Serviços | Alô do Leitor


Quem toma a vacina da democracia não quer a doença da ditadura

Publicado em 03/09/2022

Estamos diante das eleições mais relevantes desta era democrática no Brasil, se não de todos os tempos na história política brasileira.

Este politizado e semiletrado escrevinhador tirou o título de eleitor em meados do período da Ditadura Militar (1964-1985) – época em que as eleições presidenciais eram indiretas, sem a participação do povo – e nunca votou para presidente da República em toda sua vida. Podia/poderia votar para presidente pela primeira vez em 1989, nas primeiras eleições presidenciais democráticas após o fim do regime ditatorial no Brasil.

Nunca, nunca votaríamos num politicalho miliciano, bandido, criminoso, corrupto, ladrão, vigarista, extremista, fascista, nazista, terrorista, truculento, vagabundo, ordinário, canalha, psicopata, racista, machista, misógino, homofóbico, diabólico, tresloucado, cretino, mitomaníaco. Nunca, jamais, sufragaríamos um sujeito maldito, ignaro, tonto, ogro (mito).

Não pode estar certo quem apoia e vota em um politicalhão delinquente, malevolente, insolente, intolerante, ignorante, demente dessa laia e estirpe.

Sempre é tempo de mudar e rever conceitos. E muito cidadão de bem que votou errado (ou enganado) nas eleições passadas se deu conta de que não estava do lado certo da história.

A imprensa conservadora, sorrateira, tendenciosa, velhaca, polarizada – ferrada no polo negativo – faz campanha contra voto útil, quer dizer, pelo voto inútil em um candidato fraco, no primeiro turno das eleições presidenciais deste ano, para favorecer o pior dos postulantes – um pústula trapaceiro, celerado, desastroso, trágico, desvairado, abominável.

Mas o eleitor inteligente, esperto e informado, que acredita na esperança de dias melhores, que quer o melhor para o Brasil e o povo brasileiro, não cai nessa arapuca.

Abominamos a tortura e as atrocidades do regime militar. O Brasil não pode ter na presidência da República um Porra-Louca despótico, violento, velhaco, mentecapto, sociopata, negacionista.

Hoje, a democracia no Brasil corre riscos e está seriamente ameaçada. Defendamos, apoiemos e salvemos a democracia da nossa Nação, da Pátria verde-amarela de todos nós, brasileiros e brasileiras.

Estamos a dias das eleições presidenciais mais importantes e relevantes desde a redemocratização. Para o bem e pelo bem do Brasil e da nação brasileira, não podemos votar errado novamente!

O Brasil que queremos não é o Brasil do desastre e da desgraça que estamos vivenciando. Nosso país deve ser pacífico, próspero, democrático, mais justo e respeitado. O Brasil tem que ser protagonista da geopolítica mundial, não um pária da política internacional.

Desejamos um futuro promissor e mais humano e de prosperidade e otimismo para a população brasileira. Para isso, a presente desgraça e destruição do Brasil precisa ser abortada. Devemos, nas urnas, com as armas do voto certeiro, destronar do poder a escória do exército brasileiro. Militar patriota, sério, ilibado, direito, ajuizado não deve apoiar, proteger e andar abraçado com um marginal rebelde, subversivo, explosivo, cruento, pérfido, escroto.

Temos trezentos ou trocentos motivos para acreditar na vitória da democracia sobre o fascismo (despotismo) nas eleições presidenciais democráticas do ano do bicentenário da Independência do Brasil, se não no primeiro, no segundo turno.

Cidadão patriota e decidido, se assim o desejar, exerça o direito (?) de voto. Eleitor consciente e racional não vota em politicalho impio, sinistro, sanguinário que defende e idolatra a ditadura e a tortura, e nem em politiqueiro mequetrefe, safado, reacionário – adversário e inimigo da democracia (governo do povo).

Cidadão eleitor! No pleito eleitoral de outubro deste ano – que será uma eleição presidencial plebiscitária: do Não à catástrofe e à desventura; do Sim à reconstrução e à bem-aventurança –, com consciência serena e convicção na escolha do melhor político candidato, vote a favor da esperança, da democracia, da liberdade, da paz, da ordem e progresso.

Democracia é liberdade. Eleição é coisa séria. Voto é responsabilidade. Eleitor patriótico! Seja reflexivo e responsável, pense bem e vote certo. Conquiste pelo menos mais um voto. Voto a voto, triunfará a democracia!

Agora, neste momento tão importante para a vida do Brasil e do povo brasileiro, embora sejamos contrários ao cabresto do voto obrigatório – que é imposição e não direito –, pela vitória da democracia sobre o fascismo, por mais amor e tolerância e menos ódio e violência, com o coração cheio de razão e determinação, devemos desvirginar nosso voto presidencial.

Ass: Nelson Heinzen - Itajaí, SC

(Transcrito Ipsis Litteris)

 

DESTACAR FRASE

“O Brasil e o mundo ficam felizes com a vitória da democracia. Quem toma a vacina da democracia não quer a doença da ditadura. Viva a liberdade e a democracia!”


Obra barulhenta em Navegantes

Publicado em 30/04/2024

“A barulheira de uma obra da prefeitura de Navegantes acordou minha filha de 2 anos e 4 meses que tem autismo. Aí pergunto: a prefeitura de Navegantes é acima da lei da perturbação do sossego alheio e do estatuto da criança e adolescente? Isso foi na avenida Prefeito José Juvenal Mafra, no centro. Não existe justificativa para isso, nem é obra emergencial. Já denunciei o caso para a polícia”.

Ass: Carlos Fabiano

(Transcrito Ipsis Litteris)


Faltam vacinas em Balneário Camboriú?

Publicado em 27/04/2024

“Gostaria de saber o porquê da palhaçada do posto central da rua 1500, em Balneário Camboriú. Há um cartaz na recepção informando que a vacina BCG está disponível somente nas quintas-feiras à tarde. E mais: a aplicação da vacina anti-rábica somente nas UBS da Barra e dos Estados. Que palhaçada é essa? Agora temos que escolher as UBS de longe para se deslocar porque as outras UBS mais perto estão em falta de vacinas? E por que somente nas quintas-feiras à tarde para aplicar BCG; nos outros dias não pode? Essa prefeitura só matando”.

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Empresa e associação farão projeto do parque linear

Publicado em 25/04/2024

“Em notícia publicada em primeira página no dia de hoje [quarta], este veículo de comunicação informa à população que “Donos do Beto Carrero vão pagar projeto para retomada da obra do parque linear”, relatando a oferta em audiência de uma das autoras da Ação do Parque Linear para contratação e financiamento do projeto e construção do Parque Linear na Praia da Armação.

A matéria é muito importante, principalmente quanto ao destaque para a oferta de financiamento de autores da ação para o Parque, o que desde já agradecemos o envolvimento deste jornal no assunto.

Porém, é preciso fazer uma retificação na informação, considerando que não se trata do “dono do Beto Carrero”, mas sim de um grupo de autores que estão juntos nessa proposta, incluindo a Associação dos Amigos e Moradores da Praia da Armação de Itapocoroy que fará a organização e coordenação desse grupo na busca e contratação de profissionais gabaritados para o redimensionamento do projeto e execução do Parque Linear, compromissados com os impactos ambientais e modernas e eficientes técnicas de arquitetura e engenharia considerando a execução em área de orla, com conceito moderno urbanístico para um Parque Linear que sirva de modelo para o nosso litoral”.

Ass: Cynara Maria Reinert, presidente da Associação Comunitária dos Amigos e Moradores da Praia de Armação

(Transcrito Ipsis Litteris)


Homenagem ao seu Lino

Publicado em 20/04/2024

“Gostaria de prestar a minha homenagem póstuma ao Sr. José Lino Martendal. Em 1975, eu tirei a minha Carteira de Trabalho. Havia um cartaz com vagas para auxiliar estoquista no vidro da Drogaria Catarinense Varejão 01 no Edifício Catarinense. Fiz a entrevista, aprovaram e fui direcionado ao Varejo 02. Era uma filial na lateral da Igreja Velha, na mesma rua onde seu Lino me perguntou: “o que você quer ser aqui nessa farmácia?” Eu disse gerente. Ele me disse: “o gerente sou eu!” Respondi: “um dia o senhor será aposentado ou vai morrer, então me prepare para esse dia!” Ele foi transferido para o varejo 01 sete anos mais tarde. Eu já estava preparado e fui gerente. Seus ensinamentos foram determinantes para toda a minha vida profissional. Achei conveniente essa homenagem porque alguns anos atrás nos encontramos eu tive o prazer em agradecer em vida.”

Ass: José Carlos dos Santos

(Transcrito Ipsis Litteris)


Acesso ao presídio da Canhanduba

Publicado em 17/04/2024

“Na frente do Complexo Penitenciário de Itajaí, na Canhanduba, a situação tá crítica. As visitas em dia de chuva, ao descer do carro, têm que pisar na lama e em poças de água. Está uma vergonha. Uma senhora quebrou a perna e não teve auxílio nenhum. Eles falaram que não podiam fazer nada. A senhora ficou chorando de dor até a chegada da ambulância que outras pessoas chamaram e deram total apoio. Ali precisa de um contrapiso pra facilitar  pra todos que forem visitar seus familiares”.

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Lixo no bairro Morretes

Publicado em 17/04/2024

“Uma construtora está demolindo casas no bairro Morretes, em Itapema, mas deixou um lixão no meio dos escombros, que também são ocupados por moradores de rua.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Escola da Murta sem água

Publicado em 16/04/2024

“A Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, na Murta, em Itajaí, está sem água desde a primeira sexta-feira do mês. Mesmo com o problema, as aulas foram mantidas normalmente e as cozinheiras estão com dificuldade de fazer a merenda escolar. A direção não explicou nada oficialmente para nós, pais. Soubemos pelos professores que a falta de água seria por conta do estrago de uma bomba d’água. Porém, o reparo no equipamento ainda não foi feito e as aulas não foram dispensadas enquanto perdura o problema”.

Ass.: Pais de alunos

(Transcrito Ipsis Litteris)


Colégio sem água

Publicado em 13/04/2024

“A Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, na Murta, em Itajaí, está há três dias sem água porque a bomba está quebrada.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Moradores de rua em Itajaí

Publicado em 13/04/2024

“Eu trabalho com aplicativos e estou muito tempo na rua. Eu vejo uma situação que, sem exagero, está uma calamidade na cidade e não parece estar sendo bem cobrada e nem gerida. Parece uma negligência por parte dos órgãos que deveriam ser competentes. Furtos, roubos, assédios, violência verbal e física, uso de drogas e álcool na frente de todos, inclusive crianças. E sempre provenientes dos andarilhos, que muitas vezes estão sim com facas, porque eu vi, além de ameaças de morte entre eles por causa de drogas. Tudo isso eu vi. Acabou a segurança em Itajaí! Você não pode andar ou ficar parado em algum parque sem ser abordado, alguém pedindo dinheiro e as pessoas dão. Eu só não fui roubado ou assaltado ainda porque eu vivo igual “bicho”. Acho que cabe um pouco mais de pressão em cima dos órgãos competentes que estão no momento incompetentes. Precisa de uma resolução rápida. O povo está desesperado quanto a isso.”

Ass: R.L.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Creci/SC dá opinião sobre justiça tributária

Publicado em 09/04/2024

“O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/SC) defende, assim como o Tribunal de Justiça, a necessidade de se realizar justiça tributária.

Contudo, reafirma que os aumentos dos emolumentos de cartórios foram excessivos, inclusive pelo fato de que, de uma maneira geral, já têm sido muito acima da inflação nos últimos anos.

Em recente reunião da Câmara da Construção Civil da FIESC, foi apresentado um estudo do Observatório da Federação sobre evolução de preços de emolumentos cartorários, com dados dos Atos do Tabelião de Notas e Atos do Oficial de Registros de Imóveis. Entre 2017 e 2024, o crescimento acumulado dos registros sem valor foi de 349,9%, contra 37,8% do IPCA e 70% do IGP-M. A maioria dos atos de registro de imóveis está acima do IPCA.

Um dos princípios da justiça tributária, previsto na Constituição Federal (Art 150, IV), é o do “Não Confisco”, que garante que a tributação será razoável e de que a Administração não irá utilizar tributos para violar o direito de propriedade dos contribuintes, ainda que em atividades delegatárias, como a dos notários e registradores (emolumentos têm natureza de taxa).

Para o CRECI/SC, os dados demonstram que não há necessidade de novos aumentos. Para fazer justiça tributária, que apenas se reduza os valores para os imóveis mais baratos, sem novos aumentos.

Por fim, o CRECI/SC também reafirma que não foi chamado para qualquer debate sobre o tema na Assembleia Legislativa ou em qualquer outra instância, fato que considera grave, pelo fato de ser uma instituição reconhecida como legítima representante dos interesses dos corretores de imóveis de Santa Catarina, trabalhando em defesa da sociedade.”

Ass: Fernando Willrich, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/SC)
(Transcrito Ipsis Litteris)


Vala aberta na Canhanduba

Publicado em 02/04/2024

“Deixaram a vala aberta na rua Antônia Apolinário, número 36, no bairro Canhanduba, em Itajaí. É um perigo para criadouro do mosquito da dengue e até agora ninguém fez nada. A vala fica ao lado de um ponto onde as crianças pegam ônibus para ir para a escola. O caso já foi denunciado para a prefeitura”.

Ass: A.A

(Transcrito Ipsis Litteris)


Pedido de ajuda

Publicado em 29/03/2024

“Me chamo Cristina, sou mãe de cinco filhos. Estou passando por uma grande dificuldade. Há alguns anos, eu estava numa fase onde eu podia ajudar e com a ajuda de vocês eu consegui ajudar muitos moradores de rua. Mas hoje quem precisa de ajuda sou eu. Estou trabalhando em uma empresa terceirizada na refinaria aqui em Itajaí, mas entrei agora. Hoje é um dia que não tenho nada pra dar aos meus filhos. Meu filho mais velho está trabalhando em alto mar e hoje estamos passando dificuldade. Não quero dinheiro e sim ajuda com alimentos e um gás, nada mais que isso. Se puderem me ajudar de alguma forma, eu agradeço muito. Nessa páscoa não quero dar chocolate aos meus filhos e sim ter alimentos para eles até eu receber meu primeiro pagamento. Não tenho família aqui e as pessoas que conheço ninguém tem condições de me ajudar”.

Ass: Cristina no contato  (47) 99174-3093

(Transcrito Ipsis Litteris)


Lions Clube Camboriú lança financiamento coletivo para bancar óculos da criançada

Publicado em 28/03/2024

O Lions Clube Camboriú fez um levantamento que apontou para estimativa de mais de mil alunos da rede municipal de ensino estudando com problemas de visão. O projeto Visão para Aprender, proposto pelo clube de serviço, faz a triagem das crianças e encaminha para exames oftalmológicos gratuitos aos que apresentam alguma dificuldade de visão. As crianças que precisam podem escolher os óculos que gostam sem custo algum para as famílias. Cada óculos custa R$ 180 para o projeto, por meio de parcerias. Já foram doados mais de 50 óculos e agora o clube busca financiamento coletivo para atender mais 100 crianças. Para doar qualquer valor, basta acessar o site https://www.vakinha.com.br/4547493 - ou ler o QR Code.


Bateu no carro e fugiu

Publicado em 28/03/2024

“Esse carro bateu no carro do meu marido que estava estacionado e foi embora. Aconteceu na  avenida Duque de Caxias, número 141, bairro Vila Operária, em Itajaí.”

Ass: I.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Problema no fone da Saúde 

Publicado em 28/03/2024

“Os munícipes de Itapema não conseguem ligar na Secretaria de Saúde municipal, os números disponibilizados no site da prefeitura e na internet chamam até cair!”

Ass: M.N.S.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Mais segurança

Publicado em 28/03/2024

“Alunos do colégio Aníbal César, no bairro São Vicente, em Itajaí, precisam de mais segurança no trânsito. Já pedimos nova faixa de pedestres e fiscalização no estacionamento da rua e nada.”

Ass: Juliano

(Transcrito Ipsis Litteris)


Agradecimento UPA

Publicado em 26/03/2024

“Quero agradecer a Upa das Nações pelo atendimento prestado. Foram muitos atenciosos os enfermeiros e médicos, que continuem sempre assim. Nós moradores só temos a agradecer!!!”

Ass: E. C

(Transcrito Ipsis Litteris)


Lixeiras cheias

Publicado em 26/03/2024

“Gostaria de deixar a minha reclamação, dois pontos da praia de Cabeçudas nesta manhã se encontravam com as lixeiras cheias e fedorentas.

Eu estava caminhando pela praia e encontrei duas lixeiras fedorentas com um mau odor horrível, não sei se quando a prefeitura faz a higienização certa e correta e quanto tempo demora a fazer.

Só dizer que o mau cheiro estava insuportável até mesmo para nós moradores que caminhamos todos os dias por ali para fazer nossas atividades físicas. O pessoal da limpeza tem que fazer a cada uma semana uma faxina nessas lixeiras de Cabeçudas, tá demais...!

Fica aí meu registro!!”

Ass: B. V

(Transcrito Ipsis Litteris)


Falta segurança

Publicado em 25/03/2024

“Uma construtora aqui em Penha está destruindo as casas e não está arrumando. A gente está se incomodando há um ano. Eles não usam tela de proteção, objetos caem no telhado e causam prejuízos para os moradores. Os engenheiros da obra não fazem nada. Obra na rua Joaquina Lucinda, na Armação.”

Ass: José Carlos       (Transcrito Ipsis Litteris)


Água parada

Publicado em 22/03/2024

“Na frente da minha casa, na rua Heitor Liberato, 1686, em Itajaí, tem uma construção que está há mais de 15 dias parada. Está acumulando água parada dentro dos canos. Entramos em contato com o proprietário, que disse para a gente esvaziar os canos e jogar água sanitária. Eu e mais três vizinhos fizemos a reclamação dentro do aplicativo da prefeitura e nada. Pelo WhatsApp nos falaram que estão com demanda muito alta. Aí falei: ‘se aumentar os casos ou alguém ficar pior até parar no hospital, o que vai acontecer?’. E não responderam mais.”

Ass: A.A

(Transcrito Ipsis Litteris)


Alô do Leitor


Obra barulhenta em Navegantes

“A barulheira de uma obra da prefeitura de Navegantes acordou minha filha de 2 anos e 4 meses que tem ...

Faltam vacinas em Balneário Camboriú?

“Gostaria de saber o porquê da palhaçada do posto central da rua 1500, em Balneário Camboriú. Há um ...

Empresa e associação farão projeto do parque linear

“Em notícia publicada em primeira página no dia de hoje [quarta], este veículo de comunicação informa ...

Homenagem ao seu Lino

“Gostaria de prestar a minha homenagem póstuma ao Sr. José Lino Martendal. Em 1975, eu tirei a minha ...

Acesso ao presídio da Canhanduba

“Na frente do Complexo Penitenciário de Itajaí, na Canhanduba, a situação tá crítica. As visitas em ...

Lixo no bairro Morretes

“Uma construtora está demolindo casas no bairro Morretes, em Itapema, mas deixou um lixão no meio dos ...

Escola da Murta sem água

“A Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, na Murta, em Itajaí, está sem água desde a primeira ...

Colégio sem água

“A Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, na Murta, em Itajaí, está há três dias sem água ...

Moradores de rua em Itajaí

“Eu trabalho com aplicativos e estou muito tempo na rua. Eu vejo uma situação que, sem exagero, está ...

Creci/SC dá opinião sobre justiça tributária

“O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/SC) defende, assim como o Tribunal de Justiça, ...

Ver todos as cartas

Obituário


Registro das mortes ocorridas no dia 7 de maio e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dia 6 de maio e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dia 3 de maio e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dia 2 de maio e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas nos dia 30 de abril e 1º de maio e comunicadas por Santa Catarina Assistência ...

Registro das mortes ocorridas no dia 29 de abril e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas nos dias 27 e 28 de abril e comunicadas por Santa Catarina Assistência ...

Registro das mortes ocorridas no dia 26 de abril e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dia 25 de abril e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dia 24 de abril e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Ver todos os obituários


MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação