no Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente, e ficou até quarta-feira, quando disseram que conseguiram um leito no hospital. Mas ao chegarmos no Marieta, ela foi levada para a enfermaria, não tinha leito nenhum. Precisou passar por vários exames que já haviam sido feitos. É um descaso”.

Ass: A.A

(Transcrito Ipsis Litteris)


Farinha de peixe volta a incomodar

Publicado em 09/05/2024

“Novamente a fábrica de farinha de peixe soltou aquele vapor de peixe podre. O bairro Cordeiros, em Itajaí, está insuportável, chega a dar ânsia esse odor”

Ass: A.A

(Transcrito Ipsis Litteris)


Torneiras secas no São Vicente

Publicado em 09/05/2024

“Gostaria de denunciar a falta de água constante no bairro São Vicente, em Itajaí.

Estamos sem água praticamente todos os dias, volta bem fraco à noite. Final de semana todo sem água e a situação se repete há vários dias. Nós moradores já reclamamos, disseram que estavam fazendo manutenção e o problema continua”.

Ass: A.A

(Transcrito Ipsis Litteris)


Obra barulhenta em Navegantes

Publicado em 30/04/2024

“A barulheira de uma obra da prefeitura de Navegantes acordou minha filha de 2 anos e 4 meses que tem autismo. Aí pergunto: a prefeitura de Navegantes é acima da lei da perturbação do sossego alheio e do estatuto da criança e adolescente? Isso foi na avenida Prefeito José Juvenal Mafra, no centro. Não existe justificativa para isso, nem é obra emergencial. Já denunciei o caso para a polícia”.

Ass: Carlos Fabiano

(Transcrito Ipsis Litteris)


Faltam vacinas em Balneário Camboriú?

Publicado em 27/04/2024

“Gostaria de saber o porquê da palhaçada do posto central da rua 1500, em Balneário Camboriú. Há um cartaz na recepção informando que a vacina BCG está disponível somente nas quintas-feiras à tarde. E mais: a aplicação da vacina anti-rábica somente nas UBS da Barra e dos Estados. Que palhaçada é essa? Agora temos que escolher as UBS de longe para se deslocar porque as outras UBS mais perto estão em falta de vacinas? E por que somente nas quintas-feiras à tarde para aplicar BCG; nos outros dias não pode? Essa prefeitura só matando”.

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Empresa e associação farão projeto do parque linear

Publicado em 25/04/2024

“Em notícia publicada em primeira página no dia de hoje [quarta], este veículo de comunicação informa à população que “Donos do Beto Carrero vão pagar projeto para retomada da obra do parque linear”, relatando a oferta em audiência de uma das autoras da Ação do Parque Linear para contratação e financiamento do projeto e construção do Parque Linear na Praia da Armação.

A matéria é muito importante, principalmente quanto ao destaque para a oferta de financiamento de autores da ação para o Parque, o que desde já agradecemos o envolvimento deste jornal no assunto.

Porém, é preciso fazer uma retificação na informação, considerando que não se trata do “dono do Beto Carrero”, mas sim de um grupo de autores que estão juntos nessa proposta, incluindo a Associação dos Amigos e Moradores da Praia da Armação de Itapocoroy que fará a organização e coordenação desse grupo na busca e contratação de profissionais gabaritados para o redimensionamento do projeto e execução do Parque Linear, compromissados com os impactos ambientais e modernas e eficientes técnicas de arquitetura e engenharia considerando a execução em área de orla, com conceito moderno urbanístico para um Parque Linear que sirva de modelo para o nosso litoral”.

Ass: Cynara Maria Reinert, presidente da Associação Comunitária dos Amigos e Moradores da Praia de Armação

(Transcrito Ipsis Litteris)


Homenagem ao seu Lino

Publicado em 20/04/2024

“Gostaria de prestar a minha homenagem póstuma ao Sr. José Lino Martendal. Em 1975, eu tirei a minha Carteira de Trabalho. Havia um cartaz com vagas para auxiliar estoquista no vidro da Drogaria Catarinense Varejão 01 no Edifício Catarinense. Fiz a entrevista, aprovaram e fui direcionado ao Varejo 02. Era uma filial na lateral da Igreja Velha, na mesma rua onde seu Lino me perguntou: “o que você quer ser aqui nessa farmácia?” Eu disse gerente. Ele me disse: “o gerente sou eu!” Respondi: “um dia o senhor será aposentado ou vai morrer, então me prepare para esse dia!” Ele foi transferido para o varejo 01 sete anos mais tarde. Eu já estava preparado e fui gerente. Seus ensinamentos foram determinantes para toda a minha vida profissional. Achei conveniente essa homenagem porque alguns anos atrás nos encontramos eu tive o prazer em agradecer em vida.”

Ass: José Carlos dos Santos

(Transcrito Ipsis Litteris)


Acesso ao presídio da Canhanduba

Publicado em 17/04/2024

“Na frente do Complexo Penitenciário de Itajaí, na Canhanduba, a situação tá crítica. As visitas em dia de chuva, ao descer do carro, têm que pisar na lama e em poças de água. Está uma vergonha. Uma senhora quebrou a perna e não teve auxílio nenhum. Eles falaram que não podiam fazer nada. A senhora ficou chorando de dor até a chegada da ambulância que outras pessoas chamaram e deram total apoio. Ali precisa de um contrapiso pra facilitar  pra todos que forem visitar seus familiares”.

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Lixo no bairro Morretes

Publicado em 17/04/2024

“Uma construtora está demolindo casas no bairro Morretes, em Itapema, mas deixou um lixão no meio dos escombros, que também são ocupados por moradores de rua.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Escola da Murta sem água

Publicado em 16/04/2024

“A Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, na Murta, em Itajaí, está sem água desde a primeira sexta-feira do mês. Mesmo com o problema, as aulas foram mantidas normalmente e as cozinheiras estão com dificuldade de fazer a merenda escolar. A direção não explicou nada oficialmente para nós, pais. Soubemos pelos professores que a falta de água seria por conta do estrago de uma bomba d’água. Porém, o reparo no equipamento ainda não foi feito e as aulas não foram dispensadas enquanto perdura o problema”.

Ass.: Pais de alunos

(Transcrito Ipsis Litteris)


Colégio sem água

Publicado em 13/04/2024

“A Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, na Murta, em Itajaí, está há três dias sem água porque a bomba está quebrada.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)




MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação