Serviços | Alô do Leitor


Moeda comum Brasil-Argentina: abordagens

Publicado em 25/01/2023

“À primeira vista, é de se esperar, quanto a qualquer brasileiro de verve altiva, que percorra sua espinha um calafrio denso: quem gostaria de cambiar sua moeda [estável, se comparada a outras mundo afora] e, não só, compartilhá-la, idem, com um dos maiores escândalos mundiais que “vem sendo” - abrem-se as aspas pois é inegável a impossibilidade de se dizer “é” ou “foi”, em se tratando de uma avalanche viva-aparentemente-mórbida qual tal - a economia argentina? É o fim dos tempos!, profetizam os pastores alicerçados na campanha; escatológico!, apontam os direitistas-sabidos; vai dar merda!, diz o patriota fã do Capitão [Nascimento, é claro; por acaso pensaste em outro alguém?].

A abordagem honesta, porém, de tal intrincado tema, mostra-se diversa das superficiais “análises” acima apresentadas e, também, daquela proferida pelo dep. Eduardo (o 02) neste último domingo, 22/01, uma vez que a criação de uma moeda comum entre o Brasil e a Argentina, a ser usada no comércio internacional entre ambos os países, e não em substituição às moedas nacionais, constou, ainda que diversamente do que por hora se negocia, na agenda de Paulo Guedes - que, aí sim, e em contramão, como dito, do que se visa agora com Lula, apresentou em 2022, no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, intenção de se elaborar o apelidado “Peso Real”, protótipo sul-americano do Euro que derrocaria o Peso e o Real em suas independências um do outro. O ex-presidente Jair Bolsonaro, também, é válido registrar-se, mais de uma vez fez referência a “estudos” sobre a implantação de tal moeda única - conceito diferente de moeda comum - ao longo de seu mandato.

Deixando-se, porém, a crítica aos hipócritas e às contorções do factual que estes ruminam, exploremos o projeto que os presidentes brasileiro e argentino firmaram como prioridade em suas relações, segundo artigo assinado por ambos, por ocasião da primeira viagem internacional oficial de Lula como chefe de Estado. A ideia, sumariamente, é que Brasil e Argentina passem a usar, em suas negociações, uma moeda comum que esteja sob seu controle, capaz de pôr termo aos constantes e incessantes câmbios do Peso ao Dólar e do Dólar ao Real (ou vice-versa) feitos durante pagamentos e recebimentos, tornando não só mais diretas as exportações e importações como, adicionalmente, contribuindo para reduzir a suscetibilidade de ambas as economias às ações e decisões governamentais norte-americanas, sobre as quais nossos cidadãos não possuem quaisquer direitos, sejam elas de caráter interno (quando os EUA passam por inflações ou deflações e elevam os juros ou “imprimem” dólares) ou externo (quando os EUA se vêm envoltos em guerras, crises globais etc), pois, no estado de coisas atual, qualquer variação na cotação do dólar (que vem funcionando como moeda comum) é sentida cá pelas bandas do sul - e, sejamos sinceros, o espectro negativo disso não é raro de ser visto.

A implantação de uma moeda comum nas negociações exteriores entre dois importantes polos da América Latina, portanto, queda-se como passo fundamental para um reposicionamento estratégico do Brasil no plano internacional - lembremos que a Argentina é o terceiro maior comprador brasileiro, ou seja, nos gera riqueza, e, de imediata lógica, o que se puder fazer para alavancar a economia desta de modo a possibilitar-nos maiores vendas deve ser feito, não só por carisma ou afago ideológico, mas por inteligência, manejo diplomático e visão de futuro. Eis tudo: a expansão de tal projeto para os demais países do Mercosul, quiçá, ou para os emergentes é chave para a inclusão do Brasil na lista dos poderosos. É uma porta de possibilidades cuja fechadura parecemos estar girando; a luz que dos seus frisos escapa é o princípio uma nova nação - uma nação brasileira empoderada, viável se, e somente se, soubermos resistir ao torpor do primeiro contato com o raio de claridade após longa cegueira.

Ass: João Gaspar

(Transcrito Ipsis Litteris)


Empresa e associação farão projeto do parque linear

Publicado em 25/04/2024

“Em notícia publicada em primeira página no dia de hoje [quarta], este veículo de comunicação informa à população que “Donos do Beto Carrero vão pagar projeto para retomada da obra do parque linear”, relatando a oferta em audiência de uma das autoras da Ação do Parque Linear para contratação e financiamento do projeto e construção do Parque Linear na Praia da Armação.

A matéria é muito importante, principalmente quanto ao destaque para a oferta de financiamento de autores da ação para o Parque, o que desde já agradecemos o envolvimento deste jornal no assunto.

Porém, é preciso fazer uma retificação na informação, considerando que não se trata do “dono do Beto Carrero”, mas sim de um grupo de autores que estão juntos nessa proposta, incluindo a Associação dos Amigos e Moradores da Praia da Armação de Itapocoroy que fará a organização e coordenação desse grupo na busca e contratação de profissionais gabaritados para o redimensionamento do projeto e execução do Parque Linear, compromissados com os impactos ambientais e modernas e eficientes técnicas de arquitetura e engenharia considerando a execução em área de orla, com conceito moderno urbanístico para um Parque Linear que sirva de modelo para o nosso litoral”.

Ass: Cynara Maria Reinert, presidente da Associação Comunitária dos Amigos e Moradores da Praia de Armação

(Transcrito Ipsis Litteris)


Homenagem ao seu Lino

Publicado em 20/04/2024

“Gostaria de prestar a minha homenagem póstuma ao Sr. José Lino Martendal. Em 1975, eu tirei a minha Carteira de Trabalho. Havia um cartaz com vagas para auxiliar estoquista no vidro da Drogaria Catarinense Varejão 01 no Edifício Catarinense. Fiz a entrevista, aprovaram e fui direcionado ao Varejo 02. Era uma filial na lateral da Igreja Velha, na mesma rua onde seu Lino me perguntou: “o que você quer ser aqui nessa farmácia?” Eu disse gerente. Ele me disse: “o gerente sou eu!” Respondi: “um dia o senhor será aposentado ou vai morrer, então me prepare para esse dia!” Ele foi transferido para o varejo 01 sete anos mais tarde. Eu já estava preparado e fui gerente. Seus ensinamentos foram determinantes para toda a minha vida profissional. Achei conveniente essa homenagem porque alguns anos atrás nos encontramos eu tive o prazer em agradecer em vida.”

Ass: José Carlos dos Santos

(Transcrito Ipsis Litteris)


Acesso ao presídio da Canhanduba

Publicado em 17/04/2024

“Na frente do Complexo Penitenciário de Itajaí, na Canhanduba, a situação tá crítica. As visitas em dia de chuva, ao descer do carro, têm que pisar na lama e em poças de água. Está uma vergonha. Uma senhora quebrou a perna e não teve auxílio nenhum. Eles falaram que não podiam fazer nada. A senhora ficou chorando de dor até a chegada da ambulância que outras pessoas chamaram e deram total apoio. Ali precisa de um contrapiso pra facilitar  pra todos que forem visitar seus familiares”.

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Lixo no bairro Morretes

Publicado em 17/04/2024

“Uma construtora está demolindo casas no bairro Morretes, em Itapema, mas deixou um lixão no meio dos escombros, que também são ocupados por moradores de rua.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Escola da Murta sem água

Publicado em 16/04/2024

“A Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, na Murta, em Itajaí, está sem água desde a primeira sexta-feira do mês. Mesmo com o problema, as aulas foram mantidas normalmente e as cozinheiras estão com dificuldade de fazer a merenda escolar. A direção não explicou nada oficialmente para nós, pais. Soubemos pelos professores que a falta de água seria por conta do estrago de uma bomba d’água. Porém, o reparo no equipamento ainda não foi feito e as aulas não foram dispensadas enquanto perdura o problema”.

Ass.: Pais de alunos

(Transcrito Ipsis Litteris)


Colégio sem água

Publicado em 13/04/2024

“A Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, na Murta, em Itajaí, está há três dias sem água porque a bomba está quebrada.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Moradores de rua em Itajaí

Publicado em 13/04/2024

“Eu trabalho com aplicativos e estou muito tempo na rua. Eu vejo uma situação que, sem exagero, está uma calamidade na cidade e não parece estar sendo bem cobrada e nem gerida. Parece uma negligência por parte dos órgãos que deveriam ser competentes. Furtos, roubos, assédios, violência verbal e física, uso de drogas e álcool na frente de todos, inclusive crianças. E sempre provenientes dos andarilhos, que muitas vezes estão sim com facas, porque eu vi, além de ameaças de morte entre eles por causa de drogas. Tudo isso eu vi. Acabou a segurança em Itajaí! Você não pode andar ou ficar parado em algum parque sem ser abordado, alguém pedindo dinheiro e as pessoas dão. Eu só não fui roubado ou assaltado ainda porque eu vivo igual “bicho”. Acho que cabe um pouco mais de pressão em cima dos órgãos competentes que estão no momento incompetentes. Precisa de uma resolução rápida. O povo está desesperado quanto a isso.”

Ass: R.L.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Creci/SC dá opinião sobre justiça tributária

Publicado em 09/04/2024

“O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/SC) defende, assim como o Tribunal de Justiça, a necessidade de se realizar justiça tributária.

Contudo, reafirma que os aumentos dos emolumentos de cartórios foram excessivos, inclusive pelo fato de que, de uma maneira geral, já têm sido muito acima da inflação nos últimos anos.

Em recente reunião da Câmara da Construção Civil da FIESC, foi apresentado um estudo do Observatório da Federação sobre evolução de preços de emolumentos cartorários, com dados dos Atos do Tabelião de Notas e Atos do Oficial de Registros de Imóveis. Entre 2017 e 2024, o crescimento acumulado dos registros sem valor foi de 349,9%, contra 37,8% do IPCA e 70% do IGP-M. A maioria dos atos de registro de imóveis está acima do IPCA.

Um dos princípios da justiça tributária, previsto na Constituição Federal (Art 150, IV), é o do “Não Confisco”, que garante que a tributação será razoável e de que a Administração não irá utilizar tributos para violar o direito de propriedade dos contribuintes, ainda que em atividades delegatárias, como a dos notários e registradores (emolumentos têm natureza de taxa).

Para o CRECI/SC, os dados demonstram que não há necessidade de novos aumentos. Para fazer justiça tributária, que apenas se reduza os valores para os imóveis mais baratos, sem novos aumentos.

Por fim, o CRECI/SC também reafirma que não foi chamado para qualquer debate sobre o tema na Assembleia Legislativa ou em qualquer outra instância, fato que considera grave, pelo fato de ser uma instituição reconhecida como legítima representante dos interesses dos corretores de imóveis de Santa Catarina, trabalhando em defesa da sociedade.”

Ass: Fernando Willrich, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/SC)
(Transcrito Ipsis Litteris)


Vala aberta na Canhanduba

Publicado em 02/04/2024

“Deixaram a vala aberta na rua Antônia Apolinário, número 36, no bairro Canhanduba, em Itajaí. É um perigo para criadouro do mosquito da dengue e até agora ninguém fez nada. A vala fica ao lado de um ponto onde as crianças pegam ônibus para ir para a escola. O caso já foi denunciado para a prefeitura”.

Ass: A.A

(Transcrito Ipsis Litteris)


Pedido de ajuda

Publicado em 29/03/2024

“Me chamo Cristina, sou mãe de cinco filhos. Estou passando por uma grande dificuldade. Há alguns anos, eu estava numa fase onde eu podia ajudar e com a ajuda de vocês eu consegui ajudar muitos moradores de rua. Mas hoje quem precisa de ajuda sou eu. Estou trabalhando em uma empresa terceirizada na refinaria aqui em Itajaí, mas entrei agora. Hoje é um dia que não tenho nada pra dar aos meus filhos. Meu filho mais velho está trabalhando em alto mar e hoje estamos passando dificuldade. Não quero dinheiro e sim ajuda com alimentos e um gás, nada mais que isso. Se puderem me ajudar de alguma forma, eu agradeço muito. Nessa páscoa não quero dar chocolate aos meus filhos e sim ter alimentos para eles até eu receber meu primeiro pagamento. Não tenho família aqui e as pessoas que conheço ninguém tem condições de me ajudar”.

Ass: Cristina no contato  (47) 99174-3093

(Transcrito Ipsis Litteris)


Lions Clube Camboriú lança financiamento coletivo para bancar óculos da criançada

Publicado em 28/03/2024

O Lions Clube Camboriú fez um levantamento que apontou para estimativa de mais de mil alunos da rede municipal de ensino estudando com problemas de visão. O projeto Visão para Aprender, proposto pelo clube de serviço, faz a triagem das crianças e encaminha para exames oftalmológicos gratuitos aos que apresentam alguma dificuldade de visão. As crianças que precisam podem escolher os óculos que gostam sem custo algum para as famílias. Cada óculos custa R$ 180 para o projeto, por meio de parcerias. Já foram doados mais de 50 óculos e agora o clube busca financiamento coletivo para atender mais 100 crianças. Para doar qualquer valor, basta acessar o site https://www.vakinha.com.br/4547493 - ou ler o QR Code.


Bateu no carro e fugiu

Publicado em 28/03/2024

“Esse carro bateu no carro do meu marido que estava estacionado e foi embora. Aconteceu na  avenida Duque de Caxias, número 141, bairro Vila Operária, em Itajaí.”

Ass: I.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Problema no fone da Saúde 

Publicado em 28/03/2024

“Os munícipes de Itapema não conseguem ligar na Secretaria de Saúde municipal, os números disponibilizados no site da prefeitura e na internet chamam até cair!”

Ass: M.N.S.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Mais segurança

Publicado em 28/03/2024

“Alunos do colégio Aníbal César, no bairro São Vicente, em Itajaí, precisam de mais segurança no trânsito. Já pedimos nova faixa de pedestres e fiscalização no estacionamento da rua e nada.”

Ass: Juliano

(Transcrito Ipsis Litteris)


Agradecimento UPA

Publicado em 26/03/2024

“Quero agradecer a Upa das Nações pelo atendimento prestado. Foram muitos atenciosos os enfermeiros e médicos, que continuem sempre assim. Nós moradores só temos a agradecer!!!”

Ass: E. C

(Transcrito Ipsis Litteris)


Lixeiras cheias

Publicado em 26/03/2024

“Gostaria de deixar a minha reclamação, dois pontos da praia de Cabeçudas nesta manhã se encontravam com as lixeiras cheias e fedorentas.

Eu estava caminhando pela praia e encontrei duas lixeiras fedorentas com um mau odor horrível, não sei se quando a prefeitura faz a higienização certa e correta e quanto tempo demora a fazer.

Só dizer que o mau cheiro estava insuportável até mesmo para nós moradores que caminhamos todos os dias por ali para fazer nossas atividades físicas. O pessoal da limpeza tem que fazer a cada uma semana uma faxina nessas lixeiras de Cabeçudas, tá demais...!

Fica aí meu registro!!”

Ass: B. V

(Transcrito Ipsis Litteris)


Falta segurança

Publicado em 25/03/2024

“Uma construtora aqui em Penha está destruindo as casas e não está arrumando. A gente está se incomodando há um ano. Eles não usam tela de proteção, objetos caem no telhado e causam prejuízos para os moradores. Os engenheiros da obra não fazem nada. Obra na rua Joaquina Lucinda, na Armação.”

Ass: José Carlos       (Transcrito Ipsis Litteris)


Água parada

Publicado em 22/03/2024

“Na frente da minha casa, na rua Heitor Liberato, 1686, em Itajaí, tem uma construção que está há mais de 15 dias parada. Está acumulando água parada dentro dos canos. Entramos em contato com o proprietário, que disse para a gente esvaziar os canos e jogar água sanitária. Eu e mais três vizinhos fizemos a reclamação dentro do aplicativo da prefeitura e nada. Pelo WhatsApp nos falaram que estão com demanda muito alta. Aí falei: ‘se aumentar os casos ou alguém ficar pior até parar no hospital, o que vai acontecer?’. E não responderam mais.”

Ass: A.A

(Transcrito Ipsis Litteris)


Instransitável

Publicado em 22/03/2024

“Moro na rua Maximiniano Andrade, no bairro Gravatá, em Navegantes. Após tirarem as lajotas da rua e as colocarem na calçada, aqui ficou intransitável. Lajotas soltas no meio da rua, carros danificados e até acidentes com motos aqui”

Ass: C.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Falta segurança

Publicado em 22/03/2024

“Uma construtora aqui em Penha está destruindo as casas e não está arrumando. A gente está se incomodando há um ano. Eles não usam tela de proteção, objetos caem no telhado e causam prejuízos para os moradores. Os engenheiros da obra não fazem nada. Obra na rua Joaquina Lucinda, na Armação.”

Ass: José Carlos    

(Transcrito Ipsis Litteris)


Alô do Leitor


Empresa e associação farão projeto do parque linear

“Em notícia publicada em primeira página no dia de hoje [quarta], este veículo de comunicação informa ...

Homenagem ao seu Lino

“Gostaria de prestar a minha homenagem póstuma ao Sr. José Lino Martendal. Em 1975, eu tirei a minha ...

Acesso ao presídio da Canhanduba

“Na frente do Complexo Penitenciário de Itajaí, na Canhanduba, a situação tá crítica. As visitas em ...

Lixo no bairro Morretes

“Uma construtora está demolindo casas no bairro Morretes, em Itapema, mas deixou um lixão no meio dos ...

Escola da Murta sem água

“A Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, na Murta, em Itajaí, está sem água desde a primeira ...

Colégio sem água

“A Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, na Murta, em Itajaí, está há três dias sem água ...

Moradores de rua em Itajaí

“Eu trabalho com aplicativos e estou muito tempo na rua. Eu vejo uma situação que, sem exagero, está ...

Creci/SC dá opinião sobre justiça tributária

“O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/SC) defende, assim como o Tribunal de Justiça, ...

Vala aberta na Canhanduba

“Deixaram a vala aberta na rua Antônia Apolinário, número 36, no bairro Canhanduba, em Itajaí. É um ...

Pedido de ajuda

“Me chamo Cristina, sou mãe de cinco filhos. Estou passando por uma grande dificuldade. Há alguns anos ...

Ver todos as cartas

Obituário


Registro das mortes ocorridas no dia 24 de abril e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dia 23 de abril e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dia 22 de abril e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dias 20 e 21 de abril e comunicadas por Santa Catarina Assistência ...

Registro das mortes no dia 19 de abril e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar. BEATRIZ ...

Registro das mortes ocorridas no dia 18 de abril e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dia 17 de abril e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dia 16 de abril e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dia 15 de abril e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas nos dias 13 e 14 de abril e comunicadas por Santa Catarina Assistência ...

Ver todos os obituários


MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação