Serviços | Cartas do Leitor


Preocupado com Cabeçudas

Publicado em 22/07/2022

“Estou interessado em Cabeçudas. Sou Alemão, já moro há 46 anos no Brasil e há 30 anos moro em Cabeçudas, o nosso paraíso.  Que quero preservar e evitar que seja uma segunda Dubai brasileiro, depois do BC.”

Ass: Wolfgang Walter Schultheis

(Transcrito Ipsis Litteris)


Moradores de rua dormem em lixeiras

Publicado em 02/10/2023

“Contatei o DIARINHO pois acredito que este seja um meio contundente de resolução dos problemas da cidade. Sou moradora da cidade de Itajaí e estou vivenciando um completo inferno ao andar nas ruas da cidade. Saio pela manhã todos os dias para trabalhar, estudar e pagar meus impostos devidamente, e todos dias me deparo com um, dois, três moradores de rua e drogados dormindo dentro nas lixeiras dos prédios.

Ao passar pelas farmácias, vemos comumente três, quatro urinando, usando drogas e pedindo dinheiro e comida. No supermercado Comper, próximo a minha residência, há um morador de rua/usuário de drogas que aborda agressivamente as pessoas pedindo dinheiro, e ao receber um não como resposta, ofende dos mais diversos palavrões que possa sair da boca de um ser humano, gritando no meio da rua. Comper é o point dos moradores de rua. Ao andar pela Hercilio Luz, em 40 minutos de caminhada me deparo com seis pedintes e usuários de drogas me ofendendo por eu não lhes dar o que pedem.

Na loja de doces Mio Doces, inúmeros conhecidos meus não compram mais pois há inúmeras pessoas jogadas na calçada, pedindo que compremos doces para venderem no sinal. Recentemente fui abordada por uma usuária de drogas que pediu dinheiro e quando eu me mencionei que não possuía, ela afirmou de forma agressiva que era pela cor de sua pele e medo de ser assaltada por ela. Outro fator: duas pessoas em menos de 20 dias urinaram na minha frente enquanto estavam jogadas nas ruas.

Eu, como moradora, trabalho no turno da manhã, turno da tarde e turno da noite, além de estudar, e me sinto lesada e prejudicada ao sair. E tudo isso fora o fato de que, em conversa com amigos e vizinhos, as pessoas estão deixando de consumir em locais abertos de restaurantes, como deques nas calçadas a céu aberto, pelas abordagens ofensivas dos moradores que só faltam sentar nas mesas exigindo cigarro, bebidas e comidas. Pago meus impostos em dia e não mereço passar por isso. Agradeço a compreensão.”

Ass: J.P

(Transcrito Ipsis Litteris)


Possível foco de dengue no São Judas

Publicado em 27/09/2023

“Estava com minha neta passeando pela Havan do bairro São Judas, em Itajaí, que fica ao lado de onde moro, e sempre tive curiosidade de olhar o quintal desta casa, que tem a entrada pela rua Carolina Vailatti, ao olhar só vi lixo. Grande foco de mosquito. Seria muito bom uma visita da saúde pública, não? A casa tem muro baixo e com as chuvas de domingo, com certeza a água ficou empossada levando mais risco de dengue.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Possível foco de dengue no São Judas

Publicado em 27/09/2023

“Estava com minha neta passeando pela Havan do bairro São Judas, em Itajaí, que fica ao lado de onde moro, e sempre tive curiosidade de olhar o quintal desta casa, que tem a entrada pela rua Carolina Vailatti, ao olhar só vi lixo. Grande foco de mosquito. Seria muito bom uma visita da saúde pública, não? A casa tem muro baixo e com as chuvas de domingo, com certeza a água ficou empossada levando mais risco de dengue.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Eterna obra da Luci Canziani

Publicado em 27/09/2023

“Será que essa obra acaba algum dia? Cobrar uns dos metros quadrados mais caros do Brasil e ninguém conseguir sair da praia Brava?”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Atendimento no postinho

Publicado em 26/09/2023

“No dia 21 de setembro, no posto de saúde do bairro Espinheiros, em Itajaí, um homem chegou reclamando do atendimento que é muito ruim. Fazem tudo errado e têm muitos que dizem ser profissionais mas no fim não são nada. O homem passou mal, deu convulsão e as mulheres que juntaram o homem, os médicos ficaram só olhando.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Ponto de ônibus ocupado por caminhões

Publicado em 23/09/2023

“Usuários do transporte coletivo têm tido problemas ao tentar usar o ponto de ônibus na frente do edifício Flamboyant, em Itajaí. Em pelo menos três dias da semana, os cegonheiros usam o local do ponto de ônibus para descarregar os veículos.

Os usuários se arriscam muitas vezes ficando no meio da rua. Os motoristas, ao desembarcarem os veículos, andam com eles na contra mão, fazem a volta no meio da rodovia, em meio a uma curva! Perigo geral e o Codetran já foi acionado várias vezes e nada fazem!”

Ass: A.A.

(Transcrito ipsis Litteris)


Quer saber do piso de enfermagem

Publicado em 21/09/2023

“A prefeitura de Camboriú já recebeu a verba para pagamento do piso da enfermagem e ainda não pagou o retroativo. Surpreendentemente temos um médico (da nossa classe) como prefeito e ele não ajuda a própria classe. Na época da pandemia aclamaram os profissionais da saúde e hoje vergonhosamente estão esquecidos pelo próprio colega de classe. Precisamos e queremos a data em que o município de Camboriú irá pagar o retroativo e quando começaremos a receber o piso que temos direito.”

Ass: A.A

(Transcrito Ipsis Litteris)


Quer que o porto volte com trânsito organizado

Publicado em 18/09/2023

“O povo dos bairros norte de Itajaí, como São João, Murta, Salseiros, Cordeiros e outros, não estão contra a volta do porto, desde que os governantes ajam para deixar a mobilidade digna a estes bairros. Tem que finalizar a via exclusiva para caminhões, tem que fiscalizar os caminhões sem condições de transitar e estar rodando. Este próprio porto pode proibir a entrada deste sem condições de uso. Tem também que fazer restrições de horários até ficar pronta a avenida, como das 7h até às 9h e 17h30 às 19h30. Eles não podem obstruir o trânsito e devem ser multados. Estas atitudes podem ajudar a população destes bairros a aceitar retorno do porto. Falta bom senso do governo esclarecer a população que aí vão apoiar o retorno do porto.”

Ass: José Luiz

(Transcrito Ipsis Litteris)


Prefeitura devendo

Publicado em 18/09/2023

“A prefeitura de Florianópolis não está com boa saúde financeira. Está devendo a vários fornecedores desde o mês de julho. Falo isso porque somos fornecedores da prefeitura e temos para receber. O cidadão de Floripa talvez pense que está tudo ok com as finanças do município, pois ainda não vi nada noticiado. Mas a verdade é que a prefeitura está cada vez mais afundada em dívidas com fornecedores. Acredito que seja útil essa informação vir a público para o cidadão saber como está a gestão da cidade e também ajudará outros fornecedores como eu a ter a situação exposta para pressionar a prefeitura e dar atenção a isso. A servidora da Secretaria da Fazenda disse que não respondeu aos e-mails porque não tinha programação para o pagamento e que tem fornecedores com pagamentos pendentes desde junho.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Viaturas paradas

Publicado em 13/09/2023

Gostaria de fazer uma denúncia sobre os agentes de trânsito. Tem viaturas que ficam paradas na avenida Beira Rio, em Itajaí, perto do Centreventos, por quase uma hora com o carro ligado. Os agentes dentro do carro mexem no celular. Isso acontece com frequência. Na esquina do colégio Adventista tem uma loja de colchões onde com muita frequência ficam agentes de trânsito dentro da loja e para piorar em horário de pico. Ao invés de estarem ajudando no trânsito, saída das escolas. Imagens feitas pelo leitor Bruno Silva, por volta das 17h40.

Ass: Bruno Silva

(Transcrito Ipsis Litteris)


Prestadores de serviço da Shoppe

Publicado em 11/09/2023

“Olá sou uns dos motorista que a transportadora ainda não pagou, na terça feira passada fizeram uma vídeo chamada que eu gravei e eles falaram que no dia seguinte iriam pagar o pendente mais até hoje ninguém responde mais. Precisamos fazer a notícia chegar até Shoppe para poder bloquear a transportadora”.

Ass: A.A

(Trancrito Ipsis Litteris)


Questiona o piso de enfermagem

Publicado em 01/09/2023

“Gostaríamos de saber por que o município de Itajaí está segurando os mais de R$ 2 milhões que foram destinados para o pagamento do piso de enfermagem.

Sendo que vários municípios da Amfri já estão repassando o valor para as clínicas e hospitais que atendem 60% SUS.

Técnicos e enfermeiros estão revoltados com a morosidade da prefeitura e da secretaria municipal de saúde.

Os hospitais filantrópicos e clínicas precisam desse valor para complementar a folha de setembro referente ao piso.

O valor foi creditado no fundo municipal de saúde. A enfermagem não pode ficar nessa angústia de meses e anos.

Hospitais e clínicas já deveriam estar com o repasse finalizado para complementar o piso. A informação que temos é que o prefeito não assinou o documento para transferir o valor.”

Ass: Roberto Costa

(Transcrito Ipsis Litteris)


Morte e ressurreição

Publicado em 22/08/2023

“Morra!

Mate a versão de você que te aprisiona,

A face da sua existência que te adoece,

Mate, vele, agradeça e enterre.

Renasça!

Se refaça, se redescubra, se Re-conheça,

Se transforme no melhor que você pode ser.

Seja alguém que inspira ao invés de arrefecer,

Alguém que os outros confessem admirados:

“O mundo precisa de mais pessoas como você!”

Liberte-se!

Se desaproprie dessa síndrome de Gabriela,

Ninguém tem que nascer, crescer e morrer como ela,

A fluidez da vida nos permite alcançar grandes transformações.

Descubra!

Descubra quem é a pessoa que te encara todos os dias no espelho!

O que você realmente quer? O que te faz sentir inteiro?

Quais caminhos você quer percorrer na vida?

É preciso saber o destino para traça a rota mais assertiva.

Então, se há insatisfação, se permita morrer,

Se deixe desconstruir para depois se refazer.

Analise quem você foi até aqui,

Agradeça, se despeça e vire as costas ao passado,

E o presente lhe mostrará o futuro que você deve seguir!”

Ass: Dudu Figueiredo

(Transcrito Ipsis Litteris)


Não quer pagar para estacionar

Publicado em 17/08/2023

“Pagamos prestação do carro, seguro (porque se for roubado perdemos o bem, porque a polícia não acha mais), licenciamento, emplacamento, gasolina, e agora pagar para estacionar? Pra quem tem um carro, são gastos demais. O pátio do centro de eventos fechado, podendo dar um fôlego à população??”

Ass: Márcia

(Transcrito Ipsis Litteris)


Expulso do programa social

Publicado em 17/08/2023

“Sobre o relato do garoto que foi expulso da casa do abraço, ele foi expulso sim principalmente pela secretária e o segurança.  Eu sou testemunha, eu estava no local neste dia e eu vi o rapaz. Sim, ele toma remédio controlado mas ele estava calmo neste dia. Ele não agrediu ninguém.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Reclama do bairro Cidade Nova

Publicado em 17/08/2023

“Moro na rua Paulo Valmor Severino, no bairro Cidade Nova, e aqui próximo da minha casa está funcionando um tira entulhos. Tem um mau cheiro, aparecimento de bichos, baratas, ratos, andarilhos durante toda a madrugada, fazendo barulho. Está uma bagunça. Fora que os caminhões andam em alta velocidade. Já foi feito um abaixo assinado pelos moradores, que de nada adiantou. Estamos largados.”

Ass: Patricia R. Almeida

(Transcrito Ipsis Litteris)


Reclama da Codetran

Publicado em 16/08/2023

“Moro na rua Galdino de Borba e há anos a via era de mão dupla. Construíram um prédio e fizeram mão única com saída para a Reinaldo Schmithausen. Esses tempos alguém da Codetran e um vereador se mudaram para um prédio da esquina. Eles por livre e espontânea vontade mudaram o sentido da rua, se acham os donos da lei. Primeiro fizeram mão dupla e agora mudaram de novo o sentido da rua para mão única com saída para a rua São Paulo. Ficou totalmente fora para os moradores. O certo seria deixar mão dupla e sem estacionamento.”

Ass: Jeferson Inthurn

(Transcrito Ipsis Litteris)


Moradores de Macacos, em Camboriú, reclamam do bairro

Publicado em 15/08/2023

“Transporte Coletivo cancelado e a pavimentação interrompida. O interior do município de Camboriú, na localidade de Macacos, está longe do que conhecemos como região desenvolvida.

Apesar de ser área rural e altamente produtiva, também é bem populosa, com quase 800 famílias e em torno de três mil pessoas em um único bairro.

O bairro Macacos sofre com o abandono do poder público, que não consegue manter políticas de transporte, saneamento e infraestrutura constantes.

A região está impedida de se desenvolver por não garantir o básico: mobilidade e transporte público.

Produtores não conseguem gerar empregos, pois não existe frequência de manutenção do transporte para seus funcionários.

Moradores não conseguem deslocamento emergencial ou básico para o centro da cidade, e os que trabalham em outras cidades, só conseguem manter os seus empregos se conseguirem deslocamento particular, onde custos altos são gerados, tanto para empregados como empregadores.

Estudantes universitários que estudam à noite ficam abandonados à sua própria sorte no que se refere ao deslocamento. Não existe transporte público e serviços de aplicativos não aceitam fazer as corridas.

E aqueles que usam motos, por ser o meio mais acessível, correm riscos diários, desviando de buracos, dirigindo sobre areia fina, pedras, lama na chuva, ou engolindo poeira.

O transporte coletivo foi mais uma vez suspenso, e pessoas que trabalham no interior não tem como chegar ao trabalho e correm o risco de perder seus empregos. Por outro lado, empregadores veem seus negócios em risco, por falta de mão de obra.

Os moradores não conseguem deslocamento emergencial ou básico para o centro da cidade.

“Se você está em casa e precisa ir a uma farmácia ou mercado e está sem carro, esqueça, pois nem o Uber vem.”

E os moradores que têm o privilégio de possuir um carro, contam com os prejuízos causados por uma estrada cheia de buracos, pedras e poeira.

O tão prometido asfalto, que já está conhecido como picadinho da prefeitura, embora prometido e anunciado, não passa de pequenos trechos que não se encontram.

O bairro de Macacos é uma região de grande potencial econômico e social, onde grandes projetos na área da hotelaria e gastronomia não evoluem, simplesmente por conta da ingerência pública.

Até quando o interior de Camboriú será penalizado com a falta de obras e transporte, enquanto pontos da cidade que já eram pavimentados, hoje são asfaltados em obras sem nenhum sentido...”

Ass: Moradores de Camboriú, bairro Macacos

(Transcrito Ipsis Litteris)


Mercado do Peixe sem fiscalização

Publicado em 11/08/2023

“Esse mercado de peixe em Itajaí deveria ser fechado e lacrado pela vigilância sanitária. Não tem fiscalização alguma, os peixes são vendidos com data vencida. O mau cheiro daquele lugar é alarmante. Já comprei peixe podre lá sem saber. Camarão velho sem lugar apropriado e sem refrigeração adequada. Saiu dali, já fede a podre. Onde estão os órgãos públicos que não veem isso? O armazenamento dos produtos é inadequado. Tive sorte de não ter ficado doente com aquilo lá. Tomem providências.”

Ass: A.A.

(Transcrito Ipsis Litteris)


Carta de apoio à política de redução de danos de Itajaí

Publicado em 09/08/2023

“Com os nossos cumprimentos, enviamos a CARTA DE APOIO À POLÍTICA DE REDUÇÃO DE DANOS DE ITAJAÍ, manifestando o apoio deste Colegiado da RAPS - SC a todas as ações fundamentadas na ciência e nesta relevante política pública de saúde.

Entendemos que as estratégias de RD devem ser fortalecidas e cotidianamente esclarecidas à comunidade, no sentido de contar com o apoio a partir da compreensão de seus fundamentos. E, nesta situação, percebemos  que o papel das mídias é de fundamental relevância no sentido de contribuir com as informações pautadas na ética, na ciência e nos resultados. A imprensa, por sua prática isenta de julgamentos, é responsável por contribuir com informações verdadeiras para a comunidade, sem se deixar influenciar por  falso moralismo, desconhecimento e preconceito. É preciso, acima de tudo, trazer a informação científica para o centro dos debates.

Apoiamos ainda que todas as iniciativas geradas por dispositivos de cuidado das Redes de Atenção à Saúde e à Saúde Mental, devem contar com a anuência e o suporte da gestão a fim de evitar repercussões negativas, por conta da desinformação e outros aspectos que possam comprometer o processo de cuidados, em especial em temas que suscitam controvérsias, como o que aconteceu no município de Itajaí por ocasião da ação de Redução de Danos realizada pela Equipe do CAPS ad deste município..

Cordiais saudações;”

Ass: Enfª Heloisa Helena Venturi Luz / Enfª Denise Thum - Coordenação do Colegiado da RAPS - SC

(Transcrito Ipsis Litteris)


Cartas do Leitor


Moradores de rua dormem em lixeiras

“Contatei o DIARINHO pois acredito que este seja um meio contundente de resolução dos problemas da cidade ...

Possível foco de dengue no São Judas

“Estava com minha neta passeando pela Havan do bairro São Judas, em Itajaí, que fica ao lado de onde ...

Possível foco de dengue no São Judas

“Estava com minha neta passeando pela Havan do bairro São Judas, em Itajaí, que fica ao lado de onde ...

Eterna obra da Luci Canziani

“Será que essa obra acaba algum dia? Cobrar uns dos metros quadrados mais caros do Brasil e ninguém ...

Atendimento no postinho

“No dia 21 de setembro, no posto de saúde do bairro Espinheiros, em Itajaí, um homem chegou reclamando ...

Ponto de ônibus ocupado por caminhões

“Usuários do transporte coletivo têm tido problemas ao tentar usar o ponto de ônibus na frente do edifício ...

Quer saber do piso de enfermagem

“A prefeitura de Camboriú já recebeu a verba para pagamento do piso da enfermagem e ainda não pagou ...

Quer que o porto volte com trânsito organizado

“O povo dos bairros norte de Itajaí, como São João, Murta, Salseiros, Cordeiros e outros, não estão ...

Prefeitura devendo

“A prefeitura de Florianópolis não está com boa saúde financeira. Está devendo a vários fornecedores ...

Viaturas paradas

Gostaria de fazer uma denúncia sobre os agentes de trânsito. Tem viaturas que ficam paradas na avenida ...

Ver todos as cartas

Obituário


Registro das mortes ocorridas no dia 2 de outubro e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e comunicadas por Santa Catarina ...

Registro das mortes ocorridas no dia 29 de setembro e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dia 28 de setembro e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dia 27 de setembro e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dia 26 de setembro e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dia 25 de setembro e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas nos dias 23 e 24 de setembro e comunicadas por Santa Catarina Assistência ...

Registro das mortes ocorridas no dia 22 de setembro e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Registro das mortes ocorridas no dia 21 de setembro e comunicadas por Santa Catarina Assistência Familiar ...

Ver todos os obituários

Falha Nossa


Mutirão de empregos PCDs aconteceu na quarta-feira

Na matéria do DIARINHO “Mutirão oferece 2600 vagas pra PCDs” publicada na edição do dia 27 de setembro ...

Secretário de Planejamento é outro

Na matéria “Penha tem 172 mil m² em imóveis projetados” publicada no encarte especial do aniversário ...

Faltou uma frase

Por um erro de digitação, parte do texto Anos Cinquenta – Futebol II, da coluna Histórias que eu conto ...

Soro fisiológico na farmácia Catarinense custa R$ 3,99

Ao contrário do que foi divulgado na reportagem “Medicamentos apresentam diferença de preço de quase ...

Ambiental não faz poda de árvores em BC

A empresa Ambiental, que presta serviços terceirizados à prefeitura de Balneário Camboriú, fez contato ...

Tratamento de clareamento não é gratuito O publieditorial sobre os serviços da Clínica de Odontologia ...

Valor do anúncio

Na edição nº 12.232, de 29 de setembro de 2022, do jornal DIARINHO, faltou informar na arte da candidata ...

Presidente do Anjos do Mar é outro

Na matéria “Destroços de flutuante atingem 7 cidades”, publicada na edição desta quarta-feira, o DIARINHO ...

Foto trocadas na projeção do segundo turno

Um gráfico da pesquisa eleitoral publicado pelo DIARINHO  na edição impressa de terça-feira, na matéria ...

Correção: Valores da Fan e Titan na Promenac Motos

Por um erro involuntário da redação, os valores das novas Fan e Titan modelo 2023 foram publicados errados ...

Ver tudo



Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação